INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Conferência Episcopal americana emite orientações para uso adequado das Redes Sociais

À medida que redes sociais como Facebook ou Twitter vão crescendo em importância e número de integrantes – recentemente o Facebook chegou aos 500 milhões de usuários -, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) considerou necessário emitir um conjunto de guias para o uso adequado delas.
“Nossa Igreja não pode ignorar o fato, mas ao mesmo tempo devemos participar na mídia social de uma forma segura, responsável e civil”, expressam as orientações do episcopado, que a partir dos primeiros dias de julho podem ser encontradas no seguinte link (www.usccb.org/comm/social-media-guidelines.shtml)
“Minha esperança é que elas (as redes sociais) sejam um recurso útil para as pessoas, especialmente para as dioceses e paróquias que estejam interessadas em usar a mídia social”, afirmou Helen Osman, secretária para as comunicações da USCCB, em entrevista ao Catholic News Service.
“A Igreja pode usar a mídia social de forma a promover o respeito, o diálogo, as relações humanas – em outras palavras, “a amizade verdadeira”, continuam as orientações da Conferência Episcopal Americana, que ressaltam as grandes potencialidades para a evangelização, no sentido do papel que cabe à Igreja sobre a perspectiva cristã no crescente continente digital.
Após advertir que a “mídia social” não deve ser um substituto dos encontros presenciais, e afirmar que, ao contrário, podem servir como um grande apoio à vida e criação de comunidades, as orientações da USCCB chamam a atenção para a devida instrução que devem ter os agentes pastorais que quiserem se servir das redes sociais:
“É importante que criadores e administradores de sites de mídia social entendam quanto esta mídia é diferente da mídia de massa (formas tradicionais de comunicação) e como as expectativas dos consumidores de uma e outra são diferentes. Uma das grandes diferenças é, por exemplo, a difícil distinção entre criadores de conteúdo de consumidores de conteúdo”.
No que diz respeito aos posts no site da Conferência Episcopal Americana, o recado é claro: “Todos os posts e comentários devem estar marcados pela caridade cristã e o respeito pela verdade. Eles devem ser pertinentes ao tema tratado e presumir a boa fé dos outros intervenientes. A discussão deve ter lugar primeiramente a partir de uma perspectiva de fé”.
Fonte: site da Comunidade Shalom: Blog Shalom - Carmadélio