INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 26 de junho de 2014

TWITTER DO PAPA SUPERA OS 14 MILHÕES DE SEGUIDORES E CONTINUA CRESCENDO...

As nove contas do Papa Francisco no Twitter (@pontifex) superaram na semana passada, 17/06/14, os 14 milhões de seguidores.
 
O microblog do Pontífice em língua espanhola é o que possui o maior número de seguidores, quase 6 milhões, seguido da conta em língua inglesa com mais de 4 milhões e do italiano, com quase 2 milhões. A conta em língua portuguesa já superou um milhão de seguidores.
 
A estréia de um pontífice no Twitter ocorreu em dezembro de 2012, com Bento XVI. Desde que assumiu, em 13 de março de 2013, Papa Francisco já conquistou mais de 11 milhões de novos seguidores, tendo sido considerado uma das personalidades mundiais mais influentes nas redes sociais.
 
Recentemente, um estudo do Twiplomacy, site especializado em analisar os líderes globais no Twitter, apontou que cada tuíte do Papa Francisco em espanhol é partilhado mais de 11 mil vezes.
 
Com frases diárias de até 120 caracteres, o Papa Francisco espalha a mensagem da Igreja ao redor do mundo. Quando fala da internet, o Santo Padre a classifica como um “dom de Deus”, que permite a “cultura do encontro”.
 
Além das contas em espanhol, inglês e português, o Papa também manda sua mensagem em francês, latim, polonês, alemão e árabe.
 
Fonte: Blog Carmadélio

quarta-feira, 25 de junho de 2014

OS PADRES E AS FREIRAS NO FACEBOOK

Quantos sacerdotes, religiosos e seminaristas têm um perfil no Facebook? Churchbook responde a essa pergunta. La presenza dei consacrati nei social network (“Churchbook, a presença dos consagrados nas redes sociais"), um estudo da Universidade Católica de Milão e da Universidade de Perugia, em colaboração com a WeCA (Associação de Webmaster católicos italianos).
O estudo centra-se na Itália e dele emergem dados interessantes sobre a localização e quantidade de usuários de Facebook em quanto pessoas consagradas: 20% de todos os sacerdotes e religiosos (as), bem como um 59,7% dos seminaristas têm um perfil. A estatística confirma uma forte presença de consagrados na Web. No que diz respeito aos religiosos e religiosas, de acordo com um artigo publicado no L' Osservatore Romano (cf. Per educarsi alla vita santa di Gesù, 12.01.2012 , p 7), na Itália há mais de 140.000 religiosos: 18.000 religiosos e 122.000 religiosas, um 16% do total de religiosos a nível mundial.
"Churchbook' revela outros dados interessantes: entre o clero diocesano, somente o 17,9 % têm um perfil no Facebook, enquanto que no clero religioso sobe para um 20,4% (um percentual elevado em comparação com a média geral italiana). Outra diferença notável é que os religiosos homens têm uma maior presença no Facebook (20,4%) do que as religiosas (9,3%).
Analisando os posts publicados no Facebook por idade, adverte-se que os sacerdotes mais velhos tendem a usar menos os seus perfis, enquanto o mais novos são mais ativos (a fase de idade entre o 18 e 32 anos entra diariamente no Facebook em um 19,5% e semanal ou mensalmente em um 74,2%; a taxa de ingresso entre os maiores de 70 anos é de 4,8% ao dia e 52,9% semanal ou mensal). Da mesma forma, tanto os sacerdotes mais jovens como os seminaristas têm mais "amigos" no Facebook, em comparação com os sacerdotes mais velhos.
Os seminários italianos com o maior número percentual de seminaristas no Facebook são Siracusa (83,2%) , Molfetta (70,7%), Pádua (70%), Anagni (58%), Florença (56,6%), Brescia (53,3%), Turim (46,7%), Catanzaro (45,3 %) e Assis (35,7%).
As Igrejas locais italianas com o maior número de sacerdotes diocesanos no Facebook são Nápoles (26,1%), Siracusa (25,9%), Perugia (22,1%), Brindis (20,6%), Roma (19, 7%), Macerata (16,9%), Milão (15,3 %), Pádua (14,9 %), Tempio Ampurias (13,5 %) e Tortona (12,9 %).
"Churchbook" estudou durante 11 meses (de março de 2011 a fevereiro de 2012) e os resultados vão em duas linhas: a criação de um mapa estatístico que evidencia a presença na rede de pessoas consagradas – que é o que se deu a conhecer até agora – e um aprofundamento quantitativo e qualitativo que permitirá conhecer as motivações que levam sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas a utilizar a rede social mais famosa do mundo e o tipo de uso que fazem. Esta parte ainda está em elaboração.
Até agora, um dos melhores estudos sobre sacerdote-tecnologias da informação e da comunicação foi o informe mundial PICTURE (Priests'ICT Use in their Religious Experience). A investigação, cujos resultados foram publicados em maio de 2010, oferece "uma imagem de quais são as atividades religiosas online desenvolvidas por sacerdotes católicos e quais são suas atitudes em relação às tecnologias digitais".

Os cinco pontos principais do PICTURE fornecem interessantes dados sobre 1) a freqüência de uso e propriedade das TIC, 2) como ajudam nas atividades principais da missão sacerdotal, 3) uso para a formação, 4) inculturação da fé e 5) comunicação e socialização no "continente digital". A conclusão do estudo é de especial valor, uma vez que esta é a primeira investigação de escala e alcance global sobre sacerdócio e  TIC: "O 41% dos ePriest em todo o mundo considera muito positivo o fato de que o uso das tecnologias digitais melhorou a forma como realizam sua missão sacerdotal; 46,2% tem uma visão moderada sobre o assunto e apenas 12,2 % têm uma percepção negativa”. E acrescenta a conclusão: "enquanto que o 17,5% dos e-Priestconcordam plenamente com o fato de que "os perigos da tecnologia são maiores do que as oportunidades que oferece", o 38,2% discordam com esta afirmação. Embora "Churchbook" esteja circunscrito à Itália, é um bom reflexo do que acontece na Europa. (Trad.TS)


(04 de Junho de 2014) © Innovative Media Inc.
Fonte: Zenit

terça-feira, 24 de junho de 2014

COMISSÃO INFORMA SOBRE HOSPEDAGEM PARA O ENCONTRO DAS PASCOM

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB comunica que as inscrições com opção de hospedagem para o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário de Jovens Comunicadores já se esgotaram.
 
A organização orienta os participantes que já fizeram inscrição com hospedagem e, ainda, não efetuaram o pagamento, que deverão pagar até o prazo máximo de 30 de junho. Após essa data, a reserva estará cancelada.
 
Para os que desejam participar do encontro e não fizeram a inscrição, poderão se inscrever, normalmente, pelo site do evento, no entanto, a hospedagem fica a critério do participante, que poderá optar por outro hotel, pousada, na cidade de Aparecida (SP).
 
 
Fonte: CNBB

segunda-feira, 23 de junho de 2014

APLICATIVO DE ACOMPANHAMENTO DO PAPA FRANCISCO PARA SMARTPHONE OU TABLET

 
Esse aplicativo da Aleteia lhe permite acompanhar as atividades
do Papa Francisco (seus discursos, catequeses etc),
é um convite à meditação e à oração,
bem como um instrumento de apostolado.
 
Faça o download agora mesmo acessando:
 

Fonte: Aleteia

domingo, 22 de junho de 2014

O HOMEM POR TRÁS DO MAIOR PORTAL CATÓLICO DO MUNDO

Conheça o fundador do New Advent e descubra por que o site dele é o número 1
 
 
Em abril de 2014, a ChurchRelevance.com publicou a sua 11ª lista anual dos 300 principais sites cristãos, que inclui blogs católicos, evangélicos, cristãos reformados e de praticamente todos os ramos da cristandade.

No topo da lista vem o New Advent, grande portal católico criado e mantido por Kevin Knight. O New Advent conquistou o primeiro lugar com uma pontuação superior a 41.000 no índice Alexa, classificação baseada em fatores como tráfego e links de direcionamento que apontam para o site.

Não é o primeiro prêmio importante conquistado pelo New Advent. Em 2012, a Lista de São Pedro o classificou como o número 3 entre os 10 principais sites de notícias católicas do mundo, explicando: “O New Advent é um dos mais populares sites católicos de notícias e pesquisas. A proposta simples e bem feita contém uma página inicial agregadora de notícias diárias, uma enciclopédia católica on-line completa, a Summa Theologica de Santo Tomás de Aquino, um índice de escritos da Igreja primitiva, uma Bíblia on-line e uma biblioteca repleta de documentos da Igreja”.

Como o 20º aniversário do site está se aproximando, fui conversar com Kevin sobre a sua fé e sobre o New Advent, além de lhe perguntar como ele reúne os artigos em destaque no maior e mais popular agregador de notícias católicas do mundo.

Ele explicou que foi batizado na Igreja católica, mas nem sempre seguiu a fé. Passou por uma "deriva cultural", confessou, e abandonou a Igreja sem olhar para trás. Depois, como jovem adulto, ele sentiu, quase que da noite para o dia, uma intensa moção interior. Foi através da natureza que ele encontrou o caminho de volta para a fé, vendo Deus em todas as maravilhas da criação e percebendo que “tinha que existir um Criador”.

Kevin descreve esse período como "quase uma busca científica", voltada a encontrar provas e mantida sem desistência até a conclusão. Ele tem a certeza de que, mesmo que não tivesse sido criado como católico, a sua pesquisa metódica o teria levado, com base na evidência científica e histórica, a abraçar a fé católica.

Em 1993, durante a visita do papa João Paulo II a Denver, nos EUA, para a Jornada Mundial da Juventude, Kevin se viu inspirado a publicar a edição de 1913 da Enciclopédia Católica na internet. No início de 1995, aos 26 anos de idade, ele fundou o site New Advent. Teve ajuda de voluntários dos Estados Unidos, Canadá, França e Brasil para transcrever o material original, disponível em domínio público e não mais sujeito a restrições de direitos autorais.

Quando começou a sua busca pela verdade, Kevin lia anonimamente, sem compartilhar essa tarefa pessoal com a família nem com os amigos. Mais tarde, depois de voltar para a Igreja católica, ele entendeu, por experiência própria, que a internet poderia oferecer privacidade a quem, como ele, estava começando a descobrir a fé em meio a um contexto de ateísmo ou agnosticismo e preferia viver o processo “em segredo”. Ele sabia que um site como o New Advent poderia ser de ajuda tanto para os não crentes quanto para as pessoas firmes na fé.

E de onde vêm as notícias publicadas pelo site? Kevin explicou que recebe cerca de 500 fluxos de notícias todos os dias, além de links de escritores de todo o país. O New Advent oferece um mix de observações culturais, temas católicos, artigos diferenciados e histórias motivadoras. Ao escolher as histórias que vão ao ar, Kevin procura ficar longe de polêmicas, de discussões entre lados contrários, como, por exemplo, as longas disputas sobre a liturgia. Ele procura escritores que conversem com a Igreja e destaca notícias católicas apresentadas de um ângulo diferente. Se um escritor está apenas repetindo o que outros especialistas já estão dizendo, alinhando-se marcadamente numa perspectiva conservadora ou liberal, o mais provável é que o seu texto não apareça no New Advent.
 
No caso de problemáticas de grande impacto popular, como o aborto, a cujo propósito os católicos tendem a compartilhar o mesmo ponto de vista, Kevin procura artigos que ofereçam novos ângulos ao debate.

O que o futuro reserva a Kevin Knight e ao New Advent?

Os planos ambiciosos de Kevin incluem uma expansão da Enciclopédia Católica, bem como recursos adicionais para estudos e pesquisas. Kevin espera incorporar as obras dos Doutores da Igreja ao site, que já oferece os escritos dos Padres da Igreja. Ele prevê um esforço colaborativo em grande escala e acredita que, com as ferramentas de comunicação disponíveis hoje, os voluntários podem trabalhar de forma mais eficiente do que no primeiro projeto de digitalização da Enciclopédia, quando a comunicação ainda era feita via e-mail.

"O meu sonho", conta Kevin, "é começar a reunir esses recursos em páginas que possam ajudar as pessoas a percorrerem a história e a teologia, como quem caminha de mãos dadas com elas por entre essas montanhas de material".
 
Fonte: Aleteia

domingo, 8 de junho de 2014

CELAM REÚNE ASSESSORES PARA DEBATER COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

A avaliação das linhas de ações pastorais voltadas à comunicação da Igreja na América Latina está na pauta do Seminário para assessores das Comissões Episcopais de Comunicação, organizado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), em Bogotá – Colômbia. O encontro teve início no dia 3 e se encerra nesta quinta-feira, 5 de junho de 2014.
No primeiro dia da reunião, os assessores recordaram a mensagem do papa Francisco aos jornalistas, pronunciada logo após sua eleição, em março de 2013. Naquele momento, Francisco reconheceu o esforço da imprensa na cobertura do conclave e agradeceu aos profissionais de comunicação destacando que “trabalharam muito”.
De acordo com a assessora de comunicação do Celam, Suzana Nuin, o encontro possibilita o diálogo e a troca de experiências entre as conferências. Para ela, trata-se de “uma grande oportunidade para pensar e refletir sobre as linhas pastorais para a América Latina”.
 
Diretório de Comunicação
 
Durante o Seminário os representantes de cada Conferência Episcopal da América Latina apresenta as linhas pastorais, a partir do contexto social, eclesial e  cultural em que estão inseridas.  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa do encontro, sendo representada pelos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari e padre Clovis Andrade de Melo.
Foram apresentadas pelos assessores a plataforma Episcopo.net e as linhas de ação da Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil, com base no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, recém publicado pela CNBB. 
Fonte: CNBB