INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vaticano inaugura em 29.06.2011, o “News.va.” e reafirma sua missão evangelizadora através da WEB.

No dia 29 de junho de 2011, será inaugurado o News.va.
O primeiro a “navegá-lo” será Bento XVI: nesta terça-feira à tarde, depois de recitar as vésperas para a festa dos santos Pedro e Paulo, o pontífice tomará nas mãos um computador em formato tablet e irá explorar o novo portal multimidiático de informação doVaticano, www.news.va.
O site irá agregar os conteúdos textuais e de áudio e vídeo de todos os meios da Santa Sé: do jornal L’Osservatore Romano à Rádio do Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano às suas duas agências, o Serviço de Informação do Vaticano e a Fides, ligada à Congregação para a Evangelização dos Povos, até aos comunicados da Sala de Imprensa do Vaticano.
Para o público em geral, o portal estará online no dia seguinte, 29 de junho, festa dos santos Pedro e Paulo e 60º aniversário de sacerdócio do Papa Ratzinger.
Uma decisão não casual: “É nosso desejo – disse Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, apresentando o projeto aos jornalistas, hoje, no Vaticano – que essa importante iniciativa da Santa Sé no campo comunicativo seja uma homenagem e, muito mais do que isso, a expressão da nossa fidelidade e dedicação ao Santo Padre”.
Na verdade, confessou Celli, a esperança é de que o site pode ser acessado já a partir desta terça-feira à tarde. O que é certo é que a “inauguração” papal será gravada pelas câmeras do Centro Televisivo Vaticano e estará online “o mais rápido possível”.
O portal, explicou, será atualizado três vezes por dia: “No news.va, será possível encontrar as principais notícias impressas ou transmitidas por outros meios vaticanos. Trata-se, portanto, de um portal multimidiático que permitirá que o visitante acesse imediatamente as principais notícias”.
O ministro das comunicações do Vaticano destacou que o news.va terá “uma linha editorial específica”, mas fará referência ao que já tenha sido escrito ou comunicado pelos outros meios que, indicou, “irão conservar a sua autonomia e identidade”. Caberá ao seu dicastério a tarefa de coordenar a prioridade das notícias sobre o novo site, de acordo com as instruções que venham das diversas publicações.
Não desaparecerá, naturalmente, o portal “oficial” do Vaticano, www.vatican.va, que “conservará intacto, ou melhor, potencializada, a missão confiada a ele de pôr online o Magistério – nas suas diversas formas – do Santo Padre”.
O portal multimidiático de informações do Vaticano não será especificamente um site da Web 2.0, isto é, aberto a comentários e à interação social dos usuários. O seu desenvolvimento, no entanto, foi acompanhado pela abertura de uma página no Facebook e de uma conta no Twitter, nas quais será possível compartilhar e comentar os conteúdos.
“O portal – disse o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa, da Rádio do Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano – pretende-se tornar um pouco a vitrine por meio da qual se torne fácil ao público acessar”os conteúdos dos meios de comunicação Vaticanos. Será uma “aventura e um desafio interessantes”, acrescentou: “Vamos ver se conseguiremos realmente” não os sobrepor ou fazer “concorrência de modo negativo, mas, ao contrário, potencializar a colaboração”.
Para Giovanni Maria Vian, diretor do L’Osservatore Romano, o news.va “não é uma nova publicação” e é significativo que tenha nascido com o apoio de Bento XVI, apesar dos “estereótipos” que o representam como “pouco sensível aos novos instrumentos de comunicação social”.

Para os primeiros meses, o news.va estará só em duas línguas, italiano e inglês, embora, depois do verão europeu, antecipou Dom Celli, “teremos um primeiro redesenho do site e a abertura de pelo menos uma outra língua, talvez em espanhol”. No futuro, o objetivo é acrescentar também as versões em francês, português e alemão.
Fonte: Artigo reproduzido do Blog Carmadélio