Com o tema “Comunicação a serviço da vida”, a arquidiocese de Feira de Santa (BA) realiza, entre os dias 1° e 3 de abril, o 4º Mutirão Arquidiocesano de Comunicação. O evento é organizado pela Pastoral Arquidiocesana da Comunicação e Secretaria de Pastoral. A organização conta também com a participação de representantes de cinco foranias que compõem a arquidiocese e do Movimento Água é Vida.
A programação do Mutirão consta de cinco temas. Na abertura, o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Roberto Malvezzi, assessora o tema “Comunicação a Serviço da Vida”. Em sua exposição ele vai falar sobre o uso dos meios de comunicação social como espaços onde se propague urgência de preservação da vida no planeta, despertando a consciência crítica do receptor e a sua importância como agente difusor.
No dia 2, o tema “Comunicação na Liturgia” destaca a necessidade de uma comunicação mais acessível, sóbria, objetiva, criativa e interativa em vista de um maior alcance da palavra de Deus nas comunidades. “Secretaria como local de acolhida” tem como assessor o professor Luiz Rogério Nogueira, que justificará as secretarias paroquiais como espaços de empatia e credibilidade, onde as pessoas buscam as mais diversas informações eclesiais.
Patrícia Luz é a responsável pelo tema “Pascom paroquial e jornal impresso”. O objetivo da discussão é apoiar e aperfeiçoar, por parte da Igreja, a produção de programas radiofônicos envolvendo paróquias e comunidades, bem como a criação de meios de comunicação social próprios, como sites e meios impressos.
Campanha da Fraternidade
Roberto Malvezzi volta a assessorar o evento no dia 2 de abril com o tema “Comunicação e Meio Ambiente”. Ele pretende sensibilizar para a urgência de responsabilidades e atitudes de todos com relação aos problemas ambientais, como o consumo irracional da água e as conseqüências do aquecimento global.
No último dia, o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e a Vida no Planeta” terá discussão sobre contribuições para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais, provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta, conforme o objetivo geral da CF. O tema é assessorado por frei Luciano Bernardi e professora Ildes Ferreira.
Fonte: Site da CNBB