INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

terça-feira, 15 de novembro de 2016

ASSISTA AS TRANSMISSÕES DO PAPA FRANCISCO AO VIVO DO VATICANO COM TRANMISSÃO EM PORTUGUÊS




A Redação Brasileira da Rádio Vaticano tem um novo desafio: transmitir em português ao vivo pelo YouTube os principais eventos do Papa Francisco e da Santa Sé.

Para receber os avisos sobre as futuras transmissões inscreva-se em nosso canal VaticanBR.

A iniciativa atende às exigências das novas ferramentas de comunicação, com atenção especial à evangelização por meio da internet, com ênfase nas redes sociais.

Ao promover a difusão da mensagem do Papa em língua portuguesa, a Redação Brasileira proporciona um ponto de encontro online com informação precisa e direta da fonte.

A interação é uma das principais características da nova ferramenta, que oferece a possibilidade de enviar mensagens ao vivo durante as transmissões.

Como um novo marco nas comunicações vaticanas para os católicos brasileiros e lusófonos, convidamos todos a compartilhar e inscrever-se neste novo canal de informação dedicado ao Magistério do Papa Francisco.

Os eventos ao vivo também serão promovidos em nosso Twitter e Facebook.

Para ver as próximas transmissões ao vivo, acesse:


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

TEMA DO 51o DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 2017: "NÃO TENHAS MEDO, QUE EU ESTOU CONTIGO"


Data do ano que vem será um convite a contar as histórias do mundo segundo a lógica da “boa notícia”, comunicando esperança.


“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Esse foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta quinta-feira, 29.

Em comunicado também emitido hoje, a Secretaria para a Comunicação do Vaticano explica que esse tema é um convite a comunicar a confiança e a esperança na história, contando as histórias do mundo a partir da lógica da “boa notícia”.

“Nós cristãos temos uma ‘boa notícia’ para contar, porque contemplamos confiantes o horizonte do Reino. O tema do próximo Dia Mundia das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias dos homens e das mulheres segundo a lógica da ‘boa notícia’ que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação. Aprendamos a comunicar confiança e esperança pela história”.

O órgão vaticano recorda ainda que anestesiar a consciência ou deixar-se levar pelo desespero são duas possíveis doenças que pode conduzir o atual sistema comunicativo. Anestesiar a consciência no sentido de que muitos profissionais e meios de comunicação estão distantes dos lugares de pobreza, o que pode levá-los a ignorar a complexidade desses dramas.

Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de desespero, quando a comunicação é espetacularizada, tornando-se estratégia de construção de perigos e medos. Mas é nessa situação, explica a Secretaria para a Comunicação, que surge o sussurro: “Não tenhas medo, que eu estou contigo”.

Em 2016, essa data foi celebrada em 8 de maio, no domingo que precede a Festa de Pentecostes. O tema foi “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Confira a mensagem do Papa para a ocasião.


Sobre a data


O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963). Ele é celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes.

Para a ocasião, o Santo Padre sempre escreve uma mensagem, tradicionalmente publicada na Festa de São Francisco de Sales (24 de janeiro), patrono dos jornalistas.

Por cancaonova.com,
com Boletim da Santa Sé
Via: Jovens Conectados

terça-feira, 8 de novembro de 2016

COMO PERMITIR DE FORMA ADEQUADA O USO DO COMPUTADOR E DA TV PELOS FILHOS PEQUENOS


Os pais devem procurar participar da tecnologia com seus filhos, assumindo o papel de “mentor de mídia”, ao invés de usar os computadores como babás

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (AAP) mudou suas recomendações de quanto tempo deve ser permitido ficar na frente do celular ou computador para crianças com até dois anos de idade. Eles “suspenderam a proibição” para crianças mais jovens.

Tentei limitar seriamente o tempo dos meus filhos. Há alguns anos eu li sobre a recomendação inicial da AAP que crianças menores de dois anos não deveriam ficar em frente ao celular ou computador, e com o meu primeiro filho eu era inflexível sobre isso. Até mesmo o Papa Francisco declarou na mídia social que passar muito tempo na frente dos computadores é um grande problema e pode afetar negativamente a vida familiar.

Muito tempo na frente dos computadores tem o potencial de nos levar para longe de nossas famílias, de nos expor e expor nossos filhos a conteúdos que podem ser prejudiciais e inúteis, pelo menos. Então toda vez que eu era “fraca” e deixava meu filho ficar no computador, eu ficava com um sentimento de culpa e vergonha sobre quebrar as regras de tecnologia. Agora, grávida do meu terceiro filho, eu relaxei um pouco, mas eu concordo que o computador pode ser fascinante para as crianças e pode ajudá-las a procurar experiências do mundo real que elas necessitam aprender para crescer.

Então, quando li pela primeira vez esta nova recomendação, eu pensei que a AAP apenas sucumbiu à pressão dos pais (ou talvez até mesmo a pressão de empresas de tecnologia!) para parar de se sentir culpada por algo tão presente em nossa cultura – quando, na realidade, muito tempo na frente do computador é inerentemente prejudicial.

Mas depois de aprofundar sobre a recente declaração da AAP sobre a questão, creio que realmente seja uma diferenciada orientação, e até mesmo o Papa provavelmente concordaria. A AAP certamente não está a favor de um uso da tecnologia sem critérios para todos. Em vez disso, a organização está se concentrando apenas em como usar as telas de computadores, celulares etc., de uma maneira que seja produtiva, educacional, de reforço moral e construção de relacionamento: a orientação agora diz que os computadores que são usados para conectar e comunicar estão liberados para as crianças e, além disso, os pais devem procurar participar da tecnologia com seus filhos, assumindo o papel de “mentor de mídia”, ao invés de usar os computadores como babás.

Esta é uma abordagem muito mais sensível do que simplesmente proibir toda e qualquer tecnologia antes de completar dois anos de idade – algo que muitos pais acham quase impossível de qualquer maneira, especialmente quando há irmãos mais velhos.

Dra. Jenny Radesky, membro do Conselho da AAP, disse em uma declaração recente que: “O objetivo é que os pais e cuidadores preparem as crianças para crescer em um mundo saturado de mídia, desde a infância (com conversas com vídeo), passando pela primeira infância (quando as aplicações devem ser escolhidas de forma sensata e utilizadas em conjunto com as crianças), chegando à pré-escola (quando os programas eficazes, tais como Vila Sésamo, podem ajudá-los a aprender comportamentos pró-sociais ou novas idéias para envolver suas mentes)”.

Outra especialista, Dra. Devorah Heitner, autora do novo livro Raising Digital Natives, concorda com a revisão das regras da AAP. “Eu não acho que a maioria dos pais estivessem apenas esperando a permissão para entregar o iPad aos seus filhos com 18 meses de idade, por isso é melhor reconhecer esse fato e olhar para a qualidade do tempo na frente do computador, ao invés de negar e fingir que não é acontecendo”.

Ela também afirma que, hoje em dia, o tempo no computador - especialmente para as crianças mais velhas - não é nada parecido com o tempo que tivemos na nossa infância. Ao invés de simplesmente sentar em frente à TV, a internet abriu novas formas infinitas de aprendizagem para as crianças – seja assistindo a um vídeo, seja criando um blog, se conectando com amigos, ou compondo uma música. O foco deve ser a aprendizagem ativa, criando e cooperando.

Eu confesso que como sendo mãe que trabalha em casa, às vezes meu padrão é ligar a televisão para que eu possa terminar meu trabalho. E enquanto esta situação não é ideal, é aceitável de vez em quando. Mas, ao invés de me sentir automaticamente culpada, eu acolhi a mudança da AAP e estou escolhendo uma programação de qualidade.

Eu também estou aliviada de poder usar o computador de outras formas em nossas vidas – às vezes nós temos festas familiares e usamos vídeos de música, olhamos vídeos ou fotos da surpreendente criação de Deus, conversamos ao vivo com familiares e amigos que estão distante, ou apenas assistimos a pandas adoráveis e cães hilariantes fazendo coisas engraçadas. São coisas boas que de alguma forma eu estou experimentando junto com a minha família. Ao invés de deixar a culpa me assombrar cada vez que uso a tecnologia de uma forma positiva e produtiva, eu estou escolhendo ser grata pelo acesso à família, aos amigos, às informações e todas as outras coisas boas e dignas disponíveis para nós por causa da tecnologia.

Fonte: Aleteia

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

REVISTA DA DIOCESE DE CAÇADOR (SC) É INSPIRADA PELA MISSÃO DA IGREJA DE EVANGELIZAR


Caçador - Santa Catarina (Sexta-feira, 04-11-2016) Recentemente, a Diocese de Caçador apresentou uma nova revista, divulgando seu projeto de comunicação com os principais elementos que levaram a criar a publicação.

A "Revista Diocesana", com periodicidade trimestral, é inspirada pela missão da Igreja de evangelizar, buscando os meios "adequados e eficazes para que a mensagem de Jesus chegasse até às pessoas".

Na apresentação do material, a Pastoral da Comunicação (Pascom) afirmou que além do trabalho que já desenvolve, sentiu a necessidade de "alçar novos voos na comunicação", tomando assim a iniciativa de elaborar uma revista diocesana "inovadora, fortalecendo ainda mais a evangelização".

Com a proposta de valorizar a comunicação que existe nas relações humanas e na ação evangelizadora como prioridade, a Pascom diocesana ressaltou ainda que a iniciativa é uma forma de resposta ao apelo do Papa Francisco, quando diz que "a comunicação deve colocar-se a serviço de uma verdadeira cultura do encontro".

De acordo com a membro da Pastoral, Juliana Rodrigues, a chegada do novo veículo vem para somar forças, "chegando a públicos que o Jornal Fonte e o site não atingem".

A primeira edição da revista é gratuita e trata de temas centrais como Nossa Senhora Aparecida, tendo em vista o jubileu dos 300 anos da aparição da Imagem da Virgem Santíssima nas águas do rio Paraíba do Sul e o Ano Santo da Misericórdia.

Através de 20 páginas, será apresentado um conteúdo com temáticas relacionadas a fé, cultura e sociedade, bem como um espaço para a palavra do Papa e do bispo diocesano, Dom Severino Clasen.

Além disso, a "Revista Diocesana" terá entrevistas; matérias sobre a vida pastoral da Igreja; artigos formativos; temas atuais; notícias; fatos que marcaram a história da diocese; entretenimento e entre outros materiais.

O lançamento foi realizado nas 25 paróquias diocesanas, durante todo o mês de outubro, junto com a peregrinação da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida.

Dom Severino Clasen, inclusive, destacou a capa da revista com a Imagem da Padroeira do Brasil. "Já na capa aparece Nossa Senhora Aparecida que deve ser o caminho, a grande ternura da mãe apontando o Filho. Todos nós, como bons cristãos, temos que nos informar e saber como ser um bom cristão, por isso não deixe de fazer a assinatura", convidou. (LMI)

Fonte: GaudiumPress