INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Papa conclama padres a explorarem todas as possibilidades da internet

O papa Bento XVI incentivou os padres a explorarem “com sabedoria” todas as possibilidades da internet, em mensagem para o 44º Dia mundial das comunicações sociais – comemorado no dia 16 de maio pela Igreja católica – publicado neste sábado.
Os padres “devem explorar com sabedoria as peculiares oportunidades proporcionadas pela comunicação moderna”, estimou o Papa. “Que o Senhor lhes transforme em heróis apaixonados do Evangelho também no novo ‘agora’ criado pelos meios de comunicação atuais”, declarou.
Na mensagem, intitulada “O padre e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação ao serviço da Palavra”, Bento XVI elogiou “os novos meios de comunicação”, que “proporcionam perspectivas sempre novas e pastoralmente imensas”.
A “considerável influência” destes meios “torna seu uso no ministério sacerdotal sempre mais importante e útil”, acrescentou.
Trata-se para os padres de “anunciar o Evangelho utilizando, junto com os meios tradicionais, a nova geração de meios audiovisuais (fotos, vídeos, animações, blogs, sites), ferramentas indispensáveis para a evangelização e a catequese”, explicou o Papa.
Para Bento XVI, a palavra de Deus tem que “trilhar seu caminho nos inúmeros cruzamentos criados pela extensa rede de autopistas que atravessam o espaço da internet” e “afirmar o direito de cidadania de Deus, qualquer que seja a época”.
O Papa advertiu, porém, para o risco de “considerar erradamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado”, e recomendou aos padres que se mantenham “constantemente fiéis à mensagem evangélica”.
O Vaticano já utiliza a internet, e criou em janeiro um canal que pode ser acessado pelo site YouTube. Desde maio de 2009, o site www.pope2you.net permite receber mensagens do Papa através da rede de socialização Facebook. Este site foi acessado quase dois milhões de vezes no dia do Natal, afirmou Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifical das Comunicações Sociais.
Fonte: France Presse