INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

Redes Sociais já são realidade na vida de brasileiros; Igreja as utiliza como ferramentas de evangelização

Redação Santuário Nacional

23 de março de 2011.
Há exatamente 5 anos, o americano Jack Dorsey publicou pela primeira uma mensagem de 140 caracteres em um microblog, que chamaria de Twitter.
Mas, o boom desta rede social se deu em 2008, com a campanha política do então candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. No Brasil, o Twitter se tornou mais popular no ano seguinte.
Esta ferramenta de comunicação, somada a outras como Facebook, Orkut, Youtube e Blogs, vem se expandindo cada vez mais no Brasil e no mundo.
Em terras brasileiras, assim como na Índia, a mais utilizada ainda é o Orkut, fundado em 2004. Porém, é visível o crescimento do Facebook, que já é considerada a maior rede social do mundo. Em comparativos, se o Facebook fosse um país, seria o 4º maior do mundo. No Brasil, o número de usuários nos últimos seis meses aumentou de 2,4 milhões para 5 milhões.
Já os blogs, há tempos que deixaram de ser um diário e se tornou um meio de informação especificada em determinados assuntos. Em números, o Brasil é o segundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Igreja

No ano 2000, o papa João Paulo II declarou que a Igreja precisava Evangelizar pelos meios de comunicação virtuais.
Atualmente, o papa Bento XVI fortalece esta idéia, e estes meios de comunicação já fazem parte da realidade da Igreja em seu trabalho de Evangelização. O Vaticano dispõe de uma conta Oficial no Twitter e recentemente, foi criada uma página oficial no Facebook, na qual os internautas poderão acompanhar todo o processo de beatificação do Papa João Paulo II.
A Igreja no Brasil também incorporou as redes sociais como forma de Evangelização. Diversas paróquias, dioceses e movimentos pastorais mantêm seus perfis nas diferentes ferramentas.

Santuário de Aparecida

No Santuário e nos demais membros do grupo que compõe o Portal A12.com (TV Aparecida, Rádio Aparecida, Editora Santuário e Missionários Redentoristas), o uso das redes sociais têm uma alta relevância.
Na Rede Aparecida, o primeiro perfil em redes sociais foi criado em 2008, com um canal no YouTube, objetivando divulgar os vídeos com as apresentações do Concurso Vozes da Igreja 2007. Hoje o canal contem mais de 3 mil vídeos e soma mais de 9,5 milhões de visualizações.
No Santuário Nacional, o ingresso às redes sociais veio no ano seguinte, em 2009, quando foi criado um perfil e uma comunidade no Orkut. Atualmente na mesma rede social, dispõe de 5 Perfis Oficiais e mais 2, da Campanha dos Devotos, além de mais uma comunidade Oficial, a Juventude da Mãe Aparecida.
Há cerca de um mês, o Santuário criou sua página oficial e seu segundo perfil no Facebook, uma vez que seu primeiro atingiu o número máximo de amigos – 5 mil. Na Rede Aparecida, os programas Sabor de Vida, Rota Musical, Tvendo e Aprendendo e Terra da Padroeira também ganharam recentemente uma página Oficial na rede social de maior crescimento no mundo.
Após o lançamento do Portal A12, o trabalho com redes sociais se intensificou ainda mais.
Além do Orkut, Facebook, Twitter e You Tube, os Blogs também ganharam força, se tornando mais uma opção de interatividade com os devotos de Nossa Senhora, os telespectadores da Rede Aparecida e os leitores da Editora Santuário.
A maioria dos programas da Tv de Nossa Senhora conta com um Blog próprio, onde fazem uma extensão do que é levado ao ar pela TV.
Em eventos específicos do Santuário são criados blogs especiais, como o da Festa da Padroeira, Romaria da Juventude, Arraiá Solidário e o da Semana Santa - que está no ar atualmente.
O hot site deste ano entrou no ar mais cedo, na Quarta-feira de Cinzas, fornecendo como conteúdo, subsídios de reflexão durante toda a Quaresma.
A novidade ficou por conta da incorporação de uma outra ferramenta de rede social: o Formspring, que permite ao internauta tirar suas dúvidas sobre o Tempo Litúrgico.

Através do uso das redes sociais, o Santuário visa estar cada vez mais próximo dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, acolhe os pedidos de oração por eles deixados, e os encaminha para o altar da Padroeira do Brasil e para a coroa de orações dedicada a Ela, no programa Terço de Aparecida, além de esclarecer dúvidas, fornecer informações, replicar alguns conteúdos do Portal A12 e levar uma palavra amiga aos católicos de todo o mundo.
Fonte: Portal A12