INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

domingo, 20 de junho de 2010

Os desafios da Igreja na nova cultura midiática

É possível perceber que a evolução das tecnologias é apenas o início de um novo tempo. Pouco a pouco, essa nova cultura, não linear e orientada pela imagem, vai dominar um novo modo de compreender o mundo. A internet não é apenas um veículo de comunicação, mas a própria comunicação.
A Igreja está começando a se inserir nessa nova realidade. A emergência de imersão nessa nova cultura não pode abandonar a tradição e a doutrina milenar que vem sustentando a vida cristã. Há um novo processo de inculturação que precisa ser pensado.
Muito preocupada com a questão das novas tecnologias, a Arquidiocese do Rio convidou o Padre Salesiano Gildásio Mendes para ministrar uma palestra para os Bispos e os Padres do Vicariato para a Comunicação Social. Padre Gildásio concluiu o seu mestrado na Michigan State University na área de Comunicação, especificamente, em Realidade Virtual e, em 2006, recebeu o titulo de Doutor.
Além disso, ele participa da equipe de representantes das Instituições Católicas de Ensino Superior junto ao Pontifício Conselho das Comunicações do Vaticano e integra o Comitê Nacional de Comunicação, que assessora o Setor de Comunicação da CNBB.
Na palestra que realizou, ele falou sobre o tema “Cultura midiática: qual a transformação que a internet trouxe para o mundo?” e destacou principalmente o que a Igreja pode ver como desafios e oportunidades dessa nova tecnologia.
Em entrevista para o Portal da Arquidiocese, Padre Gildásio disse que são muitos os desafios, a começar pelos padres e seminaristas que estão acostumados a utilizar uma linguagem literal e linear. Ele explicou que, com a massificação da internet, é importante o uso de uma outra lógica, uma linguagem de imagens e de interação.
- Hoje, as pessoas querem saber de interagir, uma comunicação que é criadora, não fica mais só ouvindo ou lendo: ela interage, coloca fotografias, partilha documentos, imagens. Essa mudança de uma comunicação clássica para uma interativa, de uma linear para uma de hiperlink, e de uma cultura mais racional para outra mais pós-moderna é o desafio da Igreja hoje. Como os Padres estão aprendendo a usar essa linguagem? — questionou Padre Gildásio.
Ele ressaltou que esse é o momento da Igreja utilizar essa nova cultura como instrumento de evangelização, principalmente dos jovens. Ele percebe as novas tecnologias como uma grande oportunidade.
- Jesus soube usar as parábolas como a linguagem do povo, naquela época. Ele entendeu o que o povo queria ouvir. O que nós estamos buscando hoje é a linguagem, o conteúdo nós temos. Sabemos o que comunicar, a questão é como, alertou.
O Padre citou como exemplo a liturgia, que é uma linguagem que o povo gosta. Mas disse perceber o desafio que existe em passar a doutrina da Igreja através de uma linguagem simples, visual, participativa e que seja fácil de interagir e aprender.
De acordo com o Padre Gildásio, a Igreja está revendo o processo de comunicação. O Papa está usando internet para se comunicar e assim também os bispos e padres. Mas é necessário descobrir como fazer para que, nesse mundo de informações, as pessoas se interessem pela Igreja. Como sugestão, ele acredita que seja importante fazer com que os jovens sejam criadores das pastorais.
- Na semana passada, um jovem de 14 anos foi o catequista de todos os catequistas da minha Paróquia. Ele criou um site, ensinou como visitar a Capela Sistina interativa, como colocar uma foto no site etc.
O Padre disse ainda que é preciso falar de forma simples, para que todos entendam e se sintam inseridos na Igreja Católica. É importante valorizar os jovens na Igreja, trazê-los para serem criadores.
- Eles não querem mais ficar só ouvindo, finalizou.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)