INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vaticano discute novas ferramentas da Internet

Na ultima quinta-feira, 12, no Vaticano, o encontro dos presidentes da Comissões Episcopais responsáveis pelos meios de comunicação na Europa. Até o próximo domingo, 15, os bispos se encontrarão com os representantes da redes sociais Facebook, Google, Youtube, Identi.ca e da enciclopédia multilíngüe online livre, Wikipédia. Além disso, um hacker suiço também estará presente nos debates.
Redes sociais, sistemas de busca, compartilhamento de vídeos, microblogues e enciclopédias online são assim trazidos para o centro do debate sobre o tema "A cultura da Internet e a comunicação da Igreja".
Os participantes da assembleia da Comissão Episcopal Europeia para os Meios de Comunicação (CEEM) irão refletir questões como: quais são as implicações da presença da internet para a missão da Igreja? Onde está e qual é a nova cultura veiculada pela internet? Como a internet entrou na pastoral cotidiana das dioceses e das paróquias? Como a Igreja consegue encarnar a mensagem cristã na atual cultura da interatividade?
Os meios de comunicação se tornam sempre mais um espaço social e cultural e os participantes analisarão como a internet muda também as práticas religiosas, sobretudo entre os cristãos. Um sociólogo ajudará os participantes a compreenderam a relação entre jovens e internet.
"A 'geração web' é, seguramente, a que é mais sensível à presença constante da Internet na nossa vida, para o bem e para o mal", assegura o CEEM.
Por isso mesmo o hacker foi convidado para o encontro, para mostrar esta outra cultura "paralela e geralmente ignorada pela Igreja". Através do testemunho do jovem hacker suíço e de um responsável na luta contra a criminalidade na rede, da Interpol (Polícia Internacional), os participantes tentarão compreender o fenômeno, falando ainda dos limites tecnológicos e jurídicos da internet, além de como defender-se em caso de ataques na rede.
A CEEM é uma comissão especializada do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que acompanha o desenvolvimento da mídia e das comunicações eclesiais, favorece o trabalho das Conferências Episcopais no campo da comunicação e elabora escolhas de política midiática.
Fonte: Da Redação CN, com agências