INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CATÓLICOS REAGEM A INACEITÁVEL EXPOSIÇÃO BLASFEMA COM HÓSTIAS CONSAGRADAS EM PAMPLONA - ESPANHA


O Município de Pamplona (Espanha) pediu que se retire a parte ofensiva da exposição “Enterrados” do “artista” Abel Azcona, que roubou e profanou mais de 200 hóstias consagradas para a mesma.
O prefeito da cidade, Joseba Asirón, explicou que em relação a tal exposição blasfema desconheciam seu conteúdo porque o autor a tinha denominado como uma “obra de caráter retrospectivo”.
Em sua exposição, Abel Azcona usou 242 hóstias consagradas que tinha roubado durante as missas, simulando que ia comungar, posteriormente colocou-as no chão formando a palavra “pederastia” e tirou fotos sem roupa dele mesmo junto a elas, assim como fotos durante o roubo das hóstias nas igrejas.
Conforme assinala o Jornal de Navarra, o município deseja se comunicar com Abel Azcona, autor da mostra, a fim de pedir-lhe que retire a parte sacrílega da mesma. Entretanto, até então ele não respondeu as ligações.
Caso ele não responda, o governo municipal “estará encarregado a fim de que a exposição seja feita em termos nos quais está autorizada”, pois “a parte das hóstias não está permitida”, declarou o prefeito.
Nesse sentido, Asirón disse que de jeito nenhum está de acordo “com essa parte do conteúdo, pois este pode ofender os cidadãos, existe espaço para a crítica sem chegar à ofensa ou a provocação”, insistiu.
Ante as manifestações cidadãs realizadas contra a mostra sacrílega, o prefeito fez um “apelo à calma e ponderação e dos cidadãos, a fim de assegurar a boa convivência na cidade”.
A associação ‘Abogados Cristianos’ fez uma denúncia contra Azcona pela violação dos sentimentos religiosos. Polonia Castellanos, porta-voz da desta associação, declarou ao Grupo ACI que o “município de Pamplona também recebeu o prazo para que até a próxima quinta-feira a exposição seja fechada. Caso contrário, ampliaremos a queixa em grau de cumplicidade e cooperação necessária”.
Castellanos também impulsionou na plataforma Change.org o abaixo assinado contra “Enterrados”, que até agora conseguiu mais de 103 mil assinaturas
Por outro lado, a Arquidiocese de Pamplona e Tudela também condenou “energicamente a profanação da Eucaristia” e convocou para a Santa Missa de reparação, a qual será celebrada hoje quarta-feira, 25, às 19h nas Catedrais de Pamplona e de Tudela.
Orações em desagravo à Exposição Blasfema

MADRI, 25 Nov. (ACI).- Mais de 400 pessoas se congregaram na terça-feira, 24, para rezar ante a mostra blasfema de Abel Azcona, na qual ele usou mais de 200 hóstias consagradas, exposta na sala Conde Rodezno de Pamplona (Espanha).
Em relação a este tema, Azcona considera que as manifestações contra sua exposição são “parte da performance” e fez comentários depreciativos nas redes sociais a respeito daqueles que participaram no ato de desagravo. Disse, por exemplo, que essas concentrações de pessoas expressam uma “maravilhosa continuação da minha performance Art ‘Amem’”.
Alguns cidadãos entraram na sala para rezar o rosário em ato de desagravo ante as fotografias de Azcona sem roupa junto às hóstias consagradas que roubou, com as quais escreveu a palavra “pederastia”. Fora da sala Conde Rodezno, onde está a mostra de Azcona, havia também mais de 300 cidadãos que permaneciam rezando.
Na segunda-feira, 23, um cidadão entrou na exposição e retirou o prato onde estavam as hóstias e as levou a uma paróquia próxima à sala de exposição. Azcona considerou que roubaram parte da sua obra, enquanto o município comunicou ao artista que as hóstias consagradas “não serão devolvidas”.
A Arquidiocese de Pamplona celebrou hoje uma missa de reparação nas Catedrais de Pamplona e de Tudela.
A plataforma cidadã ‘Hazte Oír’ prevê manifestar-se na tarde desta quinta-feira, como já fez na terça-feira passada, na praça do município de Pamplona, a fim de pedir a retirada da mostra sacrílega.
A associação ‘Abogados Cristianos’ fez uma queixa criminal contra Abel Azcona pela violação do Código Penal contra os sentimentos religiosos. O município de Pamplona também recebeu o prazo para que, até esta quinta-feira, 26, a exposição seja fechada. Caso contrário, será ampliada a queixa de Azcona ao município por cumplicidade e cooperação necessária para a realização do delito.
‘Abogados Cristianos’ conseguiu até agora mais de 103 mil assinaturas contra esta exposição, mas prrecisa ainda de no mínimo 47 mil assinaturas. 

Faça também a sua parte. Para contribuir para a retirada da exposição blasfema é possível assinar aqui: 

Manifestação dos católicos contra a Exposição Blasfema


Fontes: Blog da Comunidade Shalom / Acidigital