INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

APP DE BIOÉTICA PARA OS JOVENS SERÁ APRESENTADO NA JMJ DO PANAMÁ


Durante a JMJ 2019 um aplicativo sobre temas de bioética será apresentado



Um aplicativo sobre temas de bioética: um manual virtual para informar os jovens com perguntas e respostas sobre questões fundamentais da existência. Foi realizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
A reprodução assistida é a única alternativa em caso de infertilidade? Quais são os métodos naturais? O que significa morrer com dignidade? Explicações científicas, reflexões éticas, o ensinamento da Igreja e alguns depoimentos sobre essas e outras questões estão reunidas em “Keys to bioethics”: um manual virtual de bioética para jovens, realizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
O manual foi feito em colaboração com a Fundação Jérôme Lejeune, e será apresentado durante a JMJ no Panamá. Estará disponível através de um aplicativo gratuito em italiano, inglês e espanhol para sistemas operativos Android. Estamos ansiosos para tê-lo em breve, também para sistemas iOS.

Perguntas e respostas sobre temas da vida


Um Manual para jovens com perguntas e respostas sobre questões fundamentais da existência: o desenvolvimento do ser humano desde a concepção, a sexualidade e gênero, doença e morte, aborto e pesquisa sobre células-tronco, eutanásia e transplantes de órgãos.

Uma ferramenta prática


A ideia de criar um aplicativo sobre temas de bioética nasceu a partir de um precedente manual impresso em papel, que a Fundação Jérôme Lejeune de Paris havia realizado por ocasião do Dia Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013, em várias edições, e que tinha sido distribuído aos jovens nas mochilas.
Por pura coincidência, alguns meses atrás me deparei com uma cópia do manual e tentando imaginar como atrair a atenção dos jovens sobre questões de bioética, aproveitando o Dia Mundial da Juventude do Panamá, pensei em meus filhos e nos seus coetâneos: eles sempre têm telefones celulares nas mãos nos quais buscam resposta para qualquer pergunta. Daí a ideia de colocar o manual, revisto e atualizado, num aplicativo para celulares. Uma ferramenta útil, com a qual os jovens poderão agora confrontar-se sobre temas comuns, que entram diariamente nas nossas casas – fecundação artificial, triagem pré-natal, contracepção, eutanásia – sobre s quais é difícil orientar-se e saber discernir à luz do verdadeiro bem.

Os desafios desafiadores da fé


A JMJ é uma extraordinária oportunidade de conversão e crescimento na fé para centenas de milhares de jovens de todo o mundo, mas um dos maiores desafios é mostrar a eles que a fé e a vida moral estão intrinsecamente ligadas. A fé ilumina de maneira resolutiva a razão humana na compreensão da verdade e do bem. Nesse sentido, o aplicativo quer ser uma ferramenta para estimular nos jovens o seu desejo pela verdade: o início de um trabalho que caberá depois aos adultos continuar e aprofundar com eles no catecismo, na escola, na família ou na comunidade.

Fonte: Canção Nova