INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Encontro de comunicação em Teresina

O bispo de Picos (PI), dom Plínio José Luz da Silva, abriu na sexta-feira passada, 08/04, o Encontro de Comunicação do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí). Mais de 70 pessoas participaram do encontro, que se estendeu até domingo, 10/04.
Dom Plínio destacou a importância do encontro para o Regional e lembro o compromisso da Igreja com a comunicação.
“Queremos que nossa comunicação, a partir de nossa experiência de Igreja, chegue a todos os povos’, disse o bispo, que é o responsável pela comunicação no Regional. “Que nossa Igreja seja comunicadora da verdade, usando os meios [de comunicação social]”, finalizou.
O encontro debate o tema Comunicação e Evangelização. Os assessores da CNBB, Irmã Élide Fogolari (Setor de Comunicação Social) e padre Geraldo Martins Dias (Imprensa), fazem as conferências previstas para hoje. Amanhã, serão oferecidas cinco oficinas: comunicação e liturgia; rádio; produção de notícias; internet e técnicas de som no espaço litúrgico.

Memória

O padre Tony Batista, ao fazer breve relato sobre a comunicação no Regional, insistiu na importância desta cadeira na grade curricular dos futuros padres. “Os seminaristas hoje estão mais preocupados com a redá do paramento do que com a comunicação; mais com o rito do que com o que ele comunica”, lamentou o padre.
Segundo padre Batista, a Igreja de Teresina goza de muita credibilidade graças à sua presença na mídia. Desde 1962, a arquidiocese possui a Rádio Pioneira. “Nossa rádio sempre esteve em primeiro lugar em audiência e em credibilidade. O respeito pela Igreja de Teresina passa pela rádio Pioneira”, acentuou.
Padre Batista recordou também que Teresina foi a primeira diocese no Brasil a criar um vicariato da comunicação, seguida por São Paulo. “Hoje não temos mais o vicariato, mas um setor de comunicação”, esclarece.

Pascom

Este é o tema que os participantes discutem nesta manhã, com assessoria da Irmã Élide Fogolari. A assessora apresentou os conceitos de pastoral e de comunicação. Mostrou, ainda, o processo para a formação da Pastoral da Comunicação na paróquia.
Fonte: Site da CNBB