INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sábado, 19 de junho de 2010

IBMC (Instituto Brasileiro de Marketing Católico) tem novo presidente

O Arcebispo Dom Orani João Tempesta é o novo presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC). A posse aconteceu na última segunda-feira, dia 7 de junho, durante a solenidade do 15º Encontro de Marketing Católico, que está sendo realizado no Hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro. A missa de abertura, presidida por Dom Orani, foi iniciada às 15h30m.

- O nome de Dom Orani foi escolhido na última reunião da Entidade. Como de costume, prontamente ele aceitou mais esse convite. Ele é um dos bispos que sempre nos deu apoio e está presente em todos os encontros, afirmou o fundador do IBMC e organizador executivo do Evento, Antônio Miguel Kater Filho.
O IBMC é, desde o início, dirigido por um membro do episcopado brasileiro. O último mandato estava sendo desempenhado pelo Arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Murilo Krieger. O primeiro presidente foi o bispo de Santo Amaro (SP), Dom Fernando Figueiredo, à época presidente do Regional Sul 1, integrado pelas dioceses paulistas.
Após o gesto simbólico de transmissão do cargo, houve a nomeação da nova diretoria, figurando entre os membros: Padre Lício de Araújo Vale, Irmã Nair Paschoaline, Monsenhor Agnaldo de Carvalho, João Carlos Valentim e Izekson José Silva.

Dom Orani ressaltou que o encontro vem se aprimorando a cada ano, sempre com novidades, respondendo aos apelos e às necessidades das pessoas e das instituições católicas. O Arcebispo fez votos para que o 15º encontro possa despertar ainda mais o interesse pelo assunto, como um meio eficiente de anunciar o Evangelho.
Durante a cerimônia, os diretores e mais duas empresas de cunho católico foram homenageados pelo apoio dispensado desde o início à entidade, criada em 1998. O IBMC nasceu com o objetivo de promover, difundir e incentivar a utilização das modernas técnicas de marketing e comunicação entre as instituições católicas.
Com o tema “Vós sois de Cristo”, o 15º Encontro de Marketing Católico, que acontece entre 7 e 10 de junho, está sendo realizado no Hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro. Neste ano o Encontro também aborda temas relacionados ao turismo religioso e à música litúrgica. Ao todo, são mais de 40 palestras, ministradas por especialistas em comunicação, de renome no cenário nacional. Há cerca de 250 participantes, de várias partes do País, entre presbíteros, religiosas, agentes de pastoral, leigos engajados e diretores de instituições católicas.

Somos de Cristo

Depois da missa de abertura e da cerimônia de posse, Dom Orani fez a primeira exposição do 15º Encontro de Marketing Católico.
Com o tema “Somos de Cristo”, ressaltou a escolha do Rio de Janeiro, com sua tradição de acolhimento e de realização de eventos no Brasil, e também a do tema do evento, que está ligado ao símbolo brasileiro que marca a cidade: o Cristo Redentor.

Quanto ao marketing, Dom Orani lembrou das dificuldades de aceitação da palavra e de sua metodologia. Muitos a vêem com preconceitos, e logo relacionam o assunto com o consumismo, venda de produtos, preocupação com lucro. Diante da ênfase consumista e dos desafios dos problemas financeiros, o “marketing católico” procura descobrir as necessidades da pessoa que tem fé para ajudar a dar passos e a aprofundar a caminhada cristã.
Recordando as orientações dos três últimos papas e do Documento de Aparecida, o Arcebispo lembrou da necessidade da capacitação para a utilização do processo, das ferramentas e dos meios de comunicação social. Que os cristãos são chamados a uma coerência com o Evangelho, que não são vendedores de produtos e sim anunciadores de uma vida nova em Cristo.
Por fim, Dom Orani fez votos para que o encontro possa, a cada ano, contribuir para o aprofundamento do tema, procurando capacitar pessoas para se comunicarem melhor com os fiéis; adequar a mensagem do Evangelho à realidade de hoje; motivar as equipes de pastorais; conscientizar as comunidades sobre a importância do dízimo; levantar fundos de uma maneira eficaz e profissional para as várias necessidades da Igreja.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)