INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EBC volta atrás sobre programas religiosos na TV Brasil

Na quarta-feira, 23 de novembro, a presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ima Célia Guimarães Vieira, assinou a Resolução 3/2011, que dispõe sobre os programas de cunho religioso nos veículos da EBC.
De acordo com o documento, “os efeitos da resolução anterior”, de retirar os programas religiosos do ar, “ficam suspensos” e se estabelece a criação de um “Grupo Consultivo para estudo e elaboração da proposta de faixa de programação religiosa”.
— Esta resolução da EBC volta atrás na decisão inicial, que suprimia os programas religiosos da grade da programação da TV Brasil. E, agora, eles entendem que a grade religiosa deve ser ampliada e não mais suprimida, o que era exatamente o objetivo da Arquidiocese inicialmente, quando propôs uma ação judicial. Verificou-se, de fato, que o programa da Arquidiocese que está no ar há décadas é um serviço colocado à disposição da sociedade, que deve ser mantido, não só mantido como também ampliado. Então, por esse aspecto, nós entendemos que o Conselho Curador da EBC foi bastante perspicaz, sobretudo porque eles entenderam que a EBC é uma TV pública, que deve atender aos objetivos da sociedade, com serviços colocados à disposição da sociedade, destacou a advogada da Arquidiocese do Rio Claudine Milone.
O que diz a Resolução
A resolução atual considera a “impossibilidade de se proceder à transição dos atuais programas religiosos”, já que a Arquidiocese do Rio de Janeiro, após entrar com uma ação junto à Justiça Federal de Brasília, conseguiu que o juiz da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, João Luiz de Souza, concedesse, em 20 de setembro deste ano, liminar garantindo a transmissão dos programas “A Santa Missa” e “Palavras de Vida”.
O documento afirma que desta impossibilidade “decorreu prejuízo na compreensão, por parte da sociedade, das intenções e objetivos de se promover maior pluralidade na programação religiosa” e que esta lacuna “pode levar a interpretações opostas às intenções” da EBC.
Embora a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) tenha enviado ofício à EBC condenando a decisão do Conselho Curador do órgão de suspender a veiculação dos programas religiosos em suas emissoras de rádio e TV, após a audiência pública sobre o assunto, em 29 de setembro, a resolução atual cita apenas que a proposta da EBC “não foi considerada adequada e suficiente pelas câmaras de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente; e de Cidadania e Direitos Humanos”.
No entanto, a nova resolução considera “ser desejável a ampliação do diálogo com todos os setores da sociedade para garantir a ampla compreensão dos objetivos da Resolução aprovada pelo órgão, qual seja, a inclusão de todas as manifestações de fé presentes em nossa cultura”.
— O Conselho Curador finalmente entendeu que não é uma questão de programação de uma única religião e sim de acesso à sociedade de uma grade religiosa, um serviço religioso colocado à disposição do público, comemorou Claudine.
Agora, a presidência do Conselho Curador terá que indicar, dentro de 15 dias contados da data da Resolução, membros para comporem o Grupo Consultivo, que, após a data de sua instituição, contará com o prazo de até 120 dias para elaborar e encaminhar ao Conselho Curador a proposta para a nova grade religiosa. De acordo com o documento, neste período será realizada nova audiência pública.
Para o diretor dos programas católicos na TV Brasil, padre Dionel Amaral, é importante, neste momento, agradecer a Deus porque ele atendeu às preces dos fiéis que contam com o apoio espiritual dos programas veiculados pela TV Brasil.
— Tive essa grata surpresa, felicíssima surpresa. (...) A importância dessa decisão é que também a graça de Deus atingiu os corações deste Conselho, já que nós, em todas as missas, o colocamos em nossas orações. A graça de Deus prevaleceu e o Conselho Curador a aceitou, de forma que os fiéis não sejam privados desse trabalho espiritual, que é um conforto para todos aqueles que acreditam em Deus, festejou o sacerdote.