Identificar como a Igreja comunica e como ela é vista pela sociedade, além dos meios para se colocar em prática um projeto de comunicação que sirva, em todo seu potencial, à evangelização. Esses foram alguns dos pontos abordados no encontro sobre mídia e Igreja promovido pela Arquidiocese do Rio, em sua sede, na Glória, na manhã do dia 24 de agosto de 2010.O evento reuniu representantes do clero, além de profissionais de diferentes veículos de comunicação, entre eles o assessor de imprensa da CNBB, Padre Geraldo Martins.
Na abertura do encontro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, apontou algumas dificuldades que a Igreja enfrenta nesse meio e no modo "como as pessoas veem a nossa própria comunicação."
Durante o evento, foi apresentado o trabalho que está sendo feito para a elaboração do plano de comunicação da Arquidiocese. "Vamos dialogar, conversar, mas sabendo que isso não concluirá o assunto. É apenas um passo a mais dentro dessa reflexão. Não vamos resolver todos os problemas, mas servirá para ficarmos atentos aos diversos aspectos que envolvem o tema." Ressaltou o Arcebispo.
Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, responsável pelo encontro, o projeto de comunicação é algo que caminha ao lado do plano pastoral e é um instrumental necessário, que o torna mais eficaz.
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger, ministrou uma palestra sobre como a Igreja é vista na mídia, em especial nas mídias sociais.
Erlanger apontou a necessidade da articulação de um trabalho em rede e de ações que mostrem, de fato, a imagem real da instituição.
O publicitário Bruno Altieri, falou em nome da agência Quê Comunicação, responsável pela elaboração do projeto de comunicação. Ele destacou os princípios básicos para comunicar aquilo que se pretende e assim alcançar o público-alvo no momento certo.
Fonte: Jornal "O Testemunho de Fé"