INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Encontro de jornalistas debaterá jornalismo institucional e midia training

21 de janeiro de 2011.
O 4º Encontro de Jornalistas das dioceses, Regionais e Organismos da CNBB vai debater Jornalismo Institucional e Mídia training. Os temas foram definidos na semana passada pela Assessoria de Imprensa e pelo Setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizadores do encontro.
O encontro acontece na Casa de Retiros Assunção, em Brasília, de 25 a 27 de março, e deverá reunir pelo menos 50 jornalistas. Aberto a jornalistas que trabalham em rádios, TVs e jornais ligados também às Congregações, o encontro visa à integração destes profissionais que trabalham nos veículos da Igreja.
“Nosso objetivo é partilhar o trabalho das assessorias de imprensa feito nas dioceses, nos Regionais e Organismos da CNBB, além de fortalecer os laços entre os jornalistas que trabalham nestas instâncias e nos veículos de comunicação da Igreja”, explicou o assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins Dias.
Segundo o assessor, até o final de janeiro será divulgada a pauta com o tema das conferências e o nome dos conferencistas.
Não há taxa de inscrição e as despesas com hospedagem e alimentação ficarão em R$ 160. As fichas de inscrições devem ser enviadas por fax ou e-mail até o dia 1º de março aos cuidados de Lanier Silva – E-mail: imprensa5@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo Fax (61) 2103-8303.

Encontros passados

O primeiro encontro aconteceu de 7 a 9 de março de 2008, no Centro Cultural Brasília (CCB). Participaram 35 assessores de imprensa das diocese de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia, Amazônia, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal. Nesta primeira experiência foi convidado o coordenador do Departamento de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), professor Luiz Martins, e o jornalista da TV Cultura, Elson Faxina.
Em 2009, o local escolhido para o segundo Encontro de Jornalistas foi a Casa de Retiros Assunção, em Brasília. O evento foi de 22 a 24 de março, e teve a participação de 39 pessoas de 25 dioceses de todo o país. Os conferencistas foram: o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; o professor da PUC-Minas, jornalista Mozahir Salomão, e o jornalista da TV Senado, Beto Almeida.
No ano passado, o encontro aconteceu na mesma localidade do ano anterior. Houve um debate com o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, o professor Sérgio Coutinho, abordando a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações. Contou também com a participação dos jornalistas Celso Schöreder, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); o professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Artur de Lima; o padre César Moreira, diretor da TV Aparecida; e a mestra em comunicação, Eliane Muniz, que trabalhou longos anos na assessoria de imprensa da CNBB.
Fonte: Site da CNBB