A Cidade Maravilhosa irá sediar o I Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil. O evento, que é uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB e conta com a colaboração da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, acontecerá de 12 a 16 de julho, no Centro de Estudos do Sumaré.
Com o tema: “Comunicação e Evangelização no contexto das transformações culturais das novas tecnologias”, o Seminário será baseado no diretório “A Comunicação na vida e missão da Igreja” (Documento 101). O evento, que contará com a presença de conferencistas de renome internacional, vindos da Espanha, do México, de Roma e também, é claro, do Brasil — São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais — abordará temas totalmente atuais e objetivos.
De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, utilizar o diretório citado, como base para o Seminário, será de grande relevância para que todos possam perceber a necessidade de inserir a pregação da Palavra de Deus, que é sempre atual, nos novos e modernos métodos oferecidos por esta era digital.
— Destaco um pequeno trecho desse diretório, que se encontra no sétimo capítulo, quando falamos da “Presença da Igreja no Mundo da Mídia:“Impossível desconhecer, para a construção de um efetivo trabalho pastoral, em quaisquer dimensões da vida humana e da presença da Igreja, o impacto dos meios da comunicação social, ignorando-se suas linguagens e agendamentos temáticos. Ao mesmo tempo, seu uso correto e corajoso é condição imprescindível para falar de Deus ao homem contemporâneo. Nessa cultura midiática,, que a cada dia ganha novos contornos e possibilidades, é necessário atento discernimento, seja para tratar os temas religiosos na mídia leiga, seja para zelar pela presença autônoma da Igreja no mundo da mídia” , citou o Arcebispo.
Para o seminarista Arnaldo Rodrigues, que faz parte da equipe de organização Secobb, a ocasião será bastante oportuna para que os bispos possam aprofundar seus conhecimentos sobre os novos horizontes para a evangelização que a comunicação possibilita.
— “Ai de mim se não evangelizar”, com essas palavras de São Paulo, somos levados a constantemente levar a Palavra de Deus às nações, e hoje, com a diversidade dos meios de comunicação, temos a possibilidade de chegarmos mais rapidamente a todos os corações (...) e, assim como falou o Papa Bento XVI, criarmos uma relação verdadeira, de comunhão.
Os bispos interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo site www.secobb.com .