INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

Arquidiocese de Feira de Santana realiza 4º Mutirão Arquidiocesano de Comunicação

Com o tema “Comunicação a serviço da vida”, a arquidiocese de Feira de Santa (BA) realiza, entre os dias 1° e 3 de abril, o 4º Mutirão Arquidiocesano de Comunicação. O evento é organizado pela Pastoral Arquidiocesana da Comunicação e Secretaria de Pastoral. A organização conta também com a participação de representantes de cinco foranias que compõem a arquidiocese e do Movimento Água é Vida.

A programação do Mutirão consta de cinco temas. Na abertura, o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Roberto Malvezzi, assessora o tema “Comunicação a Serviço da Vida”. Em sua exposição ele vai falar sobre o uso dos meios de comunicação social como espaços onde se propague urgência de preservação da vida no planeta, despertando a consciência crítica do receptor e a sua importância como agente difusor.

No dia 2, o tema “Comunicação na Liturgia” destaca a necessidade de uma comunicação mais acessível, sóbria, objetiva, criativa e interativa em vista de um maior alcance da palavra de Deus nas comunidades. “Secretaria como local de acolhida” tem como assessor o professor Luiz Rogério Nogueira, que justificará as secretarias paroquiais como espaços de empatia e credibilidade, onde as pessoas buscam as mais diversas informações eclesiais.

Patrícia Luz é a responsável pelo tema “Pascom paroquial e jornal impresso”. O objetivo da discussão é apoiar e aperfeiçoar, por parte da Igreja, a produção de programas radiofônicos envolvendo paróquias e comunidades, bem como a criação de meios de comunicação social próprios, como sites e meios impressos.

Campanha da Fraternidade

Roberto Malvezzi volta a assessorar o evento no dia 2 de abril com o tema “Comunicação e Meio Ambiente”. Ele pretende sensibilizar para a urgência de responsabilidades e atitudes de todos com relação aos problemas ambientais, como o consumo irracional da água e as conseqüências do aquecimento global.

No último dia, o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e a Vida no Planeta” terá discussão sobre contribuições para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais, provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta, conforme o objetivo geral da CF. O tema é assessorado por frei Luciano Bernardi e professora Ildes Ferreira.
Fonte: Site da CNBB