INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 12 de junho de 2010

Irmã Joana Puntel lançará livro no 1° FOCO


Rio, 24 de novembro de 2010
A Doutora em Comunicação Irmã Paulina Joana Puntel estará no Rio de Janeiro, dia 27 de novembro, para fazer o lançamento do livro “Comunicação - Diálogo dos saberes na cultura midiática.” Ela participará do 1° FOCO - Fórum de Comunicação, promovido pelo Vicariato Sul. Na ocasião, Irmã Joana ministrará a palestra "Redes sociais e as novas frentes midiáticas".
A Irmã Joana Puntel é considerada referência da Igreja Católica no campo da pesquisa de comunicação. Ela identifica, nesta nova realidade, oportunidades para expandir as fronteiras da evangelização e oferece, neste livro que está sendo lançado, elementos para a formação de comunicadores comprometidos com a dignidade do ser humano.
Na obra, a autora recupera o pensamento da Igreja sobre o tema da comunicação, apresentando documentos e mensagens pontifícias, objeto de reflexão à luz das novas tendências, processos e paradigmas.
- Reuni esses documentos como algo que está ajudando a modificar os paradigmas que nós temos sobre comunicação. Porque muitas vezes, na Igreja, a gente pode correr o risco de sempre pensar em evangelizar, e se dissocia de todos esses paradigmas da comunicação que vão se modificando... Por exemplo, a questão da recepção, midiatização, explicou.
O livro traz ainda análises que a autora realizou por ocasião de conferências e simpósios, destacando a questão da midiatização como um dos assuntos mais estudados por pesquisadores. E ainda, a importância da figura do Apóstolo Paulo como comunicador.
- Com este livro pretendo que não seja simplesmente uma história, algo a fazer memória, mas que seja uma nova luz para irmos modificando os métodos pastorais, para entrar nessa nova cultura digital, que exige de nós novas posturas e mentalidades, afirmou.
No clima da “era digital”, a abertura do evento será feita, através de uma videoconferência, pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Na programação haverá duas palestras, a primeira será ministrada pelo Coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Serpa Pereira e a segunda palestrante será a Irmã Joana Puntel. Haverá ainda cinco painéis, seguidos de fóruns de discussão.
O evento será realizado no dia 27 de novembro, das 8h às 13h30m, no Colégio Santo Agostinho, no Leblon. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pela internet através deste link: http://app.questionar.com.br/TakeSurvey.asp?SurveyID=503n67KMmp31G
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)