INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 15 de março de 2011

A ORAÇÃO EM MP3. Uma idéia em consanância com as demandas desse nosso tempo.

Deus está em todos os sítios, até entre panelas, como dizia Santa Teresa. “E entre os mil afazeres de um mundo veloz”, arrematam os jesuítas.

Por isso, a Companhia de Jesus se somou ao apostolado virtual com o Rezandovoy, uma página na internet que entrou em operação dia 9 de março (Quarta-feira de Cinzas), e a partir da qual se convidará os crentes a meditar através da oração. A religião se adapta assim aos avanços tecnológicos e, para atrair adeptos, propõe buscar a Deus no dia-a-dia.

A reportagem é de Aitzol García e está publicada no jornal espanhol Deia. A tradução é do Cepat.

Para os fiéis que não rezam porque não sabem nenhuma oração ou porque as que conhecem são longas e chatas, surge esta web promovida por um grupo de jesuítas de Valladolid, que assume que “as novas tecnologias são imprescindíveis”.

Chama-se www.rezandovoy.org  e é a primeira página de oração on-line da Espanha. Herda, contudo, a ideia que os jesuítas ingleses colocaram em prática há três anos – www.prayasyoungo.org  – e que conta com cerca de 90.000 visitas semanais.

A partir desta quarta-feira os internautas disporão diariamente de uma proposta de oração em formato áudio de descarga absolutamente gratuita com uma duração aproximada de dez minutos, segundo explicou o sacerdote José María Rodríguez Olaizola, coordenador do projeto, teólogo e sociólogo. Junto com ele trabalham um programador e um desinger, afora uma equipe de 28 colaboradores. Oito deles colocaram suas vozes às orações e outros 20 redigiram as reflexões vinculadas ao Evangelho. As companhias discográficas, por sua vez, cederam os direitos para o uso de sua música.

“As novas tecnologias – diz este religioso – são imprescindíveis na sociedade atual, estão cheias de possibilidades e a Igreja não pode ficar alheia. A questão é aproveitá-las bem e de uma maneira válida”, precisa. A ideia básica desta proposta consiste em uma breve introdução do dia, prossegue com a leitura do Evangelho do dia ou de qualquer outro texto das Escrituras e se encadeia com uma série de perguntas abertas “para que o internauta reflita em função de sua situação ou experiência pessoal” e finaliza com uma conclusão. Tudo isso com um fundo musical ou cantos previamente selecionados.

“O objetivo – diz José María Rodríguez – é que a oração diária permaneça na tela ao menos durante duas semanas. No momento já temos material até o mês de junho e em breve receberemos as propostas até setembro”.

Porque, segundo os jesuítas, uma ordem que foi fundada no século XVI por Santo Inácio de Loyola (1491-1556), também é possível a busca de Deus no ciberespaço. Em vista da penetração da internet e da proliferação de usuários da rede através de telefones celulares, é normal que estes religiosos replicassem a ideia inglesa, com a intenção de chegar a toda a população de fala hispânica.

Os mentores do Rezandovoy asseguram que sua intenção é desmistificar o ato da oração:

“Costumamos pensar que para rezar é necessário serenar o ânimo, estar em um lugar especial, em condições especiais, em silêncio, dispondo de muito tempo e com alguma imagem, vela, símbolo que nos ajude… O fato é que é mais fácil do que imaginamos!”. Na sua opinião, “para rezar basta ter vontade: podes baixar a oração e escutá-la no caminho para a faculdade, enquanto fazes as compras, esperas na parada de ônibus, o tempo que tens que passar no carro, enquanto cozinhas…”.

O conteúdo da página é variável, com cinco descargas para cada dia da semana que manterão em todos os casos um formato similar. Também será possível assiná-la de maneira que não será preciso baixar os arquivos diária ou semanalmente; estes serão descarregados automaticamente ao conectar o dispositivo, “para que os usuários não tenham que estar entrando na internet todos os dias."
Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio