INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 25 de junho de 2014

OS PADRES E AS FREIRAS NO FACEBOOK

Quantos sacerdotes, religiosos e seminaristas têm um perfil no Facebook? Churchbook responde a essa pergunta. La presenza dei consacrati nei social network (“Churchbook, a presença dos consagrados nas redes sociais"), um estudo da Universidade Católica de Milão e da Universidade de Perugia, em colaboração com a WeCA (Associação de Webmaster católicos italianos).
O estudo centra-se na Itália e dele emergem dados interessantes sobre a localização e quantidade de usuários de Facebook em quanto pessoas consagradas: 20% de todos os sacerdotes e religiosos (as), bem como um 59,7% dos seminaristas têm um perfil. A estatística confirma uma forte presença de consagrados na Web. No que diz respeito aos religiosos e religiosas, de acordo com um artigo publicado no L' Osservatore Romano (cf. Per educarsi alla vita santa di Gesù, 12.01.2012 , p 7), na Itália há mais de 140.000 religiosos: 18.000 religiosos e 122.000 religiosas, um 16% do total de religiosos a nível mundial.
"Churchbook' revela outros dados interessantes: entre o clero diocesano, somente o 17,9 % têm um perfil no Facebook, enquanto que no clero religioso sobe para um 20,4% (um percentual elevado em comparação com a média geral italiana). Outra diferença notável é que os religiosos homens têm uma maior presença no Facebook (20,4%) do que as religiosas (9,3%).
Analisando os posts publicados no Facebook por idade, adverte-se que os sacerdotes mais velhos tendem a usar menos os seus perfis, enquanto o mais novos são mais ativos (a fase de idade entre o 18 e 32 anos entra diariamente no Facebook em um 19,5% e semanal ou mensalmente em um 74,2%; a taxa de ingresso entre os maiores de 70 anos é de 4,8% ao dia e 52,9% semanal ou mensal). Da mesma forma, tanto os sacerdotes mais jovens como os seminaristas têm mais "amigos" no Facebook, em comparação com os sacerdotes mais velhos.
Os seminários italianos com o maior número percentual de seminaristas no Facebook são Siracusa (83,2%) , Molfetta (70,7%), Pádua (70%), Anagni (58%), Florença (56,6%), Brescia (53,3%), Turim (46,7%), Catanzaro (45,3 %) e Assis (35,7%).
As Igrejas locais italianas com o maior número de sacerdotes diocesanos no Facebook são Nápoles (26,1%), Siracusa (25,9%), Perugia (22,1%), Brindis (20,6%), Roma (19, 7%), Macerata (16,9%), Milão (15,3 %), Pádua (14,9 %), Tempio Ampurias (13,5 %) e Tortona (12,9 %).
"Churchbook" estudou durante 11 meses (de março de 2011 a fevereiro de 2012) e os resultados vão em duas linhas: a criação de um mapa estatístico que evidencia a presença na rede de pessoas consagradas – que é o que se deu a conhecer até agora – e um aprofundamento quantitativo e qualitativo que permitirá conhecer as motivações que levam sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas a utilizar a rede social mais famosa do mundo e o tipo de uso que fazem. Esta parte ainda está em elaboração.
Até agora, um dos melhores estudos sobre sacerdote-tecnologias da informação e da comunicação foi o informe mundial PICTURE (Priests'ICT Use in their Religious Experience). A investigação, cujos resultados foram publicados em maio de 2010, oferece "uma imagem de quais são as atividades religiosas online desenvolvidas por sacerdotes católicos e quais são suas atitudes em relação às tecnologias digitais".

Os cinco pontos principais do PICTURE fornecem interessantes dados sobre 1) a freqüência de uso e propriedade das TIC, 2) como ajudam nas atividades principais da missão sacerdotal, 3) uso para a formação, 4) inculturação da fé e 5) comunicação e socialização no "continente digital". A conclusão do estudo é de especial valor, uma vez que esta é a primeira investigação de escala e alcance global sobre sacerdócio e  TIC: "O 41% dos ePriest em todo o mundo considera muito positivo o fato de que o uso das tecnologias digitais melhorou a forma como realizam sua missão sacerdotal; 46,2% tem uma visão moderada sobre o assunto e apenas 12,2 % têm uma percepção negativa”. E acrescenta a conclusão: "enquanto que o 17,5% dos e-Priestconcordam plenamente com o fato de que "os perigos da tecnologia são maiores do que as oportunidades que oferece", o 38,2% discordam com esta afirmação. Embora "Churchbook" esteja circunscrito à Itália, é um bom reflexo do que acontece na Europa. (Trad.TS)


(04 de Junho de 2014) © Innovative Media Inc.
Fonte: Zenit