INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 22 de novembro de 2014

DOM CLÁUDIO MARIA CELLI: DAR TESTEMUNHO VIVO DE CRISTO NAS REDES SOCIAIS, NÃO APENAS ENCHÊ-LAS DE MENSAGENS RELIGIOSAS


O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Mons. Claudio Maria Celli, animou os católicos a não terem medo de anunciar a Cristo nas redes sociais, e incentivou também a não “bombardear” estes canais com mensagens religiosas e sim a fazer-se presente com um testemunho valente e claro.

Assim o indicou o Prelado em entrevista concedida ao grupo ACI neste 18 de novembro na cidade de Lima (Peru), aonde se encontra para o 13° encontro continental da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) que se realiza até o sábado, 22.

Dom Celli disse que o próprio Papa Francisco, consciente dos “limites e perigos das redes sociais”, é quem encoraja este anúncio pois já existe uma “grande multidão de pessoas vive nelas e a tarefa da Igreja é fazer ressoar aqui a voz de Jesus. Que as pessoas possam encontrar Jesus e seu Evangelho”.

“Por que? Porque de repente estas nunca porão um pé na igreja. Se as testemunhas de Jesus forem fiéis, elas poderão testemunhá-lo. O mundo –recordou– está mais atento aos testemunhos que aos mestres, como dizia Paulo VI na Evangelii Nuntiandi”.

O Prelado precisou que este anúncio do Evangelho “não deve ser um bombardeio de mensagens religiosas a não ser um testemunho concreto, eficaz e verdadeiro das coisas nas que acreditam, do Jesucristo”.

Dom Celli afirmou ainda que em qualquer lugar do mundo e também na América Latina, “o discípulo do Senhor sabe o que tem no coração e não deve aguar a mensagem. Não pode reduzir os conteúdos profundos do Evangelho. Devemos, entretanto, respeitar o caminho e as dimensões religiosas dos outros”.

Recordando o que assinala o Santo Padre, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais afirmou que “a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração e isso só se dá se formos testemunhas autênticas. Quero dizer a todos que não tenham medo de entrar nas redes sociais. Perguntemo-nos primeiro se fazemos vida o Evangelho para sermos testemunhas vivas”.

O bispo pôs como exemplo de testemunho do Evangelho o Papa Francisco: “em um mundo como o nosso onde pouco a pouco se esquece os idosos e os doentes, onde parece que o mundo é só dos jovens e belos, o Papa diz que é preciso sair ao encontro do homem de hoje”.

Este homem, prosseguiu, “está cansado e se sente sozinho e ferido, têm grandes dificuldades. O Papa nos diz que a comunicação deve fazer-se proximidade a este homem. A Igreja deve mostrar seu rosto maternal, expressar esta simpatia ao homem e à mulher de hoje. Que saiba dizer ao homem que Deus o ama ternamente. É um grande desafio”.

Para concluir, Dom Claudio Maria Celli disse que “uma das enfermidades modernas é que nos falta esperança. Nós, a Igreja, não somos os maiores nem os melhores do mundo, mas tentamos que Jesus esteja no profundo de nossa vida e queremos testemunhá-lo também no mundo digital. Esta é nossa tarefa –com a qual colaboramos em nosso Pontifício Conselho– anunciar a Jesus Cristo”.

Fonte: Acidigital