INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 31 de março de 2014

VATICANO LANÇA PLATAFORMA DIGITAL PARA COBERTURA DA CANONIZAÇÃO DOS PAPAS JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII

Cidade do Vaticano, 31 mar (EFE).- O Vaticano anunciou nesta segunda-feira a criação de uma ampla e articulada plataforma digital para informar a todos os fiéis e peregrinos sobre o grande evento dos canonizações dos papas João Paulo II e João XXIII no dia 27 de abril.
O Vaticano adotou há alguns anos as novas tecnologias e as redes sociais como uma das melhores maneiras de comunicar e, portanto, não pouparam em mídia para a cerimônia, que deve atrair a Roma centenas de milhares de fiéis.
O Vaticano informou hoje que criou um site e um aplicativo para celulares e tablets só para essa ocasião, com o objetivo de 'oferecer a peregrinos e fiéis a possibilidade de acessar notícias e informações úteis sobre as celebrações, mas também às reflexões espirituais relativas à vida e o magistério de ambos os papas'.
O portal oficial do evento já está no ar no endereço 2papisanti.org, e está disponível em cinco idiomas (italiano, inglês, francês, espanhol e polonês).
Nele, o público encontrará notícias, eventos e outras informações, além de material biográfico, vídeos e fotografias dos dois pontífices.
O projeto digital informou o Vaticano foi criado por um grupo de estudantes de Ciências da Comunicação da universidade católica LUMSA de Roma.
Além do site, os alunos lançaram uma página no Facebook (2popesaints), uma conta no Twitter e no Instagram (@2popesaitns e 2popesaints, respectivamente) e também um canal de vídeo no YouTube.
O papa Francisco convidou o pontífice emérito Bento XVI às canonizações de João Paulo II e de João XXIII, que acontecerão no dia 27 de abril na Praça de São Pedro, mas a presença de Bento XVI ainda não foi confirmada.
 
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Fonte: msn notícias

domingo, 30 de março de 2014

PASCOM LANÇA HOTSITE SOBRE ENCONTRO NACIONAL


Os comunicadores que irão participar do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), a partir de agora, podem acompanhar toda a preparação do evento por meio de um hotsite. A página está no ar e foi lançada com o objetivo de oferecer informações aos interessados, como a programação, inscrições, local de hospedagem, trajeto etc.
Os internautas têm ainda a oportunidade de conhecer os conferencistas internacionais e nacionais que estarão no evento. O hotsite apresenta um layout moderno e com fácil navegação pelos conteúdos e galerias.
De acordo com o assessor da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), padre Clóvis Andrade de Melo, o hotsite foi desenvolvido com a proposta de valorizar as informações do encontro. “É um espaço por meio do qual os comunicadores podem tirar suas dúvidas e acompanhar toda a preparação. Queremos que o evento seja um momento de comunhão e partilha entre os participantes”, disse.
Padre Clóvis comenta que, em breve, a página possibilitará a interação entre os participantes para troca de experiências das diferentes formas de fazer comunicação na Igreja no Brasil.
 
Cultura e tecnologias
 
O Encontro Nacional da Pascom nasceu com o objetivo de articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil. Este ano, o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” será refletido nos seminários e painéis com a presença de pesquisadores da comunicação. Estão confirmados como palestrantes o padre jesuíta, Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, e Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), entre outros especialistas.
O evento acontece de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP). As inscrições estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. São esperados aproximadamente 700 participantes.
 
 
Fonte: CNBB

sábado, 22 de março de 2014

PAPA FRANCISCO NÃO TERÁ PERFIL NO FACEBOOK, PELO MENOS POR ENQUANTO

 

No Vaticano, por enquanto, decidiram arquivar a hipótese principalmente pelas dificuldades com relação ao controle de materiais impróprios.
 
O Papa Francisco não terá um perfil próprio no Facebook, pelo menos por enquanto.
 
Foi o que explicaram fontes oficiais da Santa Sé à agência Ansa, depois que rumores da imprensa davam como iminente o desembarque do pontífice na conhecida rede social digital.
O Vaticano estava estudando a possibilidade de criar um perfil para o papa, como fizera com o Twitter mas, depois de uma atenta análise por parte da Cúria Romana e dos especialistas encarregados, chegou-se à conclusão de não fazer nada por enquanto.
Durante a operação dos escritórios técnicos do Vaticano, teriam surgido muitas dificuldades práticas, especialmente com relação ao controle de materiais impróprios. A equipe de cientistas da computação encarregados de seguir o procedimento teria evidenciado que seria muito difícil impedir uma eventual tentativa de publicação no perfil de mensagens e conteúdos ofensivos ou impróprios pelos usuários da rede.
 
Impulso ao perfil do Twitter
 
Por razões de oportunidade, portanto, os órgãos de comunicação do Vaticano, por enquanto, decidiram arquivar a hipótese do papa no Facebook. A comunicação online do Papa Francisco, porém, continuará se centrando no perfil do Twitter, @Pontifex, que, nas várias línguas, conta com mais de 12 milhões de seguidores.
 
Além disso, a rede ama o Papa Francisco, que, além do grande número de seguidores registrado no Twitter, também foi o personagem do ano para a internet e é quem tem o maior número de buscas mensais no Google.
 
Reprodução de matéria postada por blog Carmadélio em 15/03/2014

sexta-feira, 21 de março de 2014

PRÊMIOS "MARGARIDAS DE PRATA" DE COMUNICAÇÃO

Entrega dos prêmios "MARGARIDAS DE PRATA" aos ganhadores do Prêmio de Comunicação da CNBB - Edição 2014 - será em 01 de maio de 2014
 
 
 
Entre os mais de 50 trabalhos inscritos na edição 2014 dos Prêmios de Comunicação da CNBB, 15 obras foram selecionadas. Na categoria em que participam, os veículos receberão os troféus Margarida de Prata para o cinema, Clara de Assis para a televisão, Dom Helder Câmara para a imprensa e Microfone de Prata para o rádio. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 1º de maio, durante a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP).
A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari, comenta que a qualidade dos trabalhos que concorreram aos prêmios superou as expectativas. De acordo com a religiosa, a premiação vem cumprindo seu papel de incentivar a comunicação à serviço da vida e a promoção dos valores cristãos.
“Ao anunciar os vencedores, queremos renovar nossos agradecimentos pela participação de todos. Nos chamou atenção, mais uma vez, a qualidade dos trabalhos inscritos, prova do quanto podemos contar com profissionais trabalhando sério por uma comunicação pautada nos valores humanos, cristãos e éticos, base de uma sociedade democrática e cidadã”, destacou.
 
Selecionados

As produções foram avaliadas por um júri constituído por profissionais e pesquisadores nas respectivas áreas. Os trabalhos escolhidos tratam de temas atuais como a pobreza, juventude, fé, questões sociais, povos indígenas, tráfico de pessoas, entre outros.
Em carta enviada aos participantes, assinada pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa, a CNBB agradeceu a todos que enviaram suas produções, motivando para que os veículos prossigam no compromisso com a comunicação cidadã.
 
Confira os ganhadores
 
1. Margarida de Prata – a) Revelando Sebastião Salgado, documentário de Betse de Paula; b) Por uma questão de justiça, os advogados contra ditadura, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) Às claras, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) Remoção, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.
 
2. Clara de Assis – a) reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede Globo b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.
 
3. Dom Helder Câmara de Imprensa – a) a reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando Geronazzo de Souza, publicado na Revista Família Cristã; b) reportagem Excluídos – Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior, do Jornal Diário do Nordeste e c) reportagem Especial – Jornada Mundial da Juventude, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, do Jornal da PUC-Rio.
 
4. Microfone de Prata – a) categoria entretenimento, Programa - Faixa Neojiba, da Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador - b) categoria jornalismo, Jornal Primeira Hora Rádio, da rádio Rio Mar da Arquidiocese de Manaus; c) categoria religioso, - Sala Franciscana, da Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo, d) menção honrosa, Bíblia Deus com a Gente, da Paulinas Rádio.
 
Reconhecimento
 
Completando 46 anos, o prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos. Foi criado em 1967 e já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens e menções especiais. Para o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e crítico de cinema, Miguel Pereira, os trabalhos selecionados na edição deste ano "têm em comum um olhar generoso sobre os homens e as crenças". 
 

Matéria reproduzida do site da CNBB

quinta-feira, 20 de março de 2014

PAPA LANÇA DESAFIO PARA O MUNDO DE HOJE

"Papa lança um desafio para o mundo de hoje", afirma diretora da revista TIME
 
 
A revista norte-americana Time escolhe a pessoa do ano (até 1999, era o “Homem do Ano”) desde 1927 – o primeiro foi Charles Lindbergh –, mas Jorge Mario Bergoglio é apenas o terceiro papa a ter sido agraciado com o título.Francisco foi precedido por João XXIII em 1962, às vésperas do Concílio Vaticano II, e por João Paulo II em 1994, quando ambos tinham ao menos três anos de pontificado sobre os ombros.
Para escolher o novo pontífice como “person of the year”, a diretora da Time, Nancy Gibbs (a primeira mulher à frente da histórica revista), precisou de apenas nove meses. É justamente a novidade da personalidade e do estilo de Francisco, explica Gibbs, o modo pelo qual ele fez “sentir imediatamente a sua presença na Igreja e no mundo” que impressionou o comitê que decide a quem atribuir a mais vendida e a mais vista capa da Time do ano.
 
Como funciona o processo de escolha da pessoa do ano?
 
É um processo democrático até quase no fim, quando a decisão cabe ao diretor. A partir de novembro, eu começo a receber as nomeações dos correspondentes e dos leitores, e o discuto com os redatores-chefe. É um processo que dura semanas, até meados de dezembro.
 
O que você busca na pessoa que recebe o título?
 
A definição clássica é “a pessoa que teve a maior influência sobre a sociedade no ano passado”. Nem sempre em sentido positivo.
 
E o que faz surgir o nome de Francisco?
 
O seu próprio nome, para começar. Tão simbólico do seu estilo pastoral. Na escolha, buscamos sempre um equilíbrio entre poder institucional e poder individual. Nesse caso, tínhamos pela frente um homem com enorme poder, mas que o exerce a partir de baixo, a partir do seu contato com as pessoas. Uma pessoa que tem uma posição de imensa influência, mas que se apresenta com grande humildade. E a combinação não é artificial, mas absolutamente genuína e crível.
 
A redação conhecia Bergoglio antes da sua eleição a papa?
 
Bem pouco, e isso é significativo. O novo papa deu tanta esperança para tantas pessoas em tão pouco tempo de um modo que ninguém mais soube fazer. Ficamos impressionados com a velocidade com a qual ele capturou a imaginação de milhões de pessoas. Em poucos meses, Francisco colocou novamente no primeiro lugar a missão consoladora da Igreja, a imagem da Igreja como refúgio em um mundo impiedoso. É um papa pastor, no sentido da parábola do bom pastor, que deixa 99 ovelhas segura protegidas para ir buscar a ovelha perdida. Isso por si só lhe valeu o título.
 
Pesou o fato de ele não ser um papa europeu?
 
Francisco é o primeiro papa do novo mundo. E esse é um evento histórico. Além disso, ele foi eleito em um momento em que a Igreja precisava renovar a sua energia, e ele soube infundir um incrível carisma que parece vir do nada. Ele tem 77 anos, mas reza missa para os imigrantes, lava os pés dos presos, repete que quer uma Igreja como um hospital de campanha e se alia com os que estão sozinhos.
 
A redação da Time levou em consideração o impacto da presença de Francisco sobre o resto do mundo ou só sobre os católicos?
 
Francisco se preocupa com os pobres, católicos ou não. Muitas coisas que ele disse e fez emocionaram muitas pessoas, de todas as fés. Ficamos impressionados como o papa rapidamente trouxe de novo à tona os temas da desigualdade, da pobreza e da globalização. São debates que já estávamos tendo como nação e como comunidade internacional. Mas faltava uma figura que se colocasse à frente dessa conversa global. O papa se tornou essa figura. Ele lançou um desafio para enfrentar os problemas do mundo contemporâneo, imitando Jesus Cristo. E poderia, assim, ter encontrado o modo de desvincular a Igreja Católica das guerras de cultura do século XX. Em um tempo muito curto, ela mudou a percepção mundial de uma instituição com 2.000 anos de história.
 
Foi uma escolha difícil essa de 2013?
 
Foi um ano particularmente interessante para a escolha. Não havia muitos candidatos óbvios. Quatro das cinco personalidades que havíamos selecionado eram desconhecidas a nós apenas um ano antes. Isso demonstra o quão rapidamente o poder muda de mãos nestes tempos.
 
 Elena Molinari, publicada no jornal Avvenire,
Reprodução de matéria postada por blog Carmadélio em 18/03/2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

BILL GATES, FUNDADOR DA MICROSOFT, EDUCA SEUS FILHOS NA FÉ CATÓLICA

 
 
Em uma entrevista recente com a revista Rolling Stone, Bill Gates , fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, fala sobre assistir a uma Igreja Católica. Gates conversou sobre como ele e sua esposa Melinda educam seus filhos na fé católica, sobre a forma como a fé e a moral religiosa inspira suas obras de caridade.
“Os sistemas morais da religião, eu acho, são superimportante. Criamos nossos filhos de uma forma religiosa, eles foram para a igreja católica que Melinda vai e eu participo . Eu tenho muita sorte, e, portanto, eu devo isso para tentar reduzir a desigualdade no mundo. E isso é um tipo de crença religiosa. Quero dizer, é, no mínimo, uma crença moral. “Disse à Rolling Stone quando perguntado se sua valorização da religião tem evoluído ao longo do tempo.
Quando perguntado diretamente se ele acredita em Deus, Gates respondeu: “Eu concordo com pessoas como Richard Dawkins que a humanidade sentiu a necessidade de criação de mitos. Realmente, comecei a entender que a doença e o tempo e coisas do tipo, faz buscarmos explicações falsas para eles. Agora a ciência preencheu algumas perguntas desta esfera – não todas – que a religião usa para preencher. Mas o mistério e a beleza do mundo é esmagadoramente incrível, e não há nenhuma explicação científica de como isso surgiu. Dizer que isto foi gerado por números aleatórios, que não parecem, você sabe, uma espécie de visão pouco caridosa [risos]. Acho que faz sentido acreditar em Deus, mas exatamente quais decisões em sua vida você faz diferente por causa disso, eu não sei. ”
Gates desceu do seu papel ativo na Microsoft em 2000 para se concentrar mais em obras de caridade, através da “Fundação Bill & Melinda Gates”. A organização se concentra em saúde e saneamento nos países em desenvolvimento e projetos educacionais nos EUA, Enquanto a fundação é uma das maiores instituições de caridade privadas do mundo, sua promoção de contraceptivos e aborto, especialmente na África, estão em total desacordo com Doutrina Social da Igreja.
Tradução de: http://www.ucatholic.com/blog/bill-gates-and-family-goes-to-catholic-church-it-makes-sense-to-believe-in-god/
 
Fonte: Jesus, o bom pastor.
Postado por Blog Carmadélio em 19/03/2014