INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 27 de março de 2011

I Seminário de Comunicação para Bispos será no Rio

A Cidade Maravilhosa irá sediar o I Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil. O evento, que é uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB e conta com a colaboração da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, acontecerá de 12 a 16 de julho, no Centro de Estudos do Sumaré.

Com o tema: “Comunicação e Evangelização no contexto das transformações culturais das novas tecnologias”, o Seminário será baseado no diretório “A Comunicação na vida e missão da Igreja” (Documento 101). O evento, que contará com a presença de conferencistas de renome internacional, vindos da Espanha, do México, de Roma e também, é claro, do Brasil — São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais — abordará temas totalmente atuais e objetivos.

De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, utilizar o diretório citado, como base para o Seminário, será de grande relevância para que todos possam perceber a necessidade de inserir a pregação da Palavra de Deus, que é sempre atual, nos novos e modernos métodos oferecidos por esta era digital.

— Destaco um pequeno trecho desse diretório, que se encontra no sétimo capítulo, quando falamos da “Presença da Igreja no Mundo da Mídia:“Impossível desconhecer, para a construção de um efetivo trabalho pastoral, em quaisquer dimensões da vida humana e da presença da Igreja, o impacto dos meios da comunicação social, ignorando-se suas linguagens e agendamentos temáticos. Ao mesmo tempo, seu uso correto e corajoso é condição imprescindível para falar de Deus ao homem contemporâneo. Nessa cultura midiática,, que a cada dia ganha novos contornos e possibilidades, é necessário atento discernimento, seja para tratar os temas religiosos na mídia leiga, seja para zelar pela presença autônoma da Igreja no mundo da mídia” , citou o Arcebispo.

Para o seminarista Arnaldo Rodrigues, que faz parte da equipe de organização Secobb, a ocasião será bastante oportuna para que os bispos possam aprofundar seus conhecimentos sobre os novos horizontes para a evangelização que a comunicação possibilita.

— “Ai de mim se não evangelizar”, com essas palavras de São Paulo, somos levados a constantemente levar a Palavra de Deus às nações, e hoje, com a diversidade dos meios de comunicação, temos a possibilidade de chegarmos mais rapidamente a todos os corações (...) e, assim como falou o Papa Bento XVI, criarmos uma relação verdadeira, de comunhão.

Os bispos interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo site www.secobb.com .
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)