INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

Definida programação e data do 4º Mutirão de Comunicação do Regional NE2

Foi definida a programação e a data do 4º Mutirão de Comunicação (Muticom) do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). O evento discutirá o tema “Processos de Comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura” nos dias 28 a 30 de outubro, no Colégio Madalena Sofia, em Maceió (AL).

O evento tem por objetivo construir oportunidades de capacitação de agentes pastorais na utilização de técnicas de comunicação e ampliação de conhecimento sobre o pensamento da Igreja em relação à comunicação e ao uso dos meios para a evangelização. O Mutirão quer ainda provocar debates sobre temas relacionados com o mundo das comunicações e dos meios para criar oportunidades de capacitação de agentes pastorais, através de oficinas sobre o uso de técnicas e dos meios de comunicação.

Durante os três dias de encontro, o Mutirão deverá reunir as 21 dioceses do Regional Nordeste 2 e irá favorecer oportunidades para a troca de experiências e o encontro fraterno entre agentes pastorais. Logo na abertura do evento, no dia 28, à noite, haverá uma palestra com a abordagem do tema central do Muticom. Logo depois começam os debates com os participantes.

No dia 29, serão realizadas 15 oficinas temáticas, que ocorrerão simultaneamente, durante todo o dia, sobre os seguintes temas: Criação de webrádios, Produção de jornais digitais, Elaboração de projetos para captação de recursos, Marketing digital, Comunicação e liturgia na mídia, Pastoral da acolhida, Catequese digital, Cerimonial e organização de eventos, Planejamento de Publicidade e Propaganda, Pastoral da Comunicação, Produção de programas radiofônicos, entre outros.

Na manhã do dia 30, haverá oito seminários, das 9 às 11h, abordando os seguintes temas: Educomunicação, Mística do comunicador cristão, Aplicação do marketing político na Igreja Católica, Utilização de redes sociais em campanhas de evangelização, A influência da indústria cultural na sociedade, Comunicação integrada a serviço da Igreja Católica, Comunicação Regional, Comunicação e Cidadania. A meta da Equipe organizadora do 4º Mutirão é reunir 400 agentes pastorais, mediante inscrição, na qual cada um define a oficina e o seminário dos quais quer participar.
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Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais divulga tema do Dia Mundial das Comunicações 2011

Foi revelado no dia 29 de setembro de 2010, pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, no Vaticano, o tema para o 45º Dia Mundial das Comunicações 2011. “Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital” foi escolhido pelo papa Bento XVI, que deve divulgar o texto completo da mensagem no dia 24 de janeiro de 2011, na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Segundo o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em seu comunicado oficial à imprensa, a comunicação deve ser entendida e centrada na pessoa humana que está no coração de todos os processos comunicativos. “Mesmo em uma era que é amplamente dominada e, por vezes condicionadas, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua a ser essencial”.

O Pontifício Conselho pede que haja critérios baseados na verdade, principalmente pelos jornalistas católicos. “Para abordar a verdade e assumir a tarefa de compartilhar isso exige a ‘garantia’ de uma autenticidade de vida daqueles que trabalham na mídia, e especialmente dos jornalistas católicos, uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”.

Finalizando, o Pontifício Conselho pede a credibilidade na pessoa humana e não nas tecnologias. “A tecnologia, por si só, não pode estabelecer ou reforçar a credibilidade do comunicador, nem pode servir como uma fonte de valores que guia a comunicação. A verdade deve permanecer em um ponto firme e imutável de referência das novas mídias e o mundo digital, abrindo novos horizontes de informação e conhecimento”.
Fonte: site da CNBB