Um clique. É apenas o que basta para que as portas do mundo digital se abram e, por consequência, as portas do mundo inteiro. Com a capacidade de eliminar fronteiras entre as comunicações, o mundo digital abre, assim, novos caminhos para anunciar a doutrina cristã. A Igreja e suas Pastorais passam a ter à frente as novas linguagens dos meios de comunicação que, sabendo utilizá-las, poderão dar maior alcance as suas mensagens.
Dentro desse contexto, o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2010 foi "O sacerdote e a pastoral no mundo digital". Tendo em vista essa nova realidade em que a cultura atual é, em grande parte, a cultura midiática, torna-se mais do que necessário a presença da Igreja nesse meio, para que a missão de formação e evangelização possa ser realizada com mais eficácia no mundo moderno.
BUSCANDO NOVAS LINGUAGENS
Já é mais do que certo que a internet possibilita um alcance mundial de ideias, conhecimentos e ideologias. Hoje, ela não é apenas uma tecnologia: é um novo mundo, um mundo digital de interações e com linguagens próprias. Tempo e espaço se misturam em uma frequência jamais vista. Esse 'mundo novo' é marcado pela interatividade, na qual é o internauta que decide as fontes pelas quais buscará a sua ética e intelectualidade. Surge um novo modo de se relacionar.
A nova geração de audiovisuais (vídeos, fotografias, blogs e páginas na internet) permite á Igreja usufruir desses meios em favor da expansão de valores éticos, morais e cristãos. Isso porque tais meios de conumicação aparecem como instrumentos de enriquecimento da sociedade, tanto na questão educativa, cultural e política, como também na questão religiosa.
Segundo a professora de Comunicação Social da PUC-Rio Carla Rodrigues, a maior característica das novas tecnologias é o seu uso como forma de estímulo à rede. Ela explicou que, para a Igreja, isso é um elemento facilitador. "A Igreja tem como vantagem o fato de ela já ser organizada em forma de rede. Então, se é assim que funciona, não me parece que seja difícil para ela se apropriar das novas tecnologias."
A professora também explicou que as ferramentas digitais e redes sociais podem contribuir dando forma à maneira pela qual a Igreja se estrutura, possibilitando maior contato e aproximação entre as pessoas. "Eu acho que a Igreja pode se beneficiar muito das novas tecnologias, desde que ela esteja disposta a mergulhar nesse universo digital, considerando que esse universo pode, perfeitamente, ser adequado aos seus valores como Igreja", afirmou Carla Rodrigues.
MUDANÇAS TECNOLÓGICAS
Preocupada com as transformações que o avanço das tecnologias impõe à sociedade, a Arquidiocese do Rio teve um representante, o Padre Fábio Luiz de Souza, no 8o. Encontro de Tecnologia e Negócios, o Rio Info 2010, realizado de 31 a 02 de setembro, na Barra da Tijuca. Dentro desse contexto de mudanças, o Sacerdote explicou que "isso tudo é uma ocasião para que a Igreja acompanhe essas mudanças e esteja atualizada com tudo o que acontece com a sociedade".
Segundo ele, que foi nomeado diretor de Análise de Sistemas da Arquidiocese, conforme a sociedade vai lançando mão desses meios de comunicação, a Igreja também vê nisso um meio oportuno para se aproximar das pessoas. "Por isso, o setor de tecnologia da informação é visto pela Igreja como um campo onde ela possa atuar e, assim, exercer o seu trabalho - evangelizar e levar a Palavra de Deus a todas as pessoas", salientou o Padre Fábio Luiz de Souza.
A evolução do mundo digital acontece de tal maneira que existem até acampamentos que trazem o mundo para a ponta dos dedos - é a Campus Party. Mas é um acampamento que foge à regra do tradicional: no lugar de fósforos, lanternas e bússolas, entram monitores, mouses, discos rígidos, CD-ROOMs e computadores equipados especialmente para o evento.
Ciência, entretenimento e criatividade fazem parte da Campus Party, o megaevento de tecnologia que acontece anualmente desde 1997. Até 2007, o evento acontecia na Espanha, mas em 2008 o Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a maior festa mundial da internet. Milhares de participantes se reúnem durante uma semana para realizar as mais diversas atrividades ligadas a computadores, comunicações e novas tecnologias, além de partilhar conhecimentos e trocar experiências.