INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 20 de novembro de 2010

Signis reunirá segmentos de comunicação do Brasil

Rio, 19 de novembro de 2010.
Depois de três anos de preparação, será constituída, no Brasil, no próximo dia 30 de novembro, em Curitiba (PR), uma representação da Signis (em português: sinal), com a finalidade de reunir em uma única estrutura todos os segmentos de comunicação ligados à Igreja Católica, como rádio, TV, meio impresso, cinema, portais de internet e novas tecnologias.
A Signis (Associação Católica para a Comunicação) é um organismo internacional, de caráter católico, com associados em 140 países. Funcionando desde 2001, está unida ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
A criação da Signis-Brasil foi articulada pelo Arcebispo do Rio e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Orani João Tempesta.
- No contexto contemporâneo da “convergência”, a Signis Brasil terá papel fundamental no diálogo entre Igreja e sociedade, pois ao valorizar a diversidade, atingirá públicos diferentes. Faz parte dos seus princípios a constituição de uma comunidade de comunicadores, com o propósito de ser ponte entre comunicadores católicos e profissionais dos meios de comunicação, afirmou.
O primeiro passo para a implantação da Signis no Brasil aconteceu em Curitiba, no período de 20 a 23 de novembro de 2007, quando a União de Radiodifusão Católica (Unda) aceitou a mudança de seu estatuto e a união da Organização Católica Internacional de Cinema (Ocic), deixando aberta a possibilidade de filiação dos demais meios de comunicação.
A constituição da Signis-Brasil acontecerá por ocasião da 12ª Assembleia da UNDA, e paralelamente à 6ª Assembleia da Rede Católica de Rádio (RCR).
Criada há 34 anos, a Unda Brasil reúne 198 emissoras católicas das cerca de 230 existentes. Já a Rede Católica de Rádios (RCR), fundada há 17 anos, se destaca pelo jornalismo transmitido em cadeia por 90 emissoras, além de outras atividades.
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)