INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"CATHOLIC VOICES" - EM DEFESA DA FÉ SEM LEVANTAR A VOZ


História de uma rede criada há quatro anos no Reino Unido depois da visita de Bento XVI

A viagem apostólica do Papa Bento XVI ao Reino Unido, em setembro de 2010, foi precedida por várias polêmicas, tanto nas ruas quanto na mídia. Não importa o quão paradoxal seja mas, em uma cultura que se orgulha de suas aberturas, parecia não haver espaço para o chefe da Igreja Católica.

Neste contexto, Austen Ivereigh e Jack Valero, dois católicos que trabalham no mundo da comunicação, não desanimaram, reuniram uns trinta "ordinary catholics”, que em 6 meses de Media Training transformaram-se em capazes comunicadores da própria fé sobre os temas mais quentes da atualidade. Foi um sucesso: as “vozes católicas”, formadas para transmitir da forma mais eficaz a mensagem cristã por meio da mídia, deram mais de 100 entrevistas radio/TV, contribuindo para melhorar de forma significativa a imagem da Igreja no Reino Unido.
Assim nascia Catholic Voices que ao longo dos últimos quatro anos se expandiu para 15 países. Recentemente também na Itália. Para conhecer melhor esta realidade entrevistamos Martina Pastorelli, fundadora de Catholic Voices Itália e responsável do livro que explica o método, intitulado “Come defender la fede senza alzare la você” (Como defender a fé sem levantar a voz”) ed. Lindau.

ZENIT: Por que Catholic Voices Itália?
Martina Pastorelli: Tudo vem de uma experiência muito pessoal. Casada com um incrédulo e rodeada de amigos liberais, encontrei-me cada vez mais chamada à causa para defender a minha fé, como um dever de ter que "justificar" certas posições da Igreja. No começo, eram confrontos animados, dos quais eu saía desanimada e sentindo-me incompreendida, até que um belo dia a reação muda e escuto: “É assim que aqueles como vocês conseguirão levar para o seu lado, em certos temas, pessoas como nós”. O que tinha acontecido? Que nesse meio tempo eu havia encontrado Catholic Voices e apliquei o método, que explica como a linguagem e o modo como nos posicionamos façam a diferença. Trata-se da pausa do café no bar com os colegas mais do que de um debate público, o católico do grupo termina muitas vezes tendo que prestar contas da sua fé. Eis que, nestas circunstâncias, saber argumentar de modo humano, claro e tranquilo é essencial. O Papa Francisco, entre outros, nos mostra isso todos os dias.

ZENIT: Qual é a força do método de Catholic Voices?
Martina Pastorelli: O método, chamado de reframing, ensina a identificar em toda crítica à Igreja, até a mais hostil, uma intenção positiva, um valor que é quase sempre (mesmo inconscientemente) cristão e parte deste terreno comum para reformular o argumento e fazer refletir. É um método que lhe permite escapar da lógica do conflito para pôr de lado a agressão e a vitimização, e apelar para a razão, o bom senso. Para entrar em um relacionamento antes de tudo humano com o outro. Criar empatia, que é a base de todo o diálogo.

ZENIT: Podemos dizer que o projeto Catholic Voices realiza uma nova forma de apologética?
Martina Pastorelli: Sim, uma nova apologética, que sabe falar à sociedade de hoje, também através dos seus meios de comunicação, tão centrais. Trata-se de equipar os católicos, ajuda-los a explicar da forma mais eficaz os valores nos quais cremos e o compromisso autêntico da Igreja pelo bem comum. O objetivo é conseguir dialogar com todos, crentes e não, sobre temas que tocam toda a sociedade, justamente porque está em jogo o bem da mesma sociedade. Fazendo assim acolhemos o convite do Papa Francisco que chamou os cristãos “a dialogar com aqueles que não pensam como nós, com aqueles que têm outra fé ou que não têm fé”. O Papa nos recordou que podemos ir ao encontro de todos sem medo e sem renunciar nossa fé.

ZENIT: Quais as principais iniciativas de Catholic Voice na Itália?
Martina Pastorelli: Catholic Voices se articula por meio de cursos de treinamento para aqueles que trabalham no debate público (o primeiro acontecerá em Roma daqui a poucos dias), mas está destinado também a um público mais vasto com o livro “Come defender la fede senza alzare la você”, que aplica o métoco do reframing aos temas mais controvertidos e sugere os pontos chaves que devem ser evidenciados para explicar a posição da Igreja, conseguir vencer os preconceitos e recomeçar o diálogo com humanidade e bom senso.

ZENIT: Qual é a relação do Catholic Voices com a hierarquia católica?
Martina Pastorelli: Catholic Voices não fala oficialmente em nome da Igreja, mas tem a benção e respeita toda a liderança e a doutrina. Em todo o mundo recebeu ampla aceitação entre os bispos e os máximos representantes da Igreja: por exemplo, penso no Cardeal e Arcebispo de Nova York, Dolan, grande fã do projeto ou o Arcebispo de Westminster, que definiu de “crucial” a tentativa de CV de colocar juntos fé e razão no debate público.

Fonte: Matéria reproduzida do site da Zenit