INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atenção evangelizadores: O caminho das Mídias Sociais para anunciar o Evangelho

Um estudo divulgado esta semana pela StatCounter mostra que o Twitter é a rede social mais usada pelos brasileiros, com 55,84% do total de tráfego. O Facebook vem em seguida, com (20,14%) e o YouTube (16,27%) em terceiro.As informações são do portal Exame e reproduzidas pelo sítio comunique-se.
A quarta posição é do site de compartilhamento StumbeUpon (3,19%). O Orkut, que já chegou a ocupar o primeiro lugar, está na quarta posição, com apenas (1,67%), seguido do Delicious (0,69%) e do Digg (0,34%). As demais mídias sociais respondem por 2,79% de acesso na rede.
A realidade brasileira é bem diferente do quadro mundial, onde o Facebook lidera com 55,13% dos acessos, seguido pelo StumbeUpon (21,83%). O Twitter só aparece na terceira posição (7,15%), ao lado do YouTube (7,15%). O gráfico segue por Reedit (3,51%), MySpaceDigg (2,61%). Já o Orkut, que está em quarta posição no Brasil, não aparece na tabela mundial. (3,08%)
A propósito:
O anúncio do Evangelho “não pode deixar de percorrer os caminhos da comunicação de hoje”: foi o que afirmou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, no Simpósio “Testemunhas digitais”, promovido pela Conferência Episcopal Italiana (CEI).
Em seu pronunciamento, Pe. Lombardi ressaltou os aspectos mais significativos do testemunho cristão em nosso tempo, caracterizado pela comunicação digital. Nosso tempo é, sobretudo – enfatizou – “tempo de verdade, de transparência e de credibilidade”.
“O segredo e a discrição, mesmo em seus aspectos positivos – disse – não são valores cultivados na cultura de hoje. É preciso ser capaz de não ter nada a esconder.” A experiência “que estamos vivendo, o preço que estamos pagando – acrescentou Pe. Lombardi – mostram que o nosso testemunho deve caminhar decididamente na linha do rigor, da coerência entre aquilo que dizemos e aquilo que somos, da rejeição a toda hipocrisia e ambigüidade”.
Em seguida, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé exortou a mídia a “portar a alegria da verdade e da lealdade” e a “ser testemunha crível daquilo que dizemos e fazemos”.
Em todo lugar – observou – “portanto também em todos os lugares da Rede, se se estabelecem relações profundas, se pode buscar e encontrar Deus”.
Pe. Lombardi – que também é Diretor-Geral da Rádio Vaticano – recordou que o Papa falou do “Pórtico dos Gentios”. Um convite “à Igreja a encontrar e dialogar sinceramente também com os homens sinceros que não conhecem Cristo”.
O religioso jesuíta afirmou que o nosso tempo é também tempo de responsabilidade pela comunidade, acrescentando que é necessário “que quem ama a Igreja seja muito responsável diante dos outros e da comunidade, para conservar o justo pluralismo das fontes” dentro “de um tecido de relações, de respeito e caridade, de atenção ao magistério e à autoridade legítima da Igreja”.“Não penso que a rede e a comunicação digital devem ser temidas por um preocupado centralismo”, mas é necessário “refletir e viver de modo novo a experiência de ser Igreja nos tempos de Internet”. Isso “requer de nós uma grande paixão a ser comunidade” unida “não pela imposição externa, mas pela fé e pelo amor” – concluiu Pe. Lombardi. (RL)
Fonte: Blog Shalom - Carmadélio