INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TELEVISÃO E INTERNET – Interação saudável?

Noutro dia li um artigo que dizia no seu título: “A internet já invadiu a televisão”. Isso é uma verdade. Basta acompanhar os diversos programas ao vivo ou não, que existem hoje em dia, em diversas redes de televisão, onde o(a) apresentador(a) de tempos em tempos, na maioria das vezes auxiliado (a) por um(a) assistente de palco, recebe e comenta e-mails recebidos durante o programa.

São opiniões, perguntas, comentários, dúvidas, etc, que são comentadas durante o programa e que tornou-se parte integrante dos mesmos, abrindo dessa forma, uma possibilidade muito grande de participação dos telespectadores, que interagem de forma efetiva com o apresentador(a) e às vezes sendo foco de discussões entre convidados do programa que participam ao vivo do mesmo.

E esse tipo de participação está presente em todo tipo de programa, seja de auditório, de entrevistas e até transmissões esportivas, principalmente futebol.

E a participação dos internautas não se limita apenas a e-mails, mas também usam o twitter, o facebook e outros.

Dessa forma pode-se ter uma interação que é muito interessante, não somente para o programa, que ganha em audiência, mas também para o próprio internauta, que pode tirar suas dúvidas na hora em que um determinado assunto está sendo discutido, dar opinião, questionar, tornando sua participação muito mais dinâmica que um mero espectador, como acontecia antigamente.

Podemos chamar a esses telespectadores internautas de “coadjuvantes virtuais”, pois fazem parte do programa, sem estarem presentes fisicamente neles.

O certo é que cada vez mais programas utilizam desse artifício dentro do seu planejamento, o que influencia sobremaneira também a que o seu público tenha e faça uso de seu computador, para, dessa forma, participar ativamente de sua apresentação.

Estão cada vez mais sendo utilizadas, as chamadas WEBTVs, que dependendo do tipo (ondemand e ao vivo) que estão engatinhando ainda, mas que tem grandes possibilidades para o futuro. Nelas, você pode assistir ao que quiser, escolhendo o programa de seu interesse, que já foi gravado anteriormente (ondemand) ou assiste ao vivo ao programa que estiver sendo transmitido naquele momento.

Existe ainda diversas outras possibilidades, tais como a gravação de programas e shows os mais diversos, baixados pelo computador, para serem assistidos quando você quiser e tiver vontade.

Hoje em dia já existem, aparelhos de televisão que vem com o computador embutido, ou podemos dizer ao contrário também, verdadeiros computadores que funcionam como aparelhos de televisão.

Acho, que essa interação é altamente saudável pois traz consigo, todas as possibilidades que acima mencionamos e com certeza trará diversas outras que ainda teremos a oportunidade de presenciar.

Outra grande vantagem dessa interação, é que existe uma maior possibilidade de se escolher os programas, vídeos, notícias etc que se desejar ver, excluindo assim programas indesejáveis.

Abre também, dessa forma, uma grande possibilidade e oportunidade para a nossa Igreja Católica, de também apresentar e divulgar a sua mensagem, ou seja, a Mensagem de Jesus Cristo. Mas, para tal, temos que nos preparar; isso significa, começarmos a produzir desde já programas e vídeos diversos sobre a Mensagem que queremos transmitir, com qualidade e criatividade, disponibilizando uma variedade de temas e assuntos de cunho cristão/católico para as mais variadas necessidades e anseios do público em geral. Abordando inclusive temas polêmicos e controversos, para os quais a nossa Igreja não pode simplesmente se ausentar da discussão, pois se nós nos escondermos do mundo, ele será dominado por aqueles que melhor apresentarem suas propostas, mesmo que sejam totalmente contrárias à nossa doutrina. Não podemos perder essa grande oportunidade de Evangelizar.

Por: José Vicente U.Campos

Fonte: PASCOM-PNSC