INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Igreja sueca lança jogo de computador para atrair adolescentes


A Suécia é uma nação mundialmente conhecida pela sua modernidade e pela facilidade em aceitar novas tendências. No plano religioso não seria diferente.
A Igreja Sueca, protestante, decidiu conquistar a atenção dos adolescentes para a leitura do antigo testamento de uma forma, digamos, inusitada. Em parceria com uma organização ecumênica, Bibelsällskapet, a Igreja Sueca lança um jogo de computador chamado Testament, cujo objetivo é aportar conhecimento sobre a primeira parte da Bíblia.
O jogo, que levou dois anos para ficar pronto, foi lançado dia 31 de maio passado. A iniciativa de desenvolver o jogo veio do padre Peter Håkansson, da paróquia de Tidaholm, mas a produção de Testament ficou a cargo de uma dezena de estudantes da Faculdade de Skövde, orientados por Henrik Engström.
Engström foi um dos primeiros a testar Testament. “É um jogo muito bom. Alguns jogos educacionais vêm carregados de materiais pedagógicos, o que os tornam chatos. Testament é divertido de se jogar. A idéia é que ele seja um fomentador de discussões, não um jogo factual.”, explica.
O enredo, por sua vez, é mistico. O jogador é, na verdade, um anjo enviado à terra para ajudar personagens bíblicos a completar diferentes tarefas. Ao acumular forças sagradas fica mais fácil de derrotar os inimigos.
Henrik Engström acredita que o jogo da uma ampla visão cronológica do antigo testamento. Esse é um dos motivos pelo qual o jogo será usado no trabalho de Confirmação* desses adolescentes.
“Testei o jogo junto com meu filho de sete anos e ele conseguiu rapidamente assimilar a história. Pelo menos ele sabe bastante sobre os personagens. Meu filho fala deles da mesma forma que fala de qualquer outro personagem de jogo que ele se interessa”, relata Engström.
Ele conta ainda que os estudantes trabalharam bastante para construir um autêntico e histórico jogo, cujo conteúdo bíblico fosse corretamente apresentado. Os estudantes ainda foram cuidadosos sobre o quão violento o jogo seria.
Pato Donald
Esta não á primeria vez que que a Igreja Sueca decide inovar para atrair os jovens. Em setembro de 2009, a foi a vez de anúncios em revistas de história em quadrinhos do Pato Donald para atrair eleitores para as eleições da igreja.
* Confirmação na Igreja Sueca é o momento no qual o adolescente apresenta seu conhecimento sobre a bíblia assim como publicamente declara sua fé em Cristo. A igreja Católica, por sua vez, considera a Confirmação (neste caso chamada de Crisma) como um sacramento.
Fonte: site da Comunidade Shalom: Blog Shalom - Carmadélio