No marco do Dia Mundial das Comunicações Sociais, várias paróquias da arquidiocese de Arequipa, Peru, que estão comemorando atualmente o jubileu do IV centenário de sua existência, recordaram a seus fiéis que contam com sites que lhes permitem se manter informados sobre os acontecimentos da Igreja local.O cardeal Giovanni Battista Re foi nomeado pelo Papa como enviado especial às celebrações do IV centenário desta arquidiocese.
Em um comunicado a arquidiocese afirma que “a internet oferece inúmeras possibilidades de comunicação. A Igreja não é indiferente a este meio; pelo contrário, as experiências sobre a evangelização na web são positivas e contagiantes”.
“A difusão da ‘Boa Notícia’, que é o Evangelho de Jesus, se vê refletida no uso dos meios de comunicação digitais, para a difusão dos conteúdos pastorais”, acrescenta.
Um exemplo desta inovação é a paróquia “Del Sagrario”: “Temos gente que nos escreve dos Estados Unidos, de toda a América Latina e até o Japão, o que demonstra que os internautas têm uma sede que só a fé acalma”, disse o sacerdote Pedro Bustamante López, responsável paroquial, referindo-se ao serviço de rádio que é oferecido no endereço http://www.redkatolikos.com/. Contam também com a página própria: http://www.parroquiadelsagrario.org/.
Compartilhando o carisma do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), a paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de JLB e Rivero, sob a responsabilidade da referida congregação religiosa, tem em seu site, http://www.pguadalupeive.org/, informações atualizadas sobre as atividades que se desenvolveram em seu setor.
Na página http://www.sanmiguelarcangeldecayma.parroquia.org/ se encontra informação sobre o que acontece na paróquia San Miguel Arcángel de Cayma. Cabe ressaltar que esse endereço virtual é administrado por leigos do setor, como um apoio desinteressado à evangelização. Eles também difundem seu boletim mensal,”Caminando Seguro, tanto impresso como digitalizado para leitura na internet.O comunicado recorda palavras de Bento XVI, em sua última mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, em que ressalta a importância dos meios alternativos: “As vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas foram convertidas em um instrumento indispensável para responder adequadamente às perguntas que surgem em um contexto de grandes mudanças culturais e que são notadas especialmente no mundo juvenil”.