INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conselho Permanente aprova Diretório de Comunicação

O Conselho Permanente da CNBB aprovou a publicação imediata do Diretório de Comunicação como documento de estudo, ficando a sua aprovação oficial e definitiva agendada para a Assembléia Geral dos Bispos, em 2012.
Considerado um marco histórico para a Igreja no Brasil na área de comunicação social, o texto foi apresentado na última quarta-feira, 23 de junho, em Brasília, pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no mesmo dia em que estava comemorando 60 anos de vida.
O desejo era que o Diretório fosse aprovado já em 2011, mas a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), alegou falta de espaço na programação em vista de ser uma assembléia eletiva e também quando será votada as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que serão prorrogadas por mais quatros anos, com os acréscimos necessários.
O texto vem sendo elaborado há cinco anos, desde o primeiro mandato de Dom Orani como presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social.
Confiada a produção à Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação, o Diretório de Comunicação tem a função de pautar as estratégias de comunicação, além de outras contribuições, como a reflexão e o estudo em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações, a educação para a comunicação enquanto processos e meios de comunicação na Igreja do Brasil.
O objetivo é a produção de um documento propositivo, não de restrições, mas de normas que ilumine a Igreja no Brasil no que se refere à comunicação. Para facilitar a sua elaboração dentro de perfil homogêneo, foi aproveitada a estrutura do diretório italiano, tendo presente a cultura e a realidade da Igreja no Brasil.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (http://www.arquidiocese.org.br/)