INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Multicom 2011 será no Rio de Janeiro

Na última segunda-feira, 7 de junho, foi realizada, no Edifício João Paulo II, na Glória, mais uma reunião do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2011. O encontro — que foi presidido pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e pelo Coordenador do Evento, Padre Omar Raposo

— contou com a presença da Irmã Elide Fogolare e do Padre Manuel de Oliveira Filho como convidados especiais.

O Comitê organizador do VII Mutirão Brasileiro de Comunicação, composto por sacerdotes ligados à comunicação na Arquidiocese do Rio, pelo Assessor Eclesiástico da Pascom do Regional Leste 1, Padre Leandro Freire, pela coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1, Andréia Gripp e pela equipe pedagógica do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, coordenada pelo professor Miguel Pereira, se reuniu para dar sequência aos preparativos do Evento.
Durante o encontro, os presentes puderam ouvir a partilha do Padre Manuel sobre o passo-a-passo da organização do Muticom de Salvador, ocorrido em 2003, e também conhecer alguns pontos importantes para a organização e a divulgação do evento de 2011, apresentados pela Irmã Elide. Padre Omar relatou os passos já dados para a organização do próximo Mutirão e apresentou o pré-projeto do Evento. Após, o professor Miguel Pereira e sua equipe mostraram o relatório que fizeram do Mutirão de Porto Alegre, que aconteceu em fevereiro deste ano, destacando os pontos positivos, os negativos e o que pode ser aprimorado para o próximo Mutirão.
Envolver toda a comunidade eclesial no Muticom, assim como atingir a juventude, especialmente os universitários, foram metas que ganharam destaque. A programação cultural do evento também está sendo caprichosamente preparada, levando em consideração que o Rio de Janeiro tem várias opções de lazer e uma grande riqueza e diversidade cultural.
Neste encontro foram ainda estabelecidas as coordenações de equipes e algumas metas estabelecidas com relação à atualização e dinamização do site do Muticom 2011, para que seja efetivamente um meio de divulgação do evento.
Como tudo precisa estar muito bem estruturado, haverá, ainda este mês, uma outra reunião específica com a equipe acadêmica para a definição dos temas e dos palestrantes das conferências centrais, das oficinas e dos grupos de trabalho.
Definidos os paineis temáticos para o Muticom 2011

O VII Mutirão Brasileiro de Comunicação, que tem como tema: "Comunicação e vida: diversidades e mobilidades", acontecerá de 17 a 22 de julho de 2011, no Campus da PUC-Rio, na Gávea (RJ). Para cadastro e mais informações, acesse: www.arquidiocese.org.br/mutirao.
Na última quinta-feira, 17 de junho, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e a equipe acadêmica do Departamento de Comunicação da PUC-Rio se reuniram para a definição dos temas e possíveis palestrantes para os paineis do 7º Mutirão de Comunicação (Muticom). Estavam também presentes ao encontro, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), o Coordenador Geral do Evento, Padre Omar Raposo, a Assessora de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolare, e o Padre Leandro Cury, membro da equipe de sacerdotes do Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese do Rio.
Serão 24 paineis temáticos, que aprofundarão o tema central do Muticom 2011: “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”. Cada painel será composto por um pesquisador do tema, um representante do mercado e um representante eclesiástico. Serão seis paineis a cada dia, e os participantes do Mutirão poderão escolher previamente de qual deles irá participar.
Também ficou estabelecida a criação de um 25º painel, que contará com a participação de todos os inscritos. Ele terá como referência os principais sistemas de comunicação católicos em diálogo com outros sistemas e com o público.
O próximo passo da equipe de coordenação é fazer contato com os possíveis palestrantes e definir os temas para as oficinas que acontecerão em cada dia do Muticom 2011.
O 7º Muticom acontecerá no Rio de Janeiro, de 17 a 22 de julho de 2011.


Equipe se reúne no início de outubro/2010 para preparação do Evento

Na última sexta-feira, 1º de outubro, foi realizada, no Edifício João Paulo II, na Glória, mais uma reunião do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2011. No encontro, a equipe acadêmica do Departamento de Comunicação da PUC-Rio apresentou para o Arcebispo Dom Orani João Tempesta e para o Coordenador do Evento, Padre Omar Raposo, a proposta inicial da programação.
Durante os seis dias de Mutirão haverá painéis, na parte da manhã, com temas da comunicação ligados a assuntos atuais, como meio ambiente, mídia católica e comercial, jovens e redes sociais. Ainda na manhã, as pessoas que não participarem dos painéis poderão assistir filmes seguidos de debates. À tarde, haverá oficinas com temas diversificados.
Celebrações religiosas, noites culturais e passeios temáticos também fazem parte da programação do 7º Mutirão de Comunicação. Envolver toda a comunidade eclesial no Muticom, assim como atingir a juventude, especialmente os universitários, foram metas que ganharam destaque na reunião.
Como tudo precisa estar muito bem estruturado, haverá, na próxima semana, outra reunião com a equipe para fechar a programação e começar a divulgação. Para isso, uma equipe de assessores de imprensa está preparando a estratégia de mídia unificada, que será entregue a cada Diocese do Regional Leste 1. O desejo é que pelo menos 50 pessoas de cada diocese do Regional participem do evento.
Idéias e vontade de fazer é o que não falta para a equipe organizadora. Toda a Arquidiocese do Rio está empenhada em fazer o melhor. O professor Miguel Pereira adiantou que contará com a participação dos vicariatos para que sejam montadas barraquinhas temáticas de São João na universidade.
O VII Mutirão Brasileiro de Comunicação, que tem como tema: "Comunicação e vida: diversidades e mobilidades", acontecerá de 17 a 22 de julho de 2011, no Campus da PUC-Rio, na Gávea. Para mais informações, acesse: www.muticom.com .
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)