INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Espanha: incentivar o uso das novas tecnologias no trabalho pastoral

MÁLAGA, terça-feira, 6 de julho de 2010
Reunidos em Málaga para debater o tema “Igreja e as novas tecnologias de comunicação”, bispos espanhóis e portugueses partilharam suas reflexões e agradeceram pelo que já foi alcançado no que se refere à inserção da Igreja na “cultura digital”.
As Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha, com a presença do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, estiveram reunidas entre os dias 28 e 30 de junho na cidade espanhola, ocasião em que analisaram o impacto das novas tecnologias de comunicação na missão pastoral.
Em um comunicado conjunto divulgado ao final do encontro, os bispos iniciam agradecendo a Deus pelos frutos da recente visita apostólica de Bento XVI a Portugal, “em especial seu chamado a uma evangelização mais profunda em nossa sociedade, que tem no âmbito da cultura e da comunicação um de seus desafios mais importantes”.
A ação de graças se estende “à cordial acolhida dos ensinamentos pontifícios, e ao correto tratamento a estes conferido pelos veículos de comunicação”.
Nesta linha, fazem votos para que as anunciadas visitas apostólicas de Bento XVI à Espanha – previstas para novembro deste ano a Santiago, e a Barcelona em agosto de 2011, ocasião da Jornada Mundial da Juventude, “se realizem no mesmo espírito”.
Para atingir o objetivo de fazer com que, segundo as palavras do Papa Paulo VI, a Igreja possa “entrar em diálogo com o mundo em que vive”, para assim “se fazer palavra, se converter em mensagem”, os prelados destacam a importância de “unir esforços com os homens e mulheres que fazem destas novas tecnologias seu meio de vida e de relacionamento pessoal e social”.
Neste contexto, expressam seu “desejo de levar a cabo a missão evangelizadora da Igreja no cenário do mundo digital”, o qual consideram “uma oportunidade”, com a qual devem se envolver com maior profundidade “os sacerdotes, religiosos e leigos, educadores e catequistas, particularmente os mais jovens”, colocando assim, “com criatividade e audácia apostólicas”, as novas tecnologias “a serviço do anúncio de Jesus Cristo”.
“A evangelização da cultura atual – afirmam – essencialmente midiática, passa pela necessária exigência, a qual não basta responder apenas com elogiosas considerações teóricas acerca dos meios de comunicação (...), mas também com projetos e realizações”.
“As novas tecnologias – acrescentam – não apenas oferecem à Igreja grandes vantagens no que se refere a uma melhor gestão pastoral, como também constituem meios privilegiados” para seu ministério, sem que se deixe de valorizar “o encontro pessoal, familiar e comunitário”. “Assim se favorece a comunhão eclesial e se promovem novos modos de relacionamento com todos aqueles que buscam um sentido transcendente para suas vidas, no desejo pela verdade e pela realização do bem”.
Exortam ainda pais e educadores a “guiarem os mais jovens no uso correto das novas tecnologias, particularmente a internet, a fim de que sejam benéficas para a pessoa e a sociedade, favorecendo a busca pela Verdade, pelo Bem e pela Beleza”.
Cientes de que o mundo digital não pode constituir um espaço alheio às responsabilidades éticas e morais, os prelados destacam a necessidade de “se proteger os menores de conteúdos e condutas ofensivos à dignidade humana”.
“Diante da crise econômica atual – concluem -, que tanto afeta os setores mais desfavorecidos da sociedade e cuja origem não reside tão somente em causas econômicas, mas na debilitação dos valores morais, os meios de comunicação são chamados a favorecer a solidariedade, promovendo assim o bem comum”.
Fonte: site zenit.org