INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ABERTURA PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO


Vivemos num contexto histórico onde as novas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, particularmente a internet, deixando de ser simplesmente um instrumental para se tornar também um espaço existencial onde se compartilha experiências humanas, sobretudo através das redes sociais. O Papa Bento XVI afirmou que o chamado “ambiente digital não é um mundo virtual, mas é parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos jovens.” Em outra ocasião ele também disse que “o desenvolvimento das redes sociais é muito ambicioso: as pessoas pretendem não só construir relações, encontrar amizade, obter respostas para suas perguntas, divertir-se etc, mas é também sentir-se estimuladas intelectualmente e compartilhar competências e conhecimentos”. Na sua mensagem para a Jornada de Comunicação de 2011, o mesmo pontífice declarou que “quando as pessoas se intercambiam informações, participam já de uma codivisão de si mesmas, de uma visão do mundo, de suas esperanças, de seus ideais...” Atualmente o Papa Francisco, numa recente mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações de 2014, definiu o poder das novas mídias como “proximidade”, pois é preciso observar bem como o significado mesmo de “próximo” evolui precisamente por causa das redes que eliminam as barreiras do espaço e do tempo.”Ele tem afirmado categoricamente que ”a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos, sendo isto algo bom, um dom de Deus”.
Prescindindo de alguns aspectos negativos e preocupantes existentes nas redes sociais, sobretudo do mal uso para divulgar, difamar e ofender a dignidade das pessoas, quebrando a privacidade e difundindo superficialidades, temos que ter a capacidade de ver os aspectos positivos destas novas tecnologias, tidas hoje como um espaço antropológico que, quando bem conhecido e utilizado, pode se constituir um meio eficaz para expor as ideias, construir novas relações, ser pontes de solidariedade, compartilhar preocupações, denunciar situações de injustiça e aprofundar temáticas espirituais.
A dependência destes recursos tecnológicos nos obriga a repensar as nossas metodologias de ensino, e a criar ambientes digitais no processo educativo. O professor atual passa a ter uma dupla tarefa, pois ao mesmo tempo em que não pode prescindir desses novos recursos para fazer chegar aos seus alunos os conteúdos científicos disponíveis na internet, tem também a missão de ajudar a criar nos educandos uma consciência crítica sobre tudo aquilo que está sendo divulgado nas novas mídias, sempre zelando pela verdade e a profundidade daquilo que é difundido e disponibilizado. Temos que ter a sabedoria de discernir aquilo que é superficialidade e profundidade, veracidade e falsidade, utopia e realidade. Na oportunidade, gostaria de agradecer a todos que organizaram e participaram do seminário, “A internet e a nossa vida,” realizado na PUC-Rio, no dia 5 de setembro, cuja temática nos ajudou a aprofundar estas questões desafiadoras.
Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Reitor da PUC-Rio
Fonte: ArqRio