INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

Arquidiocese de Campinas lança revista COMMUNICARE



No último mês a Assessoria Arquidiocesana de Comunicação da Arquidiocese de Campinas lançou a revista COMMUNICARE com os principais projetos e ações de Comunicação Social presente na Igreja Diocesana de Campinas. Iluminada pelos apontamentos do 7º Plano de Pastoral Orgânica a equipe de comunicação resgata a história do setor, descreve a experiência e os envolvidos em cada setor e, aponta caminhos e anseios para os próximos anos. Ainda, nela temos testemunhos de amigos da diocese, padres e bispos, a mensagem do Papa e os apontamentos da CNBB. Foram enviados exemplares impressos para todas as paróquias, suas equipes de Pascom, padres e para todos os bispos do Brasil.
Confira a versão digital:
Myebook - Communicare - 01 - Abril de 2011 - cliue aqui para abrir
A comunicação faz parte essencial do modo de ser e agir da Igreja, porque sua missão mesma é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos. Podemos definir a evangelização como serviço de comunicação da Boa Nova do Reino de Deus ao mundo.
Desde que Jesus enviou os apóstolos em missão, de muitas formas, a Igreja viveu e vive de comunicar, mesmo sem ter outros meios que não sejam a voz dos seus filhos, pastores e missionários e o testemunho da vida pessoal de todos eles. O púlpito e a homilia feita nas celebrações litúrgicas sempre foram e continuam a ser importantíssimos lugares de comunicação. Sem medo de errar, podemos afirmar que a Igreja é, por sua própria natureza, uma comunidade de comunicação.
Tanto mais isso é importante em nossos dias, quando há tão numerosos e maravilhosos Meios de Comunicação Social, criados pelo gênio humano (Concílio Vaticano II, Inter mirifica); esses podem contribuir muito para uma ação evangelizadora ainda mais eficaz e a Igreja não pode deixar de fazer recurso a eles para difundir a Palavra da Salvação de formas novas e nos areópagos mais diversos. Em sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, de 2010, o papa Bento XVI pediu que os sacerdotes usassem mais, e usem bem, os meios eletrônicos, como a Internet, para ampliar as possibilidades de evangelização.
Olhemos mais atentamente para a nossa igreja diocesana: ela possui vários Meios de Comunicação Social, como a revista “A Tribuna”, o Boletim “Linha Direta”, o programa de rádio “Povo de Deus” e os websites da Arquidiocese reunidos no Portal www.arquidiocesecampinas.com. É claro que, em Campinas e região, esses não são os únicos Meios de Comunicação Social ligados à Igreja: inúmeros websites, jornais e boletins de paróquias, comunidades, movimentos, pastorais, grupos, colégios e escolas católicas também prestam seu serviço à vida e à missão da Igreja.
Levando em conta tudo isso, o sétimo Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese destacou no capítulo “Igreja que se Renova” a proposta “Evangelização pela comunicação”: “A revolução tecnológica e os processos de globalização formatam o mundo atual como grande cultura midiática. Isso implica uma capacidade para reconhecer as novas linguagens, que podem favorecer maior humanização global. Essas novas linguagens configuram um elemento articulador das mudanças na sociedade (Documento de Aparecida, 484). A partir dessa nova realidade, somos impelidos a garantir a clareza e o dinamismo no processo de comunicação eclesial, bem como rever a política de integração e diálogo com a sociedade civil, reforçando a presença pública da Igreja.” Ainda, indicou os objetivos específicos: unificar as estruturas de comunicação que já existem; promover o uso profissional e consciente dos meios de comunicação; criar uma rede capaz de unificar e dinamizar a transmissão de dados entre as diversas instâncias da Arquidiocese; dinamizar o uso da internet para a difusão de conteúdo formativo e, valorizar a Pastoral da Comunicação.
Desta forma, procurando contribuir com o processo pastoral que vive toda a Arquidiocese de Campinas apresentamos este material institucional –COMMUNICARE – com o rosto, mãos, pés e muita disposição da nova Assessoria Arquidiocesana de Comunicação, a ASSCOM. Deus nos abençoe e fortaleça no ministério da Igreja, comunidade de comunicação. A Virgem Imaculada ampare nossos passos.
Padre Rodrigo Catini Flaibam – Assessor Arquidiocesano
ASSCOM – Assessoria Arquidiocesana de Comunicação

Fonte: Arquidiocese de Campinas (SP)