“ Nós somos como jornalistas anunciadores do mundo novo, de um novo céu e uma nova terra ”, disse o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, aos 54 profissionais que atuam em assessorias de imprensa das dioceses, regionais, pastorais e organismos da Conferência, reunidos em Brasília, de 12 a 14 de setembro.
Dom Leonardo acolheu os participantes da sétima edição do Encontro de Jornalistas, conduziu o momento de espiritualidade e falou sobre a missão e o serviço dos assessores de imprensa. “O que deve nos inquietar é que muitas pessoas ainda não experimentaram a alegria do Evangelho”, disse o bispo ao recordar as palavras do papa Francisco.
Durante o encontro, os jornalistas vindos de 13 estados e do Distrito Federal integraram-se, partilharam experiências e refletiram sobre questões relacionadas à Assessoria de Imprensa.

Na mesa redonda sobre “A visibilidade da Igreja na mídia a partir do papa Francisco”, Gerson Camarotti disse que a escolha de Jorge Mario Bergoglio como papa tem transformado a cobertura da imprensa sobre a Igreja. “Francisco não procura a mídia, ele se expressa naturalmente e, assim, se torna notícia. Ele (o papa) transforma a comunicação da Igreja com sua simplicidade, trazendo para o mundo essa parte latino-americana”, ressaltou. Para Camarotti, o mundo está surpreso com a simplicidade, a comunicação direta, a abertura de Francisco. “Dizer que não quer viver nos aposentos e sim na comunidade, comer entre os demais funcionários, andar no carro simples. Isso vira notícia porque a maior parte do mundo não está acostumada, ainda estão descobrindo esse lado da nossa igreja latino-americana”, afirmou.
Por sua vez, o professor Luiz Martins falou sobre a importância do co-agendamento da mídia, por meio do qual a mídia pauta a sociedade e vice-versa. Luiz Martins destacou a necessidade de haver uma relação de co-participação, de parceria, entre a imprensa e a sociedade. Falou ainda sobre a abordagem positiva dos assuntos.
Camarotti e Luiz Martins chamaram a atenção para o papel do jornalista como mediador e como profissional que trabalha em busca da verdade. Para eles, a verdade deve conduzir o cotidiano dos jornalistas.
Estratégias de Comunicação e redes sociais

Jorge Duarte, organizador do livro “Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia”, falou sobre “estratégias de comunicação em assessoria de imprensa”. Para ele, não basta fazer comunicação, mas sim comunicação estratégica. Isto porque a informação e a comunicação existem há milhares de anos. “O que faz falta é a comunicação profissional, a comunicação estratégica para certo fim”, explicou aos participantes. Segundo o jornalista, é preciso saber quais os propósitos da comunicação.
Também esteve em pauta o gerenciamento de redes sociais, abordado pelo professor de marketing, Nelson Leoni; pela jornalista Andrea Lopes e pelo professor Robson Dias. Os profissionais apresentaram dados sobre as mídias sociais no Brasil e no mundo, falaram sobre os desafios e apontaram caminhos para a área. Como exemplo, expuseram fotos da época da eleição do papa Bento XVI, em 2005, e do papa Francisco, em 2013.
Fonte: CNBB