INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CONTA DO PAPA FRANCISCO NO TWITTER ULTRAPASSA 300.000 SEGUIDORES



A conta oficial do Papa Francisco em latim, @pontifex_ln, superou os 300 mil seguidores. A conta foi a novena oficial do Pontífice, e se inaugurou no dia 17 de janeiro de 2013.


O primeiro tuíte dizia: "Teu ingresso na página Twitter oficial do Sumo Pontífice é muito grato". ("Tuus adventus in paginam publicam Summi Pontificis Benedicti XVI breviloquentis optatissimus est").

Esse número é superior aos seguidores das contas em língua árabe (165.000) e alemã (226.000) e aproxima-se à francesa (320.000) e polonesa (309.000).

Em uma entrevista à Rádio Vaticano, o professor Ivano Dionigi, Presidente da Pontifícia Academia de Latinidade instituída por Bento XVI comentava então assim esta iniciativa:
"A primeira impressão é a de que (o Papa emérito) é um homem distante do mundo. Pelo contrário, está precisamente 'in media res', usando o meio de comunicação que mais rapidamente, de maneira mais eficaz, chega a todos. Isto me parece um bom sinal: além do mérito em si do latim, precisamente o veículo que usa".

"Além disso, digo uma coisa muito simples que pode parecer uma dissonância: Twitter para o latim. Eu recordo isto: todos temos correio eletrônico; pois bem, a arroba, @, é o "ad". Todos creem que é inglês, mas é "ad". Também a arroba do correio eletrônico é latim!".

O acadêmico apontava também a relação entre a concretização do latim, e os espaços reduzidos do Twitter: "O latim, se nos atemos ao Twitter, precisamente por essa rigidez do número de caracteres, 'casa' muito bem, porque é a língua da concisão por excelência, por antonomasia. Também aqui, conhecer um pouco a estrutura do latim, tão sintética, creio que aqueles que amam o Twitter se encontrarão em boa companhia com o latim".

Realmente, o êxito da língua tradicional da Igreja nessa conta do Papa, mostra que o latim tem seu espaço ganho nas redes. (GPE/EPC)


Fonte: Gaudium Press