
Com o tema “Vós sois de Cristo”, o encontro foi realizado de 7 a 10 de junho, reunindo 170 pessoas de 24 estados brasileiros. No dia da abertura, Dom Orani foi empossado como o novo presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC).
A Celebração contou com a presença do Bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom Adair José Guimarães. Entre os Presbíteros concelebrantes, o Vigário Episcopal do Vicariato Jacarepaguá, Jan Kaleta, e o reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha, Serafim de Sousa Fernandes — ambos do Rio de Janeiro. O Evangelho foi proclamado pelo Padre Licio de Araújo Vale, de São Paulo, Secretário Executivo do IBMC.
Refletindo as leituras bíblicas, Dom Orani lembrou que o amor e o perdão são os grandes diferenciais do cristão. Que deve prevalecer o amor ao próximo e o respeito à vida, assim como Jesus ensinou e mostrou no Sermão da Montanha, em contraponto à mentalidade do mundo que prega a vingança, o “olho por olho”, preferindo o ódio e não a reconciliação.
Aproveitando a linguagem do marketing, o Arcebispo lembrou que o trabalho de evangelização é árduo, e muitas vezes desigual, semelhante a um pequeno Davi diante de ferozes Golias. Que é preciso, mesmo com dificuldades, encontrar caminhos para “vender o produto”, e conseguir traduzir a mensagem, a fim de que as pessoas possam conhecer e viver a beleza do Evangelho.
- Sabemos que o melhor para nós e para a sociedade é a vivência do Evangelho. Por isso, precisamos anunciar com convicção aquilo que acreditamos, para que a mensagem de Jesus seja permeada na sociedade e se torne cultura, lembrou.No final da homilia, Dom Orani lembrou como exemplo de Presbítero, catequista e missionário a figura do Beato José de Anchieta, cuja memória é celebrada pela Igreja no dia 9 de junho, como Apóstolo do Brasil.
- Foi um homem de Deus, um grande educador, que soube usar as ferramentas da época para evangelizar os indígenas e os portugueses com seus ideais de colonização. Que ele nos ajude a viver e a anunciar melhor a nossa fé, concluiu.
Após a celebração, houve a entrega de certificados e o anúncio do próximo encontro, a ser realizado em Recife (PE), de 23 a 26 de maio de 2011. Também houve o lançamento do livro “Ladainha de Nossa Senhora”, escrito pelo Padre João Carlos Almeida, mais conhecido como Pe. Joãozinho, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos). O sentido das 50 invocações do povo católico é explicado na publicação.
Encontro de Marketing
Criado em 1998 por Antônio Miguel Kater Filho, o Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC) nasceu com o objetivo de promover, difundir e incentivar a utilização das modernas técnicas de marketing e comunicação entre as instituições católicas.
Excepcionalmente nesta edição do 15° Encontro de Marketing Católico foram inseridos mais dois eventos paralelos: o 1° Encontro de Turismo Religioso e o 1° Encontro de Música e Eventos Católicos. São iniciativas pioneiras que visam a atender a outros segmentos e necessidades da Igreja Católica.
Na área do turismo religioso, uma das palestras foi proferida pelo Padre José Ramos, que há quatro anos exerce a reitoria da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.
- Vim divulgar a devoção da Rainha da Amazônia em âmbito do turismo religioso nacional, com ênfase no Círio de Nazaré, com seus impactos em questões de fé e também na economia, explicou.
Os temas relacionados a técnicas de marketing, comunicação e motivação empresarial foram os que atraíram a maior parte das organizações católicas em geral, que procuram melhorar o desempenho e a eficácia de suas atividades. São elas que geralmente precisam encontrar meios para levantar fundos com profissionalismo para manter, ampliar, construir ou reformar as suas instituições.
Para o Padre Manoel Aparecido Espírito Santo, da cidade de Serra Azul, na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), o encontro será aproveitado como complementação de sua pós-graduação. Formado em gerência de cidades e administração pública, disse que veio ampliar seus conhecimentos porque gosta de buscar o diferente, de ir além das fronteiras.
- Precisamos complementar o nosso conhecimento além do que a Igreja oferece para a nossa formação. A linha pastoral é muito desafiante diante de um mundo globalizado, precisa de investimento e de transformação, lembrou.
Durante os quatro dias, foram 19 palestras, sendo que cinco delas seguidas de plenárias. Os temas foram apresentados por especialistas, entre eles, Gabriel Taco, apresentador de tevê do canal Shoptime; João Monteiro de Barros, da RedeVida de Televisão; e Cesar Romão, professor, escritor e conferencista.
- Volto para casa convencido e entusiasmado, certo de que é possível mudar as realidades. O encontro me fez descobrir que as propostas podem ser transformadas em algo possível, desde que o processo seja assumido com determinação, disse o Padre Marcos Cavallini, da Paróquia Santa Edwiges, em São José do Rio Preto (SP).