INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 6 de novembro de 2010

10 Insights sobre o Twitter

Quarta-Feira, 03 de novembro de 2010
Atualmente existem cerca de 190 milhões de usuários no Twitter produzindo cerca de 65 milhões de tweets por dia. Afinal, quem tuita? Por que? Do que eles tanto falam? E por que tanta gente usa esse serviço de pequenas mensagens? Antes do surgimento do Twitter, até 2006, os psicólogos não analisavam muito redes sociais, mas, tendo em vista este fenômeno, há alguns estudos sobre o assunto, 10 insights psicológicos merecem destaque:

1. O Twitter é como 'telefone sem-fio'

Devido a suas mensagens curtas com fácil circulação, o Twitter às vezes funciona como um chat público onde todo mundo pode ver, participar e retuitar a conversa, por isso mesmo, as mensagens correm o risco de serem deturpadas, reinterpretadas ou mal-compreendidas. Mas, nem só de conversas é feito o ambiente do Twitter, as pessoas também o utilizam para adquirir novas informações ou simplesmente externar seus sentimentos.

2. As pessoas entram pra seguir os amigos

Como qualquer coisa no mundo da tecnologia, muitas pessoas seguem os early adopters (pessoas que costumam lançar novos hábitos) e apenas adentram no Twitter pra seguir seus amigos que já estão lá. É muito simples, fácil e barato entrar na tuitosfera, por isso mesmo, o 'grande' número de usuários talvez não seja tão importante assim.

3. Boa parte dos tweets é de besteira

Segundo o estudo intitulado "Why we twitter: understanding microblogging usage and communities"que analisou 2000 tweets numa semana. As mensagens podem ser divididas nas seguintes categorias:
- Informações irrelevantes: 41%
- Conversas: 38%
- Informações relevantes: 9%
- Auto-promoção: 6%
- Spam: 4%
- Notícias: 4%

4. A idade média é de 31 anos

A média de idade entre os usuários é de 31 anos, mais velhos que o MySpace, por exemplo, em que a média é de 26, mas, mais jovem que a média do Facebook, 33. O LinkedIn tem a maior média de idade, 39. Como é possível se prever, a faixa etária que mais cresce, ainda sim, é a de 18-24.

5. Homens dominam o Twitter

Mesmo com algumas sugestões de diferenças entre os gêneros dentro do microblog, constaram que o número de mulheres (55%) era maior que o de homens (45%). Em contrapartida, os homens tinham 15% a mais no número de seguidores em relação às mulheres, além disso, os homens estão mais propensos a seguir alguém do mesmo sexo do que as mulheres, que, preferem seguir outros homens. Apesar dos números, os dois sexos costumam tuitar com a mesma frequência.
Esses dados, são, no mínimo, interessantes, pois, outros estudos constatam que a presença feminina em ambientes virtuais é maior que a masculina.

6. 20% informa, 80% absorve

Depois de examinar 350 mensagens coletadas no Twitter, um estudo dividiu os usuários em dois grupos dicotômicos:
- Ativos: 20% dos usuários que realmente compartilham informações e interagem com os outros
- Passivos: 80% geralmente só observam ou postam informações sobre si mesmos

O interessante destas estatísticas é que a minoria dos usuários é que tem uma maior rede de contatos porque compartilham coisas interessantes enquanto a maioria, que não interage, põe em cheque o aspecto social do Twitter, uma vez que não há interação, não é social.

7. Os Trending Topics são efêmeros

Os Trending Topics (TT's) não costumam durar mais que uma semana, ou, às vezes, nem poucos dias. A maioria dos assuntos aparece somente uma vez depois simplesmente some e quase nunca retorna, o interessante é perceber que 85% dos TT's está diretamente relacionado às notícias.

8. A média de tweets é de apenas 1

A proporção entre o número de usuários e de mensagens é de apenas 1, constatou a pesquisa. Isto quer dizer que boa parte das pessoas simplesmente entra no Twitter para seguir outras ou às vezes nem usam pra nada. Por outro lado, notou-se que apenas um décimo dos usuários contribui com 90% de toda a informação que circula na rede. O que revela a disparidade entre os heavy users (usuários frequentes) e as outras pessoas. O dado revela que poucas pessoas são interessantes, mas, algumas conseguem atrair seguidores por serem famosas ou engraçadas.

9. Conflitos existenciais podem motivar usuários

Muitas vezes o Twitter é tido como a ferramenta perfeita para a nossa sociedade narcisista. Ela permite que usuários ganhem seguidores falando de si mesmos sem ter que ouvir muita coisa das outras pessoas. Mas, segundo um estudo feito em Singapura, isto só funcionaria com pessoas extrovertidas.
O Twitter é fácil de lidar. Mais fácil que usar um blog, sem ter que falar muito. Além disso não pede uma exposição pessoal muito grande como é o caso do Facebook e outras redes, por exemplo.

10. Twitter é menos social e mais informacional

O Twitter preza pela informação (seja relevante ou não), as relações sociais ficam em segundo plano. Dentro da rede há pouca reciprocidade quando comparado a outras plataformas, é o que afirma este estudo.