INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

A TV CANÇÃO NOVA COM VOCÊ ONDE ESTIVER


A emissora católica está nas redes sociais e possui 
aplicativo exclusivo para o telespectador.
Já faz algum tempo que o celular era utilizado apenas para ligações e mensagens, não é mesmo? Hoje o objeto é sonho de consumo de muitos e está cada dia mais moderno e com mais recursos. Acompanhando as novas tecnologias, a TV Canção Nova proporciona ao telespectador notícias exclusivas, programação, fotos e vídeos por meio do seu novo aplicativo e também nas redes sociais.

A televisão sempre fez parte da vida dos brasileiros como forma de entretenimento e informação. Com a correria cotidiana, graças à facilidade de acesso à internet pelos aparelhos móveis, como o smartphone, é possível se divertir, aprender diversos conteúdos, falar com os amigos nas redes sociais e até assistir aos programas favoritos na tela do celular com a ajuda dos aplicativos.
A emissora, cuja missão é levar a Palavra de Deus pelos meios de comunicação, sempre atenta às necessidades dos cristãos, se empenha para oferecer ao internauta qualidade de conteúdo e, principalmente, interatividade. Desde 2010 os telespectadores contam com uma página da TVCN no Facebook, na qual ficam por dentro das estreias e dos temas dos programas, veem vídeos, comentam e compartilham a programação. Hoje a página já possui mais de três milhões de seguidores.
“O trabalho e a missão das redes sociais da Canção Nova é levar a um número maior possível de pessoas todo o nosso conteúdo evangelizador de forma dinâmica e interativa. E para isso interagimos com o nosso público pelos comentários, e podemos também ouvi-los. Não se trata apenas de enviarmos um conteúdo às pessoas, mas também de obter esse retorno para sabermos o que mais lhes agrada ou não e quais são as suas necessidades”, relata a integrante do setor de estratégia nas redes sociais, Regiane Calixto.
Celular TVCN
(Foto: Arquivo CN)
Ter a possibilidade de acesso à programação da televisão diretamente no celular e assistir ao vivo os programas com comodidade e alta qualidade são as vantagens do aplicativo da TV Canção Nova.
Com mais 48 mil downloads, o software é gratuito para o sistema operacional Android e iOS, e o telespectador tem em sua mão, de forma ainda mais acessível e intuitiva, onde quer que ele esteja, detalhes da grade da emissora e a opção de compartilhamento do conteúdo nas redes sociais, tornando a navegação e a interação mais próximas de todos.
Por: Larissa Sene (Da Redação)
Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A IGREJA CATÓLICA DIANTE DAS NOVAS REALIDADES DA COMUNICAÇÃO



É possível entender que as novas tecnologias, inclusive as novas formas de comunicação, estão estritamente relacionadas e têm interferência direta na constituição dessa nova cultura, a da comunicação. E nessa realidade, como se posiciona a Igreja? Estaria ela preparada a evangelizar, utilizando-se dessa nova linguagem?
A Igreja Católica, desde o florescer das novas tecnologias, vem incentivando o desenvolvimento e o fortalecimento da Pastoral da Comunicação. Documentos como Communio et Progressio, da Comissão Pontifícia para as Comunicações Sociais (1971), e o Estudo 101 da CNBB (2011) comprovam essa hipótese. Ainda teremos a oportunidade de navegar sobre outros documentos e textos eclesiais que falam sobre a Comunicação.
Mas voltando às novas realidades da comunicação, o advento das novas tecnologias evidenciou ainda mais a necessidade desses instrumentos para a Evangelização. É preciso se aproximar desse novo sujeito contemporâneo e reconhecer que a comunicação, inclusive as “new media”, é um importante instrumento para proclamar a mensagem evangélica.
Padre Zezinho, em uma de suas obras, afirma que há 30 ou 40 anos, as igrejas tinham apenas a força do púlpito ou de algum periódico. Hoje, porém, o púlpito se ampliou, sendo necessário se preparar para bem comunicar. “Se ontem era o púlpito que levava às antenas, hoje são as antenas que mais gente levam aos templos para ouvir a voz que vem do púlpito”. (Do púlpito para as antenas: a difícil transição. p. 10).
Um pensamento válido para os dias atuais, desde que se obedeça a um ponto fundamental: não basta apenas comunicar, é preciso saber o que comunicar e como comunicar.
A Igreja Católica Apostólica Romana tem uma história de mais de dois mil anos. Uma tradição que, ao longo dos séculos, vem contribuindo e defendendo o desenvolvimento do ser humano na sua integridade. Sendo Jesus Cristo o centro, a Igreja tem por princípio anunciar a Palavra de Deus para todos os homens, conforme mandamento bíblico: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-lhes a observar tudo o que vos ordenei!”. (Mt 28, 19-20a).
Contudo, como os Bispos reunidos em Aparecida em 2007 já alertaram, vive-se um tempo de transformações profundas, que afetam a todos. Mudanças que não ficam apenas no campo geográfico, mas também social, ético, científico, tecnológico e, especialmente, cultural. Não é apenas uma época de mudanças, mas uma “mudança de época, e seu nível mais profundo é o cultural”. (Aparecida, 44).
Enfim, experimenta-se um novo tempo, buscam-se novos valores e conceitos. Surgem transtornos. O Homem vale menos do que as coisas.
 
E não há como a Igreja fugir ou se abster, é preciso dialogar com essa cultura, a qual a busca desesperadamente a sua identidade.
O Documento de Aparecida ainda afirma que: “A novidade dessas mudanças, diferentemente do ocorrido em outras épocas, é que elas têm alcance global que, com diferenças e matizes, afetam o mundo inteiro... Um fator determinante dessas mudanças é a ciência e a tecnologia, com sua capacidade de manipular geneticamente a própria vida dos seres vivos, e com sua capacidade de criar uma rede de comunicações de alcance mundial, tanto pública como privada, para interagir em tempo real, ou seja, com simultaneidade, não obstante as distâncias geográficas”. (Aparecida, 34).
E não há como a Igreja fugir ou se abster, é preciso dialogar com essa cultura, a qual busca desesperadamente a sua identidade (Puntel & Corazza, 2007, p. 35). Mas como estabelecer esse diálogo? Utilizando-se da própria comunicação, de forma organizada, ou seja, estabelecendo uma ação pastoral que obedeça a uma pedagogia, assim como Jesus Cristo, respeitando um processo de inculturação e encarnação da Mensagem. A autocomunicação de Deus continua se dando pelo anúncio da Igreja. Segundo Puntel e Corazza (2007, p. 28), “a pedagogia para uma ação pastoral enquanto processo implica conjugar, com arte, o trinômioIgreja-Evangelho-Cultura”.
Para tanto, não basta apenas querer, é preciso conhecer e entender a nova realidade e o lugar que se quer evangelizar. É o “lugar teológico” de atuação da Igreja. A mensagem de Cristo não pode ficar guardada ou restrita, mas deve ser anunciada a todos os povos, sem exceção, continuando a obra salvífica do Pai. É importante que as pessoas saibam que os valores do Reino podem ser vividos e não apenas idealizados.
Fonte: Andrey Nicioli                                                                                 Arquidiocese de Pouso Alegre
Via: A12

quinta-feira, 11 de junho de 2015

AS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS CATÓLICAS


Hoje em dia a mídia mundial nos coloca diversos conceitos sobre assuntos polêmicos, tais como: aborto, família, homossexualidade, casamento etc, de uma forma impositiva e muito bem arquitetada, tentando mudar nossa forma de pensar para uma que diverge radicalmente da doutrina da Igreja Católica, infringindo conceitos que ferem a nossa moral, nossa ética e o que é pior, o Evangelho de Jesus Cristo. 

Nessa verdadeira guerra de informações truncadas e manipuladas, muitos católicos ficam perdidos e confusos, sem saber qual a real posição da Igreja Católica, pois são literalmente bombardeados com conceitos escusos, mas muito bem defendidos pela mídia mundial.

No que acreditar? O que seguir? O que defender ? Podem se perguntar muitos católicos mundo a fora, já que a Igreja, em muitos casos não vem a público, através da mídias, para colocar e defender suas posições doutrinárias em defesa do Santo Evangelho. Mas, defende suas posições através de documentos, que são em sua maioria desconhecidos dos católicos, deixando assim um vazio em seus corações e mentes confusas.

A maioria dos católicos não sabe, também, que a Igreja Católica tem uma grande rede de informações, através de Agências de Notícias Católicas, que são de livre e fácil acesso, via internet, e que mantém a veracidade das notícias e o pensamento da Igreja sobre cada uma delas, servindo como orientação através de comentários à luz do Evangelho e da Doutrina Católica, dando assim, subsídios para que todos os católicos do mundo inteiro possam saber a veracidade dos fatos e a real posição da Igreja sobre cada um deles, e como devem defender, em cada caso, essas posições.

A seguir, visando ajudar a que os católicos procurem se informar sobre os assuntos mais polêmicos em fontes católicas e confiáveis, disponibilizamos uma relação das mais conhecidas Agências de Notícias Católicas, disponíveis na internet. 

São elas:
























segunda-feira, 8 de junho de 2015

PARADA GAY - SÃO PAULO 2015


Os homossexuais reclamam que são perseguidos e que sofrem violência por parte da sociedade. A Igreja católica, embora não aceite a prática do homossexualismo, não descrimina o homossexual e não aceita qualquer tipo de violência contra eles, muito menos incita qualquer prática de violência e discriminação contra qualquer grupo ou religião que não seja a católica, pelo contrário, está sempre buscando a convivência harmoniosa de todos.

Mas, como toda religião existente na face da terra, tem sua doutrina e conceitos de ética e moral, que devem ser seguidos por aqueles que pertencem a religião católica, não obrigando ninguém que não seja católico, a seguir seus preceitos religiosos, até porque, isso não seria possível nem aceitável.

Então, por que, as pessoas que não são católicas, se incomodam tanto com a doutrina católica, se elas não são obrigadas a cumprir seus preceitos?

Por que então, se sentem tão incomodadas?

E, Por que então, a Igreja é tão atacada por uma grande parte dos grupos homossexuais, se eles não são obrigados a cumprir com os preceitos cristãos?

A igreja, não aceita a prática homossexual, como também não aceita o sexo fora do casamento para os heterossexuais, como também não aceita o aborto, como também não aceita a eutanásia e tantas outras situações que não condizem com a sua doutrina, nos deixada por Jesus Cristo.

Diversos grupos homossexuais têm extrapolado nas suas demonstrações contra a Igreja católica, pelo mundo a fora, e aqui no Brasil, isso tem acontecido com frequência, como foi o caso da parada lgbt em São Paulo, nesse final de semana passado.

E depois, eles é que se dizem perseguidos...!

Eis algumas fotos de grupos homossexuais, ofendendo e ridicularizando a Igreja Católica.

Quem são os perseguidos e ofendidos nessa história ?









E o incrível, é que esses grupos que se dizem perseguidos e discriminados pela sociedade, têm grande apoio dessa mesma sociedade e dos políticos e governantes do nosso país. Do que eles estão reclamando então?
Só para dar uma idéia de como a coisa está, vejam o quadro abaixo, onde mostra uma recente estatística em relação aos assassinatos de homossexuais e cristãos pelo mundo e a respectiva importância que cada grupo recebe dos governos. 


Olhando o quadro acima, os cristãos é que deveríam estar nas ruas cobrando menos discriminação e denunciando a violência que sofrem no mundo todo, inclusive por parte de governos, ao invés de serem apoiados por eles, como acontece com os homossexuais.

Acho que já está na hora dos grupos homossexuais continuarem com suas lutas reivindicatórias, mas sem ofenderem e ridicularizarem a Igreja Católica ou qualquer outra que seja. Se acham suas reivindicações corretas e justas, que as façam e lutem por elas, mas deixem as religiões e o que é mais sagrado para milhões de pessoas em paz.

Que Deus abençoe a todos!