INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 22 de fevereiro de 2015

APLICATIVO CATÓLICO ENSINA SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


O exemplo de Mateus é uma “dádiva de Deus”, assim como o significado do seu nome. Ama tocar flauta na orquestra da escola, participa de jogos, adora viajar, gosta da natureza e frequenta a Igreja com a Família. Não perde sequer um encontro do Pequeninos do Senhor durante a missa, realizado por catequistas.
O personagem Mateus faz parte da Associação Católica Pequeninos do Senhor, que neste mês lança mais uma história no primeiro aplicativo da Igreja católica voltado para crianças, o Aplicativo Pequeninos. Com esta história, o projeto quer abordar a temática da inclusão social, e mostrar que todos são iguais e tem os mesmos direitos. “O Mateus é um cadeirante lindo e se sente muito bem dentro da comunidade a qual participa porque é muito amado por todos. Ele tem uma história que traz uma lição de vida para todos!”, destaca a idealizadora do projeto Pequeninos do Senhor, Rachel Abdalla.
Mateus é interpretado pelo menino Vitor Henrique Girio Paes, que na vida real participa aos domingos dos encontros com o Pequeninos do Senhor nas paróquias de Campinas SP. Por meio do Aplicativo, os idealizadores querem levar a mensagem de inclusão social para as crianças de forma moderna e criativa. Jogos, vídeos, orações e histórias gravadas em áudio tudo na palma da mão.
“O Mateus nos ensina que é possível ultrapassar as barreiras e as dificuldades com serenidade, quando se é amado e acolhido pelas pessoas. E que Deus dá força e alegria para olhar a vida sob o prisma do AMOR”, conta Rachel Abdalla, confiante de que o aplicativo e a história de um menino cadeirante podem incentivar e motivar muitas crianças.
A realidade digital com que as crianças estão envolvidas diariamente, por meio de desenhos, filmes e músicas em computadores, tablets e celulares dos pais – ou os próprios aparelhos -, necessita de conteúdo lúdico seguro e educativo. É preciso “se comunicar” com estas crianças que parecem nascer entendendo de tecnologia.
Por isso, o projeto acompanha também o ensinamento do Papa Francisco, que afirma: “Muito têm para nos ensinar, a propósito de limitações e comunicação, as famílias com filhos marcados por uma ou mais deficiências. A deficiência motora, sensorial ou intelectual sempre constitui uma tentação a fechar-se; mas pode tornar-se, graças ao amor dos pais, dos irmãos e doutras pessoas amigas, um estímulo para se abrir, compartilhar, comunicar de modo inclusivo; e pode ajudar a escola, a paróquia, as associações a tornarem-se mais acolhedoras para com todos, a não excluírem ninguém” (mensagem para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais).
Essa é uma das metas do projeto e do Aplicativo Pequeninos: incentivar a comunicação e o diálogo entre os pais e filhos, igreja e sociedade. Mostrar que as diferenças são positivas e que todos são irmãos diante de Deus e cidadãos que buscam o melhor para as pessoas e comunidades onde vivem.
Além das histórias em áudio e vídeos, é possível interagir com o aplicativo e refletir a questão da inclusão social com os jogos de memória, quebra-cabeça e ainda se aventurar para estacionar um carro.
Nos próximos meses serão lançadas mais novidades no Aplicativo Pequeninos do Senhor, com novos jogos e histórias narradas pelos personagens Lia e Lucas, além de orações gravadas por crianças. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones na App Store e no Google Play.
O Aplicativo tem seis personagens com diferentes histórias, além de jogos e orações. Clique aqui para conhecer.
Fonte: Jovens Conectados