INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 12 de março de 2016

CNBB DIVULGA NOTA SOBRE O MOMENTO ATUAL DO BRASIL


No texto, os bispos recordam a necessidade de buscar o exercício do diálogo e do respeito

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira, 10, durante coletiva de imprensa, nota sobre o momento atual do Brasil aprovada pelo Conselho Permanente, reunido de 8 a 10 deste mês, na sede da Conferência, em Brasília. 

Na nota, a CNBB manifestou preocupações diante do momento atual vivido pelo país. "Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade".

Ainda no texto, a Conferência recordou a necessidade de buscar, sempre, o exercício do diálogo e do respeito. "Conclamamos a todos que zelem pela paz em suas atividades e em seus pronunciamentos. Cada pessoa é convocada a buscar soluções para as dificuldades que enfrentamos. Somos chamados ao diálogo para construir um país justo e fraterno", declara em nota.


Confira a íntegra do texto:

NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO ATUAL DO BRASIL

“O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18)

Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 8 a 10 de março de 2016, manifestamos preocupações diante do grave momento pelo qual passa o país e, por isso, queremos dizer uma palavra de discernimento. Como afirma o Papa Francisco, “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião a uma intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG, 183).

Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. A busca de respostas pede discernimento, com serenidade e responsabilidade. Importante se faz reafirmar que qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça.

A superação da crise passa pela recusa sistemática de toda e qualquer corrupção, pelo incremento do desenvolvimento sustentável e pelo diálogo que resulte num compromisso entre os responsáveis pela administração dos poderes do Estado e a sociedade. É inadmissível alimentar a crise econômica com a atual crise política. O Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade. 

As suspeitas de corrupção devem ser rigorosamente apuradas e julgadas pelas instâncias competentes. Isso garante a transparência e retoma o clima de credibilidade nacional. Reconhecemos a importância das investigações e seus desdobramentos. Também as instituições formadoras de opinião da sociedade têm papel importante na retomada do desenvolvimento, da justiça e da paz social.

O momento atual não é de acirrar ânimos. A situação exige o exercício do diálogo à exaustão. As manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. Devem ser pacíficas, com o respeito às pessoas e instituições. É fundamental garantir o Estado democrático de direito.

Conclamamos a todos que zelem pela paz em suas atividades e em seus pronunciamentos. Cada pessoa é convocada a buscar soluções para as dificuldades que enfrentamos. Somos chamados ao diálogo para construir um país justo e fraterno.

Inspirem-nos, nesta hora, as palavras do Apóstolo Paulo: “trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, tende o mesmo sentir e pensar, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco” (2 Cor 13,11). 

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, continue intercedendo pela nossa nação!

Brasília, 10 de março de 2016.


Dom Sergio da Rocha                              Dom Murilo S. R. Krieger
    Arcebispo de Brasília-DF                     Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA
   Presidente da CNBB                         Vice-Presidente da CNBB



      Dom Leonardo Ulrich Steiner
         Bispo Auxiliar de Brasília-DF
          Secretário-Geral da CNBB

Fonte: CNBB


sábado, 5 de março de 2016

CLICK TO PRAY - APLICATIVO PARA SE UNIR ÀS ORAÇÕES DO PAPA FRANCISCO


A Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) continua a mostrar a sua decisão de aproximar a inovação e as novas gerações da Igreja. Agora lançou Click To Pray, uma nova plataforma (web e app móvel) com a qual convida os homens e mulheres do mundo inteiro a unirem-se às intenções do papa Francisco pelos desafios da humanidade.



Depois do lançamento da primeira campanha de comunicação realizada por um Papa, agora Francisco volta a ser notícia pelo lançamento de Click To Pray, com o desejo de dar a conhecer a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), difundir as suas intenções mensais e promover um ritmo de oração diária.

Click To Pray apresenta uma oração diferente para cada um dos 365 dias do ano, através das quais se pode rezar pelos desafios da humanidade e unir-se a diferentes culturas, idiomas e pessoas à volta desta causa universal. “Click To Pray convida os homens e mulheres de todo o mundo a acompanhar Francisco no novo caminho partilhado e digital, com o desejo que os continentes se unam para rezar juntos pelos grandes desafios deste mundo, e da missão da Igreja, expressos nas suas intenções”, disse o P. Frédéric Fornos, sj, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração).

Desenvolvida, desenhada e difundida pela La Machi, a agência de comunicação para boas causas, está disponível em inglês, espanhol, português e francês, quer para Android, quer para iOS, e foi pensada para que aqueles que se juntam possam acompanhar de modo fácil, rápido e quotidiano o Papa.

Uma primeira versão de Click To Pray foi lançada em 2014, em Portugal, através do Apostolado da Oração desse país. A primeira versão, que constitui a base para agora “globalizar” o projeto, já contava com uma comunidade de 87.000 pessoas de 138 países nos seus diferentes canais de oração.

A plataforma envia notificações para recordar o dia mundial de oração (primeira sexta-feira de cada mês) e propor um ritmo de oração de três vezes durante o dia: pela manhã, durante o dia e à noite. Com este lançamento, Francisco procura promover o espírito de diálogo e interação, para que cada utilizador de Click To Pray possa unir-se a milhares de pessoas e rezar pelas suas intenções e as de outros.

Sobre o Click To Pray

“Click To Pray. Juntos, cada dia é diferente”, é a plataforma oficial da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), lançada globalmente em Março de 2016 e disponível nos idiomas inglês, espanhol, português e francês. Click To Pray propõe orar pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja expressos pelo Papa nas intenções de oração. A plataforma envia notificações para recordar o dia mundial de oração (primeira sexta-feira de cada mês) e propor um ritmo de oração de três vezes durante o dia: com Jesus pela manhã, durante o dia e à noite.

Mais informação em: https://clicktopray.org/

Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração)

O Apostolado da Oração é a Rede Mundial de Oração do papa ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja. A sua missão é orar e viver os desafios da humanidade que preocupam o Santo Padre, expressos nas suas intenções mensais. A visão desta rede é ser apóstolos na vida diária, através de um caminho espiritual chamado “O Caminho do Coração”, que transforma o modo de viver ao serviço da missão de Cristo. Foi fundado em 1844, está presente em mais de 100 países e mais de 35 milhões de pessoas integram a rede, incluindo o seu ramo juvenil, o Movimento Eucarístico Juvenil.

Mais informação em : http://www.apmej.org.

Sobre a La Machi

Fundada em 2012, La Machi é uma agência criativa de comunicação especializada em boas causas, com escritórios em Barcelona, Buenos Aires e Roma. A sua missão é ajudar as empresas, ONGs e instituições religiosas a comunicar através das boas causas. As suas áreas de serviço são Consultoria Estratégica em Comunicação, Criatividade Publicitária, Desenvolvimentos Digitais e Fundraising. Foi reconhecida como “Projeto Amigo da Rede” RIIAL e ganhou o Prémio Mercúrio para a melhor PME Internacional de Marketing de 2015 pela Associação Argentina de Marketing.

Mais informação em: http://www.lamachi.com.

Fonte: Aleteia