INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Olá amigos,

Esse blog é um espaço para a divulgação de notícias de uma forma geral envolvendo todo tipo de matéria sobre a comunicação e marketing católico.

Nos propomos a pesquisar tudo o que existe de matérias sobre a comunicação e marketing católico na web e em outras fontes de comunicação, concentrando-as nessa ferramenta que agora estamos disponibilizando, de forma a facilitar a pesquisa e coleta de informações pelas PASCOM de todas as Paróquias espalhadas pelo Brasil afora. Será também um espaço para divulgação de notícias das próprias PASCOM.

Dessa forma, esperamos que seja um meio onde se poderá encontrar, num só lugar, qualquer matéria publicada que envolva a comunicação e marketing dentro da nossa querida Igreja Católica.

Ajude-nos informando sobre suas atividades, eventos, seminários, encontros, retiros etc, que envolvam os meios de comunicação dentro da sua Paróquia, Vicariato ou Diocese.

Vamos à luta, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, pois COMUNICAÇÃO É EVANGELIZAÇÃO !

Por: José Vicente Ucha Campos

Contato:
jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Internet - Um instrumento moderno de Evangelização

A mídia, cada vez mais, faz parte e modela os diversos campos sociais. Com isso, vivemos em uma sociedade midiatizada, em que até as Igrejas, instituições tradicionais, aderiram aos meios de comunicação de massa.
A ideia de comunicação não pode se reduzir aos instrumentos técnicos de produção e transmissão de mensagens, mas deve contemplar o processo de relacionamento entre os seres humanos. E assim, a Igreja começa a expressar-se com mais clareza a respeito do impacto que os meios de comunicação têm para a construção social.
No mundo virtual, a prática religiosa on-line está cada vez mais presente. Na internet, os fiéis estão a um clique da fé. Dentre muitas funções, os católicos podem, pela internet, acender velas para Nossa Senhora, mandar rezar missas, fazer orações e acompanhar celebrações.
De acordo com o Vigário para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, Padre Marcos William Bernardo, uma das finalidades evangelizadoras da internet é o estabelecimento de redes e a formação de comunidades.
- Quando você forma comunidade você cria dentro dela símbolos e valores. Não há problema em ter a vela como um ingrediente da experiência daquela comunidade. Mas é importante saber que não é aquela vela virtual que vai ser a ponte da criatura com o sagrado, mas é um símbolo, que vai sensibilizar aquele participante da comunidade virtual, para a realidade de que a sua oração vai ser acolhida por Deus, disse Padre Marcos.
É muito comum os cristãos procurarem a internet como meio de evangelização. No mundo onde tudo se encontra no virtual, a Igreja católica também se faz presente.
- Existem muitas coisas interessantes na internet sobre o catolicismo, só é preciso tomar cuidado com informações erradas. Às vezes, mando e-mails para meus amigos com mensagens bíblicas, eles adoram. Muitas vezes é a única palavra de conforto e estímulos que eles recebem o dia todo, contou a aposentada Maria Aparecida Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Paz.
E muito cuidado é necessário sempre que for usar a internet. Padre Marcos alerta que alguns sites propõem a confissão on-line e isso não é possível. Ele explicou que o que diz respeito à proposta de uma confissão via on-line é descartável, não se pode pensar essa realidade, seria a mesma proposta de fazer uma confissão via telefone.
- Não se pode confessar na internet porque se trata de um sacramento, isso inclui a presença da pessoa, o envolvimento da pessoa não com o ministro, mas com o próprio Cristo que está ali, sendo representado pelo ministro. A importância da confissão inclui esse movimento do penitente de sair de onde ele estava, de uma situação de pecado, de erro, para buscar a cura. Porque o que é a confissão? É o remédio que vai cicatrizar a ferida deixada pelo pecado no homem, finalizou o padre.
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)