INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PAPA FRANCISCO, UM COMUNICADOR GLOBAL, DIZ VICE-DIRETOR DA CNN

Cidade do Vaticano (RV) –  Qual a transformação das mídias tradicionais diante do fenômeno das redes sociais? Este e outros questionamentos estão sendo tratados no seminário “O estado das mídias”, que reúne no Centro de Estudos Americanos, em Roma, alguns dos mais importantes jornalistas estadunidenses. A Rádio Vaticano perguntou ao Vice-Presidente da CNN, Ed O’Keefe, sobre o estilo comunicativo do Papa Francisco:
Ed O’Keefe“É interessante. O Papa Francisco é um personagem-fenômeno global tão imensamente popular, que não tem necessidade da grande mídia. Pode chamar uma agência de informação argentina, com pouca visibilidade, antes que conceder uma entrevista a uma grande rede. Não tem necessidade de uma grande entrevista global. Qualquer que seja a sua mensagem, expressa por meio de um telefonema a uma pessoa qualquer do mundo, ou falando a um pequeno jornal, receberá atenção a nível mundial. É um comunicador global. Creio que tenha bem claro o poder imenso do fato de ser “acessível”, de mostrar um lado mais “pessoal”, de “expor-se” em um modo que não tínhamos nunca visto antes”.
RV: Talvez tenhamos visto isto com João Paulo II...
Ed O’Keefe“Provavelmente sim... Quer dizer, conheci um certo número de jornalistas que naquele tempo seguiram a atividade de João Paulo II e eles tiveram longas conversas muito simples com o Papa.  Viajaram ao exterior com ele e falaram com ele, porque no avião ele ia encontrar os jornalistas e nos falava, eram longas conversações... Era “acessível” e não tinha medo de encontrar a imprensa e de comunicar idéias, quem sabe antes ainda que fossem totalmente formadas. Não é que necessariamente, porque disse o Papa, necessariamente deva tornar-se Doutrina da Igreja. Mas se tens medo de dizer alguma coisa, nunca conseguirás alinhavar um diálogo. E, publicamente, ele não tinha medo de mudar as coisas e de animar o diálogo”.(JE)
Fonte: Rádio Vaticano