
O evento reuniu representantes do clero, além de profissionais de diferentes veículos de comunicação, entre eles o assessor de imprensa da CNBB, Padre Geraldo Martins.
Na abertura do encontro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, apontou algumas dificuldades que a Igreja enfrenta nesse meio e no modo "como as pessoas veem a nossa própria comunicação."
Durante o evento, foi apresentado o trabalho que está sendo feito para a elaboração do plano de comunicação da Arquidiocese. "Vamos dialogar, conversar, mas sabendo que isso não concluirá o assunto. É apenas um passo a mais dentro dessa reflexão. Não vamos resolver todos os problemas, mas servirá para ficarmos atentos aos diversos aspectos que envolvem o tema." Ressaltou o Arcebispo.
Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, responsável pelo encontro, o projeto de comunicação é algo que caminha ao lado do plano pastoral e é um instrumental necessário, que o torna mais eficaz.
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger, ministrou uma palestra sobre como a Igreja é vista na mídia, em especial nas mídias sociais.
Erlanger apontou a necessidade da articulação de um trabalho em rede e de ações que mostrem, de fato, a imagem real da instituição.
O publicitário Bruno Altieri, falou em nome da agência Quê Comunicação, responsável pela elaboração do projeto de comunicação. Ele destacou os princípios básicos para comunicar aquilo que se pretende e assim alcançar o público-alvo no momento certo.
Fonte: Jornal "O Testemunho de Fé"