INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 12 de junho de 2010

Nova diretoria da Fundação Catedral toma posse

Rio, 13 de outubro de 2010
Destacando a importância da mídia para difundir a fé e pregar o bem comum, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, empossou, no dia 13 de outubro, a nova diretoria da Fundação Educacional e de Radiodifusão Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Padre Leandro Cury, Padre Klepler Magalhães, Padre José Brito Terceiro e a advogada Claudine Dutra são os membros do Conselho Diretor e assumiram, respectivamente, as missões de diretores: geral, administrativo-financeiro, de programação e jurídico. A Rádio Catedral completará 18 anos, no próximo dia 8 de dezembro.
A posse aconteceu na capela da sede da Arquidiocese do Rio, no Edifício João Paulo II, e foi marcada pela realização de uma paraliturgia, presidida por Dom Orani Tempesta e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte e pelo Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo.

Conselhos

Além do Conselho Diretor, fazem parte da organização administrativa da fundação os Conselhos Curador e Fiscal, cujos membros também foram empossados no dia 13.
O Conselho Curador é o conselho consultivo da Fundação, presidido pelo Arcebispo do Rio. Terá como membros titulares o Monsenhor Aroldo da Silva Ribeiro e os padres André Sampaio de Oliveira, Henrique Jorge Diegues e Omar Raposo de Souza. Exercem a função de suplentes desse conselho os padres Gleuson Gonçalves Farias Gomes e Jorge André Pimentel Gouvêa.
O Conselho Fiscal é um órgão de controle interno, que visa a confirmar o cumprimento dos objetivos da fundação por parte do Conselho Diretor. Terá como membros titulares os padres Alex da Silva Siqueira, Jefferson Gonçalves de Araujo, Renato Martins Gonçalves. Exercerão a função de suplentes os padres Fábio Luiz de Souza e Sérgio Costa Couto, além do diácono permanente Antonio Alfredo França Pinto de Aguiar.

Agradecimento e continuidade

Durante a celebração, Dom Orani agradeceu a todos os membros da diretoria anterior, destacando o trabalho e dedicação de cada um. Em seguida, falou da importância de se investir nos meios de comunicação para a propagação do Evangelho. Agradeceu, ainda, a todos os voluntários, funcionários e, especialmente, aos benfeitores da Fundação, que integram o quadro dos Amigos da Rádio. Através da contribuição dos Amigos, a Fundação pode prosseguir em sua missão de anunciar a Boa Nova pelas ondas da rádio e pelo jornal “O Testemunho de Fé”.
- Nós somos aqueles que têm a missão de anunciar a vida, de proclamar o verbo da vida, primeiramente pela nossa própria essência, pelo nosso modo de ser, pelo testemunho pessoal e depois pelos meios de que dispomos, disse.
O Arcebispo anunciou uma novidade: a criação da Web TV Redentor. Também falou sobre a necessidade de, a partir do Vicariato para a Comunicação (Vicom), a Fundação atuar na integração de todos os canais e mídias arquidiocesanas: assessoria de Imprensa, Rádio Catedral, jornal “O Testemunho de Fé”, mídias sociais e o portal.
- Toda a Igreja é comunicação. [...] Quando utilizamos os meios de comunicação para aumentar a nossa voz, queremos, na verdade, fazer com que a Palavra seja apresentada à sociedade. O Vicariato para a Comunicação tem essa missão de articular toda a comunicação da Arquidiocese, com o planejamento e a articulação das várias mídias, trabalhando para o bem, para a fraternidade, para a paz, para uma vida melhor para todos, pontuou.
O Monsenhor Aroldo Ribeiro, que agora integra o Conselho Curador da instituição, também agradeceu pelos anos que pôde dedicar-se à missão de diretor-geral da emissora, e manifestou sua alegria pela posse do novo Conselho Diretor.
- A Rádio, que está prestes a comemorar 18 anos, alcança uma maioridade, porque pela primeira vez vemos na diretoria membros que são profissionais em suas respectivas áreas. Com todo amor que tenho pela Rádio, posso dizer com satisfação que estou muito feliz pela escolha desses meus irmãos, pela continuidade do trabalho. [...] Continuarei com a consciência de que sou um voluntário da Rádio, não importa a função que eu exerça. Comecei como diretor administrativo, passei a diretor-geral e hoje estou no Conselho Curador. O importante é estar envolvido com a missão [...]”, destacou.
Em nome dos novos diretores, falou o Padre Leandro Cury. Afirmando o trabalho de continuidade da gestão anterior, destacou o empenho que os novos membros terão em implementar o projeto de comunicação da Arquidiocese.
-Essa continuidade que queremos dar ao trabalho da Rádio Catedral conta com o apoio dos funcionários, voluntários, comunidades e Amigos da Rádio. [...] Dom Orani nos deu uma missão, que é integrar todos os meios de comunicação da Arquidiocese. Vamos nos empenhar muito para isso, em comunhão com o vigário episcopal, dentro do Vicom, junto com todos os padres assessores, com a participação fundamental da Pastoral da Comunicação em todas as comunidades. Contamos com a ajuda de todos para seguirmos em frente, nesse trabalho bonito que a Igreja pede de nós, falou.
Por fim, o Padre Marcos William felicitou os novos diretores e reafirmou a missão do Vicom, como articulador da comunicação da Igreja no Rio e da Fundação Catedral, como responsável e grande gestora da comunicação em nossa Arquidiocese.
- Não existem duas realidades distintas: a Arquidiocese e a Fundação. Somos um único corpo: temos a Fundação, que está a serviço da comunicação na Arquidiocese, a serviço do povo santo de Deus, destacou.
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)