INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Noite de abertura do Encontro Nacional da PASCOM

Na noite da última quarta-feira, 21 de julho, foi realizada a abertura do II Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, em Aparecida. O evento promovido pelo Setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, acontecerá até o dia 24. Participam do Encontro Nacional, mais de 400 pessoas, dentre eles sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que querem refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
As boas-vindas ao evento ficaram por conta da Orquestra Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (Pensa), que se apresentou durante uma hora, encerrando o show e emocionando os presentes, com o Hino de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, a mesa de abertura foi composta pela Assessora do Setor de Comunicação da CNBB e organizadora do evento, Irmã Elide Fogolari, pelo Padre Redentorista Cesar Moreira, representando o Santuário de Aparecida, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta.
A Irmã Élide desejou a todos um produtivo Encontro e pediu aos presentes que façam do momento central deste evento a Celebração Eucarística. Ela manifestou sua alegria por receber neste encontro mais de 400 pessoas, já que na primeira edição do evento, realizada em 2008, apenas 130 comunicadores compareceram.
- Esse número mostra que a Igreja está cada vez mais preparada para utilizar os meios de comunicação como uma ferramenta de evangelização, afirmou a Irmã.
Já na primeira palestra do evento, Dom Orani falou sobre o tema “Igreja e comunicação: desafios e necessidades”. O Arcebispo do Rio expressou o seu desejo de que haja uma articulação maior na comunicação na Igreja.
- A Igreja é chamada a anunciar o Cristo, a testemunhá-lo e, atualmente, nós temos muitas maneiras de usar as redes sociais, as ferramentas de comunicação para fazê-lo. Ter o encontro nacional da Pastoral da Comunicação é importante para incentivar todos os que trabalham com a comunicação a saberem utilizar bem aquilo que existe, para que seja possível evangelizar ainda mais e melhor.
O Arcebispo do Rio explicou que para se evidenciar uma verdadeira Pastoral da Comunicação não bastam apenas as tecnologias, as ferramentas, mas é necessário, principalmente, que os comunicadores sejam cristãos.
- Para nós há uma diferença fundamental no modo de fazer comunicação. O grande desafio não é gente capacitada, profissionais bem preparados. Nós fazemos comunicação sabendo que por trás tem uma pessoa com espiritualidade, que sabe que o centro de tudo o que fazemos é Jesus. Por isso estamos reunidos aqui em Aparecida. Essa é também uma maneira de dizer que o nosso modo de fazer comunicação, além da técnica, das pessoas qualificadas, é justamente marcado por sermos pessoas que têm fé. Isso faz a diferença, disse Dom Orani.
Fonte: site da Arquidiocese do Rio de janeiro (www.arquidiocese.org.br)