INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Igreja do Rio de Janeiro no Mundo Digital

Um clique. É apenas o que basta para que as portas do mundo digital se abram e, por consequência, as portas do mundo inteiro. Com a capacidade de eliminar fronteiras entre as comunicações, o mundo digital abre, assim, novos caminhos para anunciar a doutrina cristã. A Igreja e suas Pastorais passam a ter à frente as novas linguagens dos meios de comunicação que, sabendo utilizá-las, poderão dar maior alcance as suas mensagens.
Dentro desse contexto, o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2010 foi "O sacerdote e a pastoral no mundo digital". Tendo em vista essa nova realidade em que a cultura atual é, em grande parte, a cultura midiática, torna-se mais do que necessário a presença da Igreja nesse meio, para que a missão de formação e evangelização possa ser realizada com mais eficácia no mundo moderno.

BUSCANDO NOVAS LINGUAGENS

Já é mais do que certo que a internet possibilita um alcance mundial de ideias, conhecimentos e ideologias. Hoje, ela não é apenas uma tecnologia: é um novo mundo, um mundo digital de interações e com linguagens próprias. Tempo e espaço se misturam em uma frequência jamais vista. Esse 'mundo novo' é marcado pela interatividade, na qual é o internauta que decide as fontes pelas quais buscará a sua ética e intelectualidade. Surge um novo modo de se relacionar.
A nova geração de audiovisuais (vídeos, fotografias, blogs e páginas na internet) permite á Igreja usufruir desses meios em favor da expansão de valores éticos, morais e cristãos. Isso porque tais meios de conumicação aparecem como instrumentos de enriquecimento da sociedade, tanto na questão educativa, cultural e política, como também na questão religiosa.
Segundo a professora de Comunicação Social da PUC-Rio Carla Rodrigues, a maior característica das novas tecnologias é o seu uso como forma de estímulo à rede. Ela explicou que, para a Igreja, isso é um elemento facilitador. "A Igreja tem como vantagem o fato de ela já ser organizada em forma de rede. Então, se é assim que funciona, não me parece que seja difícil para ela se apropriar das novas tecnologias."
A professora também explicou que as ferramentas digitais e redes sociais podem contribuir dando forma à maneira pela qual a Igreja se estrutura, possibilitando maior contato e aproximação entre as pessoas. "Eu acho que a Igreja pode se beneficiar muito das novas tecnologias, desde que ela esteja disposta a mergulhar nesse universo digital, considerando que esse universo pode, perfeitamente, ser adequado aos seus valores como Igreja", afirmou Carla Rodrigues.

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

Preocupada com as transformações que o avanço das tecnologias impõe à sociedade, a Arquidiocese do Rio teve um representante, o Padre Fábio Luiz de Souza, no 8o. Encontro de Tecnologia e Negócios, o Rio Info 2010, realizado de 31 a 02 de setembro, na Barra da Tijuca. Dentro desse contexto de mudanças, o Sacerdote explicou que "isso tudo é uma ocasião para que a Igreja acompanhe essas mudanças e esteja atualizada com tudo o que acontece com a sociedade".
Segundo ele, que foi nomeado diretor de Análise de Sistemas da Arquidiocese, conforme a sociedade vai lançando mão desses meios de comunicação, a Igreja também vê nisso um meio oportuno para se aproximar das pessoas. "Por isso, o setor de tecnologia da informação é visto pela Igreja como um campo onde ela possa atuar e, assim, exercer o seu trabalho - evangelizar e levar a Palavra de Deus a todas as pessoas", salientou o Padre Fábio Luiz de Souza.
A evolução do mundo digital acontece de tal maneira que existem até acampamentos que trazem o mundo para a ponta dos dedos - é a Campus Party. Mas é um acampamento que foge à regra do tradicional: no lugar de fósforos, lanternas e bússolas, entram monitores, mouses, discos rígidos, CD-ROOMs e computadores equipados especialmente para o evento.
Ciência, entretenimento e criatividade fazem parte da Campus Party, o megaevento de tecnologia que acontece anualmente desde 1997. Até 2007, o evento acontecia na Espanha, mas em 2008 o Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a maior festa mundial da internet. Milhares de participantes se reúnem durante uma semana para realizar as mais diversas atrividades ligadas a computadores, comunicações e novas tecnologias, além de partilhar conhecimentos e trocar experiências.

           
                                                     
                      

Fonte: Jornal O Testemunho de Fé (05 a 11.09.2010)