INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prêmios de Comunicação da CNBB de 2010

Anualmente, a CNBB atribui prêmios aos produtores de comunicação que mais se destacam por sua contribuição à reflexão critica sobre temas que afligem a nossa sociedade. O mais antigo deles é o Margarida de Prata para o cinema. Existe desde 1967 e ao longo desses 43 anos premiou quase uma centena de filmes brasileiros que estão comprometidos com os valores humanos e espirituais, presentes na nossa vida social. O mais recente é o Clara de Assis de televisão que se destina aos jornalistas, produtores, diretores ou autores que, em seus programas, abordam temáticas que ressaltam a ética e os valores da vida pessoal, espiritual e coletiva. Entre os dois, nasceu, ainda nos anos 90, o Dom Hélder Câmara de Imprensa que se destina a premiar reportagens ou matérias jornalísticas que valorizam a informação preocupada com o desenvolvimento humano da nossa sociedade e a denúncia das injustiças e dos desvios éticos. Há ainda um outro prêmio, o Microfone de Prata, este atribuído pela Rede Católica de Rádio às emissoras confessionais e seus programas. Para concorrer a esses prêmios, é necessária a inscrição no site da CNBB onde também podem ser encontrados os regulamentos de cada um deles.
Neste ano de 2010, a escolha dos filmes, programas de televisão e matérias jornalísticas foi feita nesta semana, nos dias 16 e 17 de junho, na PUC-Rio, por júris constituídos pela CNBB. Dom Orani Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Presidente da Comissão Episcopal da CNBB para a Educação, Cultura e Comunicação, presidiu o júri do Margarida de Prata, a Irmã Élide Fogolari, Assessora do Setor de Comunicação da CNBB, conduziu o grupo que escolheu o prêmio Clara de Assis de Televisão, e o Assessor de Imprensa da Conferência, Padre Geraldo Martins Dias, coordenou o Dom Hélder Câmara de Imprensa. A divulgação dos premiados será feita na site da CNBB, na segunda-feira, dia 21 de junho, e os prêmios serão entregues em Aparecida, no dia 23 de julho, no auditório da TV Aparecida, durante o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação que se realizará, de 21 a 24, na cidade do Santuário.
Inscreveram-se 19 programas de televisão de todo o país, incluindo produtoras e emissoras como a TV Globo, o canal Futura e as televisões católicas, além de canais universitários. Para o prêmio Dom Hélder Câmara se apresentaram 21 matérias de jornais e revistas de todo o país. Já para o Margarida de Prata o júri examinou 18 filmes de longa, curta e media-metragem, nos gêneros de ficção e documentário. Com esses prêmios, a CNBB pretende ampliar o dialogo com os profissionais de comunicação, reconhecendo neles a responsabilidade na formação dos valores que devem nortear a sociedade brasileira e ainda ajudar na formação de uma consciência critica cada vez mais ativa dos leitores e espectadores da mídia brasileira.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)