INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Encerrado Encontro de Marketing Católico no Rio de Janeiro

O Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu, na manhã da última quinta-feira, 10 de junho, a Celebração Eucarística de encerramento do 15º Encontro de Marketing Católico, realizado no Centro de Convenções do Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana.
Com o tema “Vós sois de Cristo”, o encontro foi realizado de 7 a 10 de junho, reunindo 170 pessoas de 24 estados brasileiros. No dia da abertura, Dom Orani foi empossado como o novo presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC).
A Celebração contou com a presença do Bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom Adair José Guimarães. Entre os Presbíteros concelebrantes, o Vigário Episcopal do Vicariato Jacarepaguá, Jan Kaleta, e o reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha, Serafim de Sousa Fernandes — ambos do Rio de Janeiro. O Evangelho foi proclamado pelo Padre Licio de Araújo Vale, de São Paulo, Secretário Executivo do IBMC.
Refletindo as leituras bíblicas, Dom Orani lembrou que o amor e o perdão são os grandes diferenciais do cristão. Que deve prevalecer o amor ao próximo e o respeito à vida, assim como Jesus ensinou e mostrou no Sermão da Montanha, em contraponto à mentalidade do mundo que prega a vingança, o “olho por olho”, preferindo o ódio e não a reconciliação.
Aproveitando a linguagem do marketing, o Arcebispo lembrou que o trabalho de evangelização é árduo, e muitas vezes desigual, semelhante a um pequeno Davi diante de ferozes Golias. Que é preciso, mesmo com dificuldades, encontrar caminhos para “vender o produto”, e conseguir traduzir a mensagem, a fim de que as pessoas possam conhecer e viver a beleza do Evangelho.
- Sabemos que o melhor para nós e para a sociedade é a vivência do Evangelho. Por isso, precisamos anunciar com convicção aquilo que acreditamos, para que a mensagem de Jesus seja permeada na sociedade e se torne cultura, lembrou.No final da homilia, Dom Orani lembrou como exemplo de Presbítero, catequista e missionário a figura do Beato José de Anchieta, cuja memória é celebrada pela Igreja no dia 9 de junho, como Apóstolo do Brasil.
- Foi um homem de Deus, um grande educador, que soube usar as ferramentas da época para evangelizar os indígenas e os portugueses com seus ideais de colonização. Que ele nos ajude a viver e a anunciar melhor a nossa fé, concluiu.
Após a celebração, houve a entrega de certificados e o anúncio do próximo encontro, a ser realizado em Recife (PE), de 23 a 26 de maio de 2011. Também houve o lançamento do livro “Ladainha de Nossa Senhora”, escrito pelo Padre João Carlos Almeida, mais conhecido como Pe. Joãozinho, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos). O sentido das 50 invocações do povo católico é explicado na publicação.

Encontro de Marketing

Criado em 1998 por Antônio Miguel Kater Filho, o Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC) nasceu com o objetivo de promover, difundir e incentivar a utilização das modernas técnicas de marketing e comunicação entre as instituições católicas.
Excepcionalmente nesta edição do 15° Encontro de Marketing Católico foram inseridos mais dois eventos paralelos: o 1° Encontro de Turismo Religioso e o 1° Encontro de Música e Eventos Católicos. São iniciativas pioneiras que visam a atender a outros segmentos e necessidades da Igreja Católica.
Na área do turismo religioso, uma das palestras foi proferida pelo Padre José Ramos, que há quatro anos exerce a reitoria da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.
- Vim divulgar a devoção da Rainha da Amazônia em âmbito do turismo religioso nacional, com ênfase no Círio de Nazaré, com seus impactos em questões de fé e também na economia, explicou.
Os temas relacionados a técnicas de marketing, comunicação e motivação empresarial foram os que atraíram a maior parte das organizações católicas em geral, que procuram melhorar o desempenho e a eficácia de suas atividades. São elas que geralmente precisam encontrar meios para levantar fundos com profissionalismo para manter, ampliar, construir ou reformar as suas instituições.
Para o Padre Manoel Aparecido Espírito Santo, da cidade de Serra Azul, na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), o encontro será aproveitado como complementação de sua pós-graduação. Formado em gerência de cidades e administração pública, disse que veio ampliar seus conhecimentos porque gosta de buscar o diferente, de ir além das fronteiras.
- Precisamos complementar o nosso conhecimento além do que a Igreja oferece para a nossa formação. A linha pastoral é muito desafiante diante de um mundo globalizado, precisa de investimento e de transformação, lembrou.
Durante os quatro dias, foram 19 palestras, sendo que cinco delas seguidas de plenárias. Os temas foram apresentados por especialistas, entre eles, Gabriel Taco, apresentador de tevê do canal Shoptime; João Monteiro de Barros, da RedeVida de Televisão; e Cesar Romão, professor, escritor e conferencista.
- Volto para casa convencido e entusiasmado, certo de que é possível mudar as realidades. O encontro me fez descobrir que as propostas podem ser transformadas em algo possível, desde que o processo seja assumido com determinação, disse o Padre Marcos Cavallini, da Paróquia Santa Edwiges, em São José do Rio Preto (SP).
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)