Redação Santuário Nacional
23 de março de 2011.
Há exatamente 5 anos, o americano Jack Dorsey publicou pela primeira uma mensagem de 140 caracteres em um microblog, que chamaria de Twitter.
Há exatamente 5 anos, o americano Jack Dorsey publicou pela primeira uma mensagem de 140 caracteres em um microblog, que chamaria de Twitter.
Mas, o boom desta rede social se deu em 2008, com a campanha política do então candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. No Brasil, o Twitter se tornou mais popular no ano seguinte.
Esta ferramenta de comunicação, somada a outras como Facebook, Orkut, Youtube e Blogs, vem se expandindo cada vez mais no Brasil e no mundo.
Em terras brasileiras, assim como na Índia, a mais utilizada ainda é o Orkut, fundado em 2004. Porém, é visível o crescimento do Facebook, que já é considerada a maior rede social do mundo. Em comparativos, se o Facebook fosse um país, seria o 4º maior do mundo. No Brasil, o número de usuários nos últimos seis meses aumentou de 2,4 milhões para 5 milhões.
Já os blogs, há tempos que deixaram de ser um diário e se tornou um meio de informação especificada em determinados assuntos. Em números, o Brasil é o segundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A Igreja
No ano 2000, o papa João Paulo II declarou que a Igreja precisava Evangelizar pelos meios de comunicação virtuais.
Atualmente, o papa Bento XVI fortalece esta idéia, e estes meios de comunicação já fazem parte da realidade da Igreja em seu trabalho de Evangelização. O Vaticano dispõe de uma conta Oficial no Twitter e recentemente, foi criada uma página oficial no Facebook, na qual os internautas poderão acompanhar todo o processo de beatificação do Papa João Paulo II.
A Igreja no Brasil também incorporou as redes sociais como forma de Evangelização. Diversas paróquias, dioceses e movimentos pastorais mantêm seus perfis nas diferentes ferramentas.
Santuário de Aparecida
No Santuário e nos demais membros do grupo que compõe o Portal A12.com (TV Aparecida, Rádio Aparecida, Editora Santuário e Missionários Redentoristas), o uso das redes sociais têm uma alta relevância.
Na Rede Aparecida, o primeiro perfil em redes sociais foi criado em 2008, com um canal no YouTube, objetivando divulgar os vídeos com as apresentações do Concurso Vozes da Igreja 2007. Hoje o canal contem mais de 3 mil vídeos e soma mais de 9,5 milhões de visualizações.
No Santuário Nacional, o ingresso às redes sociais veio no ano seguinte, em 2009, quando foi criado um perfil e uma comunidade no Orkut. Atualmente na mesma rede social, dispõe de 5 Perfis Oficiais e mais 2, da Campanha dos Devotos, além de mais uma comunidade Oficial, a Juventude da Mãe Aparecida.
Há cerca de um mês, o Santuário criou sua página oficial e seu segundo perfil no Facebook, uma vez que seu primeiro atingiu o número máximo de amigos – 5 mil. Na Rede Aparecida, os programas Sabor de Vida, Rota Musical, Tvendo e Aprendendo e Terra da Padroeira também ganharam recentemente uma página Oficial na rede social de maior crescimento no mundo.
Após o lançamento do Portal A12, o trabalho com redes sociais se intensificou ainda mais.
Além do Orkut, Facebook, Twitter e You Tube, os Blogs também ganharam força, se tornando mais uma opção de interatividade com os devotos de Nossa Senhora, os telespectadores da Rede Aparecida e os leitores da Editora Santuário.
A maioria dos programas da Tv de Nossa Senhora conta com um Blog próprio, onde fazem uma extensão do que é levado ao ar pela TV.
Em eventos específicos do Santuário são criados blogs especiais, como o da Festa da Padroeira, Romaria da Juventude, Arraiá Solidário e o da Semana Santa - que está no ar atualmente.
O hot site deste ano entrou no ar mais cedo, na Quarta-feira de Cinzas, fornecendo como conteúdo, subsídios de reflexão durante toda a Quaresma.
A novidade ficou por conta da incorporação de uma outra ferramenta de rede social: o Formspring, que permite ao internauta tirar suas dúvidas sobre o Tempo Litúrgico.
Através do uso das redes sociais, o Santuário visa estar cada vez mais próximo dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, acolhe os pedidos de oração por eles deixados, e os encaminha para o altar da Padroeira do Brasil e para a coroa de orações dedicada a Ela, no programa Terço de Aparecida, além de esclarecer dúvidas, fornecer informações, replicar alguns conteúdos do Portal A12 e levar uma palavra amiga aos católicos de todo o mundo.
Fonte: Portal A12