INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nasce iBREVIARY: Orações no iPHONE, iPAD e FACEBOOK

Zenit entrevista o sacerdote italiano Paolo Padrini



Colocar as novas tecnologias ao serviço da vida espiritual de católicos e sacerdotes: este é o objetivo de Paolo Padrini, um jovem sacerdote que criou a iniciativa do iBreviary, uma versão digital do livro da Liturgia das Horas que permite carregá-lo no iPhone e agora no iPad.
O Pe. Padrini, apaixonado pelas novas tecnologias, pertence à diocese de Tortona, no norte da Itália.
Também criou o Praybook, uma aplicação que procura compartilhar orações no Facebook. Ele também é o diretor do blog Passi nel deserto (Passos no deserto), sobre a atualidade eclesiástica.
Outras de suas criações é o portal Pope2You, que permite aos jovens do mundo inteiro entrar em contato com o Papa enviando-lhe cartões digitais.
Mas, principalmente, adverte Padrini, “procuro ser sacerdote, testemunhar o amor de Cristo com a convicção sincera, coerente e presente”.
ZENIT o entrevistou, considerando a recente Semana da Comunicação, organizada por Paulinas Onlus, a propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem como tema este ano “O sacerdote e a pastoral no mundo digital. Os novos meios da comunicação social ao serviço da palavra”.
- O que você acha da mensagem do Papa Bento XVI no Dia Mundial das Comunicações Sociais?
Pe. Paolo Padrini: Acredito que se assemelha um pouco à do ano passado. Enfatiza o âmbito das novas mídias, como um campo aberto à evangelização e para a presença, de modo particular, dos sacerdotes. Eu acredito que novamente leva à classe eclesiástica um tema que correria o risco de ser deixado a espaços somente de aprofundamento tecnológico, antropológico e até mesmo sociológico. Por outro lado, nós vemos que é um lugar de encontro com o Evangelho.
- Como criador do iBreviary, pode falar conosco das vantagens dele?
Pe. Paolo Padrini: A vantagem é, sobretudo, prática. Com esta tecnologia se aproxima a oração e a liturgia dos jovens. Há pessoas de 30 ou 40 anos, profissionais e professores, que veem a oração como algo plausível e aceitável e não como algo relegado ao ambiente clerical apenas. Porque esta não é a oração dos sacerdotes, mas da Igreja inteira.
- Teme que sua criação possa trazer desvantagens ou perigos?
Pe. Paolo Padrini: Sim. Uma desvantagem pode ser a de se perder a dimensão eclesiástica da oração. O importante é equilibrar o uso destes instrumentos pela espiritualidade forte e pela fé profunda, com hábitos como a participação na própria paróquia e a vivência da liturgia, de modo que possa viver de verdade através destes instrumentos a perspectiva da fé, a qual jamais é individualista, mas eclesial.
- Pensemos nos futuros sacerdotes, os que pertencem à chamada “geração digital”, nascidos depois de 1990. Como você os vê no uso destes meios? Deixarão de usar os livros de papel?
Pe. Paolo Padrini: Há aqueles que têm medo de que os livros de oração possam desaparecer. Acredito que o uso do papel esteja longe de terminar, embora sejamos testemunhas de tantas mudanças tecnológicas e tenhamos a sorte de comunicar tantas coisas. Mas nada substitui o sentido do tato. Nossos sentimentos se expressam de um modo diferente com o papel ou o telefone. Consequentemente, eu acredito que continuará a ser usado o papel e acredito que de qualquer maneira é necessário abrir-se ao uso deste instrumento para a chamada “geração digital” – sabemos que este termo é uma abstração, porque nós os chamamos de digital, mas o ser humano não é digital, é analógico e sempre será. É óbvio que tudo será filtrado de uma sensibilidade nova que é feita de sentido, de sentidos, de analógicos, de contar histórias e sonhos. As coisas que formam nossa espiritualidade e nossa humanidade.
- Para poder por em prática o chamado de Bento XVI para os sacerdotes, como alcançar um equilíbrio entre a pastoral da presença física e a pastoral da presença nos meios de comunicação? Pe. Paolo Padrini: Bento XVI disse exatamente isso ao término de sua intervenção no congresso realizado recentemente em Roma, chamado Testimoni digitali (Testemunhos digitais), no qual disse que não se deve cair no uso dos instrumentos a toda custa, mas é sempre necessário ter o coração de pastor.
A síntese entre pastor e cibernauta se encontra e se encontrará diariamente em nosso coração. Se eu for um verdadeiro padre, eu o posso ser com um telefone na mão, com uma Bíblia na outra e o posso ser com um jornal debaixo do braço porque não serão estes instrumentos que falarão sozinhos, mas nossa fé que é feita de carne e que fala à carne e por minha carne será a verdadeira síntese. Devemos ser formados do ponto de vista espiritual e depois do ponto de vista tecnológico-prático para podermos utilizar bem estes recursos.
Fonte: site zenit.org