INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SEGUNDO CONGRESSO NACIONAL CATÓLICO DIGITAL - CONACAT 2015


A partir de uma visão católica, dar respostas práticas a problemas comuns da vida em família. Esse é o objetivo do 2° Congresso Nacional Católico Digital (Conacat) que, este ano, aborda o tema “Sempre Família”, inspirado pelo Sínodo das Famílias convocado pelo Papa Francisco.
O evento digital, organizado pelo jornalista católico maranhense, Wagner Moura, acontecerá de 9 a 13 de novembro de 2015 e reúne em sua segunda edição mais de 25 voluntários, leigos de vários estados brasileiros e do exterior, além de contar com a participação do padre dehoniano, João Carlos Almeida (padre Joãozinho), do provincial da Ordem Mercedária no Brasil, frei Rogério Soares, e da missionária e cantora da Comunidade Católica Shalom, Suely Façanha.
Evangelizar por meio da internet
“Os Pontifícios Conselhos para a Cultura e para as Comunicações há bastante tempo orientam a evangelização do continente digital – forma como conceituam o ambiente da internet. O tema, particularmente, atraiu-me ainda mais após a formação que tive ao representar os países de língua portuguesa no Vatican Blog Meeting, encontro internacional promovido por esses pontifícios conselhos, no Vaticano, em 2011”, afirma o organizador do Conacat, Wagner Moura.
Para participar do Conacat os interessados precisam fazer, gratuitamente, uma inscrição simbólica no site Católico em Rede, apenas inserindo seu e-mail de contato. É pelo e-mail que os participantes serão avisados sobre a programação completa que, este ano, contará ainda com a participação de jovens autores de romances católicos como Elisa Hulshof, André Krupp e Tássila Maia.
Plataforma digital
Para a professora Ivanne Vilarins, benfeitora da ordem franciscana da diocese de Bacabal (MA), o Conacat é oportunidade de formação especial para quem mora no interior do Brasil. “É a segunda vez que me inscrevo no evento e acredito que o sucesso dele está nesta plataforma digital que simula um ensino a distância. Para quem não tem tempo e precisa de formação na área de questões de família, com certeza é uma boa oportunidade”, diz a professora.
Dentre os 35 temas que serão trabalhados pelos voluntários do Conacat, sempre por meio da exibição de vídeos formativos pela internet, destacam-se: “Recém-casados: práticas para começar bem o casamento”, “Papa Francisco e a família como ambiente da aliança”, “Dependência química e família cristã: causas, efeitos e soluções”, “Teologia do corpo: eduque seus filhos com o método de São João Paulo II”, “A cura da grande dor: sobreviver à perda de pais e filhos”, “A prática da tolerância: como superar conflitos em família”, “7 lições de São José para proteger a sua família”.
As palestras que os participantes do Congresso poderão conferir sempre no horário da noite, irão abordar esses e outros tópicos sobre o tema geral. 

O portal A12.com conversou com o organizador do Congresso, Wagner Moura, que falou mais detalhes sobre esse evento digital.
A12 - Qual será o formato do Congresso?
 
"...todos que estiverem inscritos poderão assistir às orientações de nossos palestrantes que, voluntariamente, se dispõe a partir de seu ambiente familiar dividir conosco experiências e reflexões da caminhada católica que podem ajudar muito quem precisa de conselhos, de uma luz para enfrentar problemas de família".
Wagner - O Conacat é um evento que acontece a partir da internet e na internet. O foco é verdadeiramente o continente digital que, como dizem os Pontifícios Conselhos da Comunicação e da Cultura, precisa ser evangelizado a partir de suas próprias realidades. É pela internet que eu contato os palestrantes, é pela internet que eles me enviam suas palestras e é ainda nesse ambiente digital que tudo é exibido na semana programada para quem estiver inscrito no evento.
Este ano as palestras vão acontecer durante 5 noites, a partir do dia 9 ao 13 de novembro. Nesse período a programação é gratuita, todos que estiverem inscritos poderão assistir às orientações de nossos palestrantes que, voluntariamente, se dispõe a partir de seu ambiente familiar dividir conosco experiências e reflexões da caminhada católica que podem ajudar muito quem precisa de conselhos, de uma luz para enfrentar problemas de família.
Este ano vamos contar novamente com a participação do padre Joãozinho, scj. que atualmente é o 1º conselheiro provincial dos dehonianos da Província Brasil São Paulo e teremos pela primeira vez a participação do Frei Rogério Soares, provincial da Ordem Mercedária.
A12 – Como os interessados podem participar?
Wagner - Durante a semana de 9 a 13 de novembro o evento é gratuito. Porém, para aqueles que desejarem rever as palestras quantas vezes quiserem vamos vender o acesso a nossa área de membros. Trata-se de uma parte do site que só é acessível a quem adquirir o pacote de mais de 25 palestras pelo valor promocional de R$57,00. Mas, gosto sempre de ressaltar, a compra do acesso à área de membros é opcional. Para participar do Conacat e assistir às palestras durante a semana do evento não é necessário pagar.
As inscrições começaram na quinta-feira, 15 de outubro, e terminam no primeiro dia do evento. E devem ser feitas por meio do site www.catolicoemrede.com.br no qual o participante precisa deixar apenas um email no local indicado. Há um vídeo no site em que eu mesmo explico como fazer a inscrição.
A12 - Quais motivos conduziram a realização dessa segunda edição?
Wagner - Eu vou ser pai pela segunda vez! Meu primeiro filho homem vai nascer em fevereiro e a chegada dessa nova criança na família me fez desejar mais informações sobre ser família. Buscando essas informações eu percebi que poderia reunir um grupo de amigos na segunda edição do Conacat para tratar justamente do tema família! E assim foi feito. Além disso, estamos também inspirados pelo Sínodo das Famílias no qual a Igreja reflete temas pertinentes. Posso dizer que esses dois eventos contribuíram para a decisão de fazer um Conacat sobre família.
A12 - Com base na realização da primeira edição do Conacat qual a expectativa para a segunda?
 
"...minha expectativa é sempre a de possibilitar a todos os participantes uma transformação pessoal, uma reflexão para ajustar as coordenadas do caminho que trilhamos por aqui nesta vida única e preciosa que Deus nos deu.
Wagner - No primeiro Conacat nosso tema foi a Cultura do Encontro proposta pelo Papa Francisco. Ano passado contamos com 3.800 inscrições online e considero que foi um sucesso uma vez que o tema não era assim tão conhecido, o que fazia com que a divulgação ficasse mais restrita àqueles interessados em comunicação, artes, juventude e política, campos que abordamos no ao passado. Assim, ao propormos um tema mais amplo como é a questão da família, eu acredito que vamos superar esse número de inscrições! Independente dos números minha expectativa é sempre a de possibilitar a todos os participantes uma transformação pessoal, uma reflexão para ajustar as coordenadas do caminho que trilhamos por aqui nesta vida única e preciosa que Deus nos deu.

Fontes: Rádio Vaticano/Portal A12

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CONHEÇA O CANAL "THE VATICAN" EM PORTUGUÊS NO YOUTUBE

Cidade do Vaticano (RV) - O canal do Vaticano em português no YouTube reúne a produção em vídeo dos principais eventos do Papa e da Santa Sé. O áudio profissional da Rádio Vaticano conduz e dá voz às imagens em alta definição do Centro Televisivo Vaticano. Essa convergência dá vida a um produto final ágil e com informação precisa,  direto da fonte. A produção e edição de conteúdo é realizada pela equipe de jornalistas do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano que, desde 1958, leva a voz do Papa a todo o Brasil e países de língua portuguesa.
Inscreva-se no canal para receber os últimos vídeos 
Assista a seguir ao vídeo de apresentação

Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RÁDIO VATICANO - ESPAÇO INTERATIVO: OS DESTAQUES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS!


Cidade do Vaticano (RV) - Domingo, 18 de outubro! Estamos no ar com um novo Espaço Interativo! 

Neste lugar de encontro semanal com nossos ouvintes, leitores e amigos do Facebook reunimos as informações sobre a interação que mantiveram com a redação do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.
Facebook
No Facebook, o post mais visto foi o pedido de perdão do Papa “pelos escândalos que aconteceram recentemente em Roma e no Vaticano”.
Sobre isso, Rosane Cattozatto, de São José do Rio Preto (SP), comentou: “Também quero pedir perdão. Não basta não causar, é necessário evitar que ocorra. Somos responsáveis por todos que comungam conosco”.
Muito compartilhado também foi o post da segunda-feira, 12 de outubro, sobre a inauguração do abrigo para moradores de rua no Vaticano. O local, batizado de “Dom de Misericórdia”, pode acolher durante a noite até 34 homens que são recebidos pelas irmãs de Madre Teresa de Calcutá.
YouTube
No nosso canal VaticanBR, o vídeo mais visto foi o Angelus do domingo passado: no qual o Papa recordou que somente o “desapego das falsas riquezas leva à vida verdadeira”
Obrigado a todos que interagiram nesta semana!
Entre em contato com a redação RV.
Rádio Vaticano
Programa Brasileiro
Nunciatura Apostólica
Caixa Postal 070153
Brasília – DF
Cep: 70359-970
ou
Rádio Vaticano
Programa Brasileiro
Piazza Pia, 3
Cidade do Vaticano
00120
Escreva um e-mail para a redação
Curta a nossa fanpage no Facebook
Inscreva-se em nosso canal YouTube para receber os últimos vídeos do Papa e do Vaticano. 
Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 25 de outubro de 2015


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

"AMIZADES DE FACEBOOK" - UM SINTOMA DA CULTURA CONSUMISTA ?



Papa Francisco alerta: existe um consumismo de "conexões", um consumismo que pouco se importa com as relações humanas


Durante a visita aos Estados Unidos, o papa Francisco ressaltou valores e virtudes como a liberdade, a solidariedade, a família, a vida e a fé, mas, no encontro com os bispos reunidos na Filadélfia, também abordou um mal que corrói dramaticamente a nossa sociedade: o consumismo.

O consumismo, disse ele, representa “uma espécie de empobrecimento resultante de um sentimento marcado e generalizado de solidão”.

“Ah, mas eu tenho ‘centenas de amigos’… É só dar uma olhada no meu perfil para ver a quantidade de ‘Likes’ nas minhas publicações!”, poderiam retrucar alguns ouvintes.

O papa não acha: “Por estarmos sempre atentos às últimas tendências, acumulando ‘amigos’ nas redes sociais, nós nos deixamos enredar por aquilo que a sociedade atual nos oferece: a solidão, acompanhada do medo do compromisso, numa corrida desenfreada para aparecer”.

Essa afirmação pode até magoar, mas, quando nos encontramos pessoalmente com nós próprios, depois de passar horas e mais horas interpretando um personagem na internet, constatamos a veracidade dessa observação.

O nosso materialismo não se limita aos bens puramente materiais que vendemos ou compramos. Ele se prolonga em nosso relacionamento com os outros: “Hoje, não se tecem mais relações diretas. A cultura atual parece nos incentivar a não nos vincularmos a nada nem a ninguém, num espírito de desconfiança geral. O que parece importar é seguir a última moda”.

“Existe um consumismo de ‘conexões’, um consumismo que pouco se importa com as relações humanas. Os laços sociais são apenas ‘meios’ para atender às minhas necessidades. Meu vizinho, com o seu rosto familiar, com a sua história e a sua personalidade, não me importa. Daí essa cultura que rejeita tudo o que não é ‘útil’ ou ‘satisfatório’ para o gosto do consumidor”, avaliou o papa.

As declarações de Francisco durante a viagem aos Estados Unidos não são novas: ele se refere sempre, e muito corajosamente, à necessidade de fomentar a “cultura do encontro”, oposta à “cultura do descarte” que todo o seu pontificado vem denunciando.

Suas referências à “paisagem pastoral em evolução” e aos “desafios” para o clero são coerentes com um célebre diagnóstico que ele fez sobre a Igreja: a Igreja é um “hospital de campanha após a batalha”.

Fonte: Aleteia

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DISPONÍVEL ONLINE TODO O MAGISTÉRIO PONTIFÍCIO SOBRE A COMUNICAÇÃO - UM DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO


2015-09-30 L’Osservatore Romano
«A comunicação não é só uma das actividades da Igreja, mas é a própria essência da vida». Disse o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (Pccs), ao apresentar a 30 de Setembro na Sala de imprensa da Santa Sé o projecto «Online todo o Magistério Pontifício sobre a comunicação. Desde Baragli aos nossos dias».
Dos nossos estudos, acrescentou, sobressai «um esforço constante por parte da Igreja para garantir que a boa nova do Evangelho seja difundida aos seus contemporâneos de maneiras culturalmente apropriadas, realizando plenamente as potencialidades dos novos modelos de comunicação e das tecnologias em vias de desenvolvimento».
Portanto, agora no endereçowww.chiesaecomunicazione.com está disponível uma biblioteca digital dedicada aos documentos sobre a comunicação propostos pelo Magistério Pontifício. Um site que põe à disposição trechos escolhidos de mais de 1.100 documentos em tradução multilínguas, desde o século I até o XXI; um «navegador» que guia a explorar as suas fontes disponíveis na rede; uma plataforma para a leitura e o estudo pessoal; um ambiente aberto à colaboração. Os destinatários são os interessados no tema, mas sobretudo quantos trabalham nos centros de estudo e de formação da Igreja e não dispõem de uma vasta biblioteca.
Fonte: News.va