INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 16 de janeiro de 2011

Lançai à "Rede"

Matéria do WebJornal Voz de Nazaré (n.441 - Edição de 14/01 a 20/01/2011) sobre a Evangelização pela internet.

Orkut, faceboock, twitter, MSN, blogues. Muitas são as redes sociais que pessoas de toda parte do mundo utilizam para se comunicar e interagir com o próximo. As redes sociais, ou redes de relacionamentos são estruturas complexas que servem para facilitar a comunicação, e na internet, elas abrem as portas para relações que antes eram improváveis. Mas, será que esse meio serve também para anunciar a Palavra de Deus? Sabendo da importância que as novas mídias têm para a sociedade, cada vez mais a Igreja Católica utiliza a internet para anunciar o Evangelho e divulgar seus serviços pastorais.
Em 2010, o Papa Bento XVI vez um apelo para as Igrejas de todo o mundo a aderir às novas tecnologias, como a internet. "Sem temores, temos de nos aventurar no mundo digital, de coração aberto e com a mesma paixão que há 2 mil anos conduzimos a barca da Igreja", disse o Santo Padre. Com isso, muitos padres e religiosos aderiram essa ferramenta para se aproximarem, principalmente dos mais jovens. No Brasil, padre Fábio de Melo, padre Zezinho, padre Juarez, entre outros, assim como diversas paróquias, já utilizam a rede com esse intuito.
Muito a vontade com as redes sociais, o Padre Agostinho Cruz, da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, há muito tempo utiliza a internet como um meio de levar espiritualidade aos internautas. "Eu acredito que a Igreja foi à grande comunicadora, ela soube usar todos os meios de sua época para o anuncio do Evangelho. Nós somos seres de relação, eu como sacerdote me envolvo com todas as pessoas que estão ao meu redor, então, quando eu me exponho numa rede social, eu sei quem eu sou, e o que quero passar", comenta padre Agostinho.
Ele conta que utiliza a internet para fazer diversas atividades, como escutar rádio, assistir programas, entrar em sites religiosos, como do Vaticano, e toda semana no twitter ou no facebook, deixa uma oração aos fiéis, ou uma mensagem cristã. "Eu acredito muito nos meios de comunicação, essa ponte de ligação das pessoas que vem a igreja ou que não vem à igreja, eu consigo conviver com todos".
Para ele, "a juventude hoje não tem empecilho nenhum com as novas mídias, a rede desinibe, e é até mais viável para eles, o importante é saber utilizar um tipo de contato com cada público. Uma menina de 17 anos veio me procurar, e agora estou dando orientação para ela através do Orkut". Com as peculiaridades próprias da internet, esse é apenas um exemplo da utilidade que mídias sociais podem ter para os cristãos, outras buscas recorrentes dos católicos é tirar dúvidas eclesiais, receber informações, buscar apoio espiritual, e outros.
Contudo, padre Agostinho destaca que nada substitui a relação humana pela virtual, sendo a internet apenas um canal para se chegar ao outro. Pois, o contato pessoal é mais exigente e necessário. "Seria interessante se a relação não ficasse só virtualmente, mas que você tenha um contato pessoal com essas pessoas. Jesus quando Ele se encontra, Ele se encontra com as pessoas, Ele se encarna para vim ao encontro da humanidade. Então o encontro pessoal é muito mais importante", diz ele.
Mesmo com sites especializados, blogues de comunidades católicas, twitter de religiosos, há um caminho longo a percorrer, até conseguirmos suprir todas as necessidades dos fiéis. Ainda hoje, a internet é motivo de desconhecimento, e muitas vezes é vista como apenas, um espaço para entretenimento, e futilidades. "As pessoas tem certo medo da internet, pois, o desconhecido não se torna amado. Por isso, fico muito feliz quando vejo outros padres na rede virtual. Porque esse meio não é para nos esconder, é para nos manifestar, é pra demonstrar aquilo que somos", aponta padre Agostinho.
Em Belém, várias paróquias possuem sites especializados com informações sobre a igreja, é o caso da Catedral da Sé, da Paróquia Santa Edwiges, e, recentemente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telegrafo, também lançou seu próprio site. Assim como, a Arquidiocese de Belém têm uma página virtual, e nela, são colocados os horários das missas entre outras informações.
Por Raíssa Lennon

Fonte: WebJornal VOZ DE NAZARÉ